Reprodução/Twitter/Carla ZambelliO hacker Walter Delgatti e a deputada bolsonarista Carla Zambelli e : “Muita gente deve ficar de cabelo em pé"

A campanha da sujeira

12.08.22

Na quarta-feira, 10, a deputada Carla Zambelli visitou Jair Bolsonaro no Palácio da Alvorada. Levou a tiracolo Walter Delgatti, o Vermelho, réu na Justiça Federal por invadir celulares de juízes, ministros, procuradores e muitos outros personagens públicos. Depois que o encontro do hacker com o presidente veio à tona, Zambelli publicou no Twitter uma foto com Delgatti, apontado por ela como “o homem que hackeou 200 autoridades”. “Muita gente deve realmente ficar de cabelo em pé (os que têm) depois desse encontro fortuito. Em breve novidades”, escreveu ela. Enquanto isso, a assessoria de Bolsonaro frisava, em contatos informais com a imprensa, que ele havia sido “pego de surpresa” e que recusara qualquer serviço do hacker – além de passar uma bronca em Zambelli. Mas tudo de maneira extra-oficial, sem qualquer reprimenda pública – sugerindo que, no lugar da surpresa e da bronca, pode ter havido anuência por parte de Bolsonaro.

O episódio indica o que se deve esperar da campanha eleitoral que começa oficialmente na próxima terça-feira, 16. Apesar de todas as advertências feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos últimos meses, de que não pretende tolerar o jogo sujo na internet, nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens, é ilusão imaginar que não haverá artilharia pesada. E não apenas do lado bolsonarista, é claro. A esquerda também se armou para a guerra. Nas últimas semanas, por exemplo, os assessores da candidata emedebista Simone Tebet perceberam que influenciadores muito conhecidos postaram críticas contra ela de maneira coordenada. Todos são apoiadores de Lula, que tem interesse em minar uma candidatura como a de Tebet.

No final de junho, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, foi gravada em um evento ao lado de Lula e do presidente da Central Única de Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, elogiando a formação de “brigadas digitais” pela entidade sindical. “Parabenizo a iniciativa da CUT”, disse Gleisi. “Precisamos estar mobilizados nas ruas durante esse período, mas também nas redes sociais. As brigadas digitais são muito importantes. Vou pedir que a companheirada ponha prioridade nisso”. E assim será. Nos próximos meses, cada grupo organizado pela CUT estará ligado a um subcoordenador estadual do chamado #TimeLula, que lhes fornecerá o conteúdo a ser propagado. Em tese, as tais brigadas são grupos de WhatsApp dedicados a tratar de assuntos de interesse dos trabalhadores. Mas é difícil supor que elas não se converterão em ferramenta de ataque político à medida que a temperatura da campanha aumente. Nada na história do PT leva a crer nessa hipótese.

Em 2007, quando Lula deu início ao seu segundo mandato na presidência, ele chamou o jornalista Franklin Martins para ocupar a Secretaria de Comunicação Social do Planalto. Numa época em que as redes sociais ainda engatinhavam (a maior era o Orkut, já extinto), Martins estruturou uma rede de blogs que promoviam o governo, atacavam seus adversários e, em troca, recebiam dinheiro de publicidade oficial. Nada muito diferente do que fizeram, em tempos recentes, canais bolsonaristas como os de Oswaldo Eustáquio ou o Terça Livre, de Allan dos Santos.

O trabalho de guerrilha digital do PT se aprofundou nas eleições de 2010. Ali já estavam em pleno funcionamento as Mobilizações em Ambientes Virtuais, mais conhecidas como MAVs. Elas foram as precursoras das brigadas que a CUT agora tenta fomentar. Em 2014, o uso de robôs para dar volume às postagens e influenciar os algoritmos das redes sociais se tornou patente pela primeira vez. Sua maior vítima foi Marina Silva. Transformada em alvo da equipe de Dilma Rousseff depois de assumir o posto de Eduardo Campos, morto em um acidente de avião, ela ainda hoje guarda mágoa daquilo que chamou de “campanha mais suja da história das eleições brasileiras”.

Apesar do pioneirismo, o PT se desorganizou depois que o petrolão veio à tona e começou a derrubar suas lideranças. Naquele ambiente, floresceram as redes bolsonaristas. Dois ou três anos antes das eleições de 2018, elas já se alimentavam do farto material noticioso sobre a corrupção que havia grassado em Brasília, sob os auspícios de Lula e Dilma. Depois, passaram a ser abastecidas com os memes e fake news produzidos e disseminados pelo grupo que, instalado na presidência, ganharia o apelido de “gabinete do ódio“. O PT ainda corre atrás da vantagem conquistada por Bolsonaro sobre Lula naquele momento. Somadas as principais redes sociais, Bolsonaro tem 47,4 milhões de seguidores, contra 15,2 de Lula, segundo a consultoria Bites. No Instagram, a diferença é de 20,5 para 5,7 milhões. No Youtube, de 3,75 milhões para 0,5 milhão. “O engajamento dos posts de Lula tem melhorado bastante, mas não se elimina a distância que existe entre os dois candidatos em uma única eleição”, diz André Eler, diretor da Bites.

Como mostrou Crusoé há algumas semanas, Carlos Bolsonaro já convocou o assessor presidencial Tercio Arnaud Tomaz para ajudá-lo a coordenar a campanha digital do pai, como nas eleições passadas. Especialmente, a campanha no submundo das redes. O grupo contará com uma ampla sala na mansão que serve de QG da campanha de Bolsonaro, no Lago Sul, em Brasília. O ambiente é totalmente isolado e à prova de grampos. Além de Carlos e Tércio, só podem acessar o local os assessores Filipe Martins, José Matheus Sales e Mateus Matos Diniz.

A estratégia digital inclui parceria com os sites e as redes de parlamentares bolsonaristas, como Carlos Jordy (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG) e Carla Zambelli, a nova amiga do hacker Walter Delgatti. O material disparado pelo gabinete – com direito a mensagens apócrifas e vídeos de TikTok e Kwai – deverá ser usado por outros influenciadores e rodará as milhares de listas de transmissão e grupos de Telegram mantidos por bolsonaristas. O gabinete do ódio dará ênfase, naturalmente, aos crimes e erros de gestão da era PT, procurando reacender a chama do antipetismo e o medo de um Brasil dominado pelo comunismo, “sob o risco de virar uma nova Venezuela”. A chamada pauta de costumes também se fará presente, explorando questões como aborto, casamento gay, legalização da maconha e proibição do uso de armas.

Do lado petista, há um esforço para que a estratégia digital se mantenha em sigilo. Como o restante da comunicação, ela estará sob o guarda-chuva de Rui Falcão e Edinho Silva. Eles contarão com o apoio inesperado de André Janones, o ex-candidato do Avante que acabou cooptado pelo PT. Janones tem mais de 11 milhões de seguidores nas redes e é considerado um “especialista” no tema. Por isso, além de tentar engajar outros influenciadores na campanha pró-Lula, ele vai ajudar na produção e adaptação de conteúdos para o ambiente digital. Ao seu lado, estará a jornalista Brunna Rosa, que desde o ano passado vem procurando conferir a Lula uma presença digital consistente. Foi dela, por exemplo, a iniciativa de levar o candidato ao podcast Podpah, onde ele atingiu, em dezembro de 2021, uma audiência recorde – só superada nesta semana pela entrevista de mais de cinco horas que Bolsonaro concedeu a outro podcast, o Flow. Foi dela também o plano para o lançamento do canal oficial de Lula no TikTok, com um vídeo em que Janja, então noiva do ex-presidente, entoava a canção Lula Lá.

Além de contar com o apoio da CUT, o PT vem se esforçando para construir a sua própria militância digital. Para isso, inspirou-se nas campanhas vitoriosas da esquerda no Chile, na Colômbia, no Equador e no México. O ativista americano Ben Brentzel, que auxiliou Barack Obama na arrecadação de fundos para sua campanha à presidência dos Estados Unidos e aconselha atores como Mark Ruffalo e Leonardo DiCaprio na defesa de causas na internet, também prestou consultoria – segundo o partido, sem cobrar nada.

Em 7 de maio, o PT iniciou um cadastro prévio de voluntários. No primeiro mês, arregimentou cerca de 10 mil colaboradores em todo o país. O grupo tentará atenuar os efeitos do pacote de benesses viabilizado pela PEC kamikaze, tachando-o de “eleitoreiro” e lembrando o que seriam os “bons momentos” do governo Lula. Além disso, ele deve reagir aos ataques do bolsonarismo e explorar os escândalos e as falhas do atual governo, associando o presidente a palavras como “genocida”, “corrupto” e “mentiroso”.

As grandes plataformas da internet têm procurado coibir a disseminação de fake news. Comprometeram-se, além disso, a colaborar com o TSE, combatendo especialmente desinformação sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral. O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no STF — no âmbito do qual Crusoé foi censurada, por publicar reportagem verdadeira, nesta nossa curiosa democracia –, acaba de assumir a presidência do TSE e certamente vai cobrar esse apoio de gigantes como Facebook, Google, Telegram, WhatsApp e TikTok. Mas será como enxugar gelo – sobretudo porque boa parte da comunicação digital acontece em grupos privados, fora da vista das autoridades. Não será uma campanha bonita. Prepare-se para todo tipo de porcaria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Prezados, sou assinante da Crusoé desde seu início. Entendo a necessidade de manter restrito, mas esta matéria precisa ser divulgada! Vcs têm q publicar esse conteúdo com acesso livre, pra podermos compartilhar, é importante demais... obrigada!

  2. Os 2 atuais candidatos q protagonizam a liderança nas pesquisas são abomináveis, horrorosos, demonstram q são desonestos e mentirosos, Lula então, deveria estar preso e foi solto por este sistema corrupto que envolve juízes, políticos venais e, pelo andar da carruagem, vão nos levar a um beco sem saída, a uma tragédia. Por que vcs não dão, diariamente, espaço p/ todos os demais, Ciro, Simone, D'Ávila? Meus preferidos atuais são Simone Tebet e Luiz Felipe D'Ávila. Por que eles não aparecem mais?

  3. Já que vai ter tanta sujeira, por que não dar espaço p/ os mais limpos? Mesmo q estejam c/ 0,1% nas pesquisas, se são honestos e íntegros, se suas propostas fazem sentido e são boas, vamos dar espaço a eles! Ajudem o Brasil, não deem tanto espaço para os corruptos, sujos e desonestos!

  4. Até que a população aprenda a separar o joio do trigo, seremos vítimas dessas campanhas sujas. Se elas são eficientes é porque as vítimas dessa doutrinação são facilmente cooptadas. A humanidade é afeita a ser massa de manobra para espertalhões. Engaja-se a qualquer porcaria martelada diariamente em suas mentes frágeis e desejosas de pertencimento. E do pertencimento ao fanatismo é um pulo. Acorda, galera! Vcs estão sendo usados em prol do que há de mais abjeto na política!

  5. O grande perdedor, sem dúvida, será o Brasil, porque os políticos vencedores, gatunos da direita X gatunos da esquerda, continuarão enriquecendo!

  6. Essa campanha, além de toda a sujeira habitual, terá hackers contratados por Bostanaro, com dinheiro público, para tentar invadir e atazanar o sistema eleitoral. Pode apostar que ao Bostanaro interessa mais a invasão do sistema eleitoral do que a própria eleição.

    1. Almir .. alguém que apóia um ladrão acusado de assassino de companheiros seria o que mesmo? um multi criminoso descondenado vai transformar este país num pardieiro como Cuba e Venezuela? os homens dignos deste país ansiavam por uma terceira via mas Ciro é um imbecil arrogante prepotente e cérebro apodrecido .. Moro um tolo sem estratégia (1ª vingança da quadrilha em 2003?) e a sra. Tebet uma tola que engoliu corda do Calheiros e da Greta da Selva e paga caro . +4 anos de pau ou a nova Cuba?

  7. Se as pesquisas atuais se confirmarem, após a eleição seremos obrigados, independente do resultado, a duas atitudes: chorar pelo vencedor e rir da cara do perdedor. Quem quizer começar a chorar agora, já pode ...

  8. A candidatura e a posição nas pesquisas que esses dois seres ocupam é tão escrota que o único comentário que cabe é : Até que a Carlinha é bonitinha.

  9. Esse manifesto, carta ao povo brasileiro pode estar expressando o conhecimento do que poderá vir durante o período eleitoral tanto por parte de um lado como de outro pois como é público e notório ambos os lados não são flor que se cheire. Pelo que percebo a esquerda não conseguirá maioria no Congresso e por isso acho que se ganhar não sobreviverá, e aí é que mora o perigo, pois com certeza todos os ex condenados vão entrar em total desespero. "Quem viver verá!!!!

  10. Dizer que o Brasil está muito longe de se ver livre da praga da corrupção, além de ser um " lugar comum" é uma obviedade. O círculo vicioso de NÃO SE INVESTIR na educação e na cultura, na ciência e na tecnologia, na saúde e na segurança pública virou TROCA DE MOEDA PARA SE MANTER A CORRUPÇÃO E A POPULAÇÃO, NA IGNORÂNCIA E NA CEGUEIRA POLÍTICA. A meu ver, o único caminho está na CRIAÇÃO DE ESCOLAS "paralelas" DE NOVOS "ANTAGONISTAS" para que se espalhem COMO O VENTO, em TODO o Brasil.

  11. Onde Crusoé está quando a quadrilha e seus tentáculos tutelam o Estado e Nação como bem querem estuprando-nos sem piedade? de cauda arriada lambendo as sobras da roubalheira? Quanto cinismo.

  12. e o povo brasileiro, infelizmente não terá condições de saber qual é o candidato mais ruim e nocivo para a nação, quando tudo pode ser manipulado , nossos heróis da lava jato foram transformados em vilões, os vilões em mocinhos , e o sistema podre sempre vencendo e se beneficiando de toda essa polarização divisão e desordem.

  13. Prestem atenção na Simone Tebet e Mara Caprille, duas mulheres integras, lúcidas, voz de minorias, com um passado equilibrado a favor do interesse público, que podem, iniciados os debates, se sobrepor à insanidade dos extremos. Somados ao alto índice de rejeição dos dois candidatos os votos de indecisos, nulos e a abstenção, poderemos levá-las ao segundo turno. O PT já percebeu isto e começou a desacatá-la, sabe, que mais do que qualquer outro, elas trazem o que não podem oferecer.

  14. Parece que a revista permanece sob censura, pois não pode mencionar o teor daquela reportagem que mostra a mesada de Dias Tófolli . É verdade?

    1. Percebam o despropósito da coisa: me preocupar em não ser censurado por quem reclama por ter sido censurado… 😳‼️ A cada dia que acordamos devemos agradecer ao Senhor por ter suportado mais um dia no Brasil. Àqueles que como eu não chancelam opiniões alheias apenas para “aparecer bem na foto da virtuosidade”, eu digo: SOMOS POUCOS, MAS SEJAMOS A RESISTÊNCIA. Pelo menos enquanto tivermos saúde e paciência.

    2. Não faço parte de claques, inclusive daquela que semana após semana se dedica a aplaudir freneticamente tudo - incluídas asneiras e manipulações - que este blog publica. Não sou parte da Banda dos Contentes, uma turma incapaz de formar juízo próprio sobre qualquer assunto. Exatamente por isso estou muito à vontade para informar aos interessados que a reportagem censurada pelo protod€spota do tribunal está disponível, que curioso, no site deintercepto.com (mudei a grafia para não ser censurado).

  15. Como cidadã e eleitora prefiro ficar fora dessa “troca de gentilezas” entre os principais candidatos. Minha saúde mental é mais importante.

  16. Não há mais esperança de esperar que alguma coisa mude pra valer no Bananão. Não temos porque escolher entre um condenado e outro a caminho (embora a "justiça " tarde e falhe miseravelmente...) que são sustentados (ou sustentam?) todo tipo de gente de péssima espécie, sejam "suspeitos" sejam réus transitadas em julgado (expressão preferida dos "garantistas" de "la democracia". Assim, resta a quem ainda têm a mente razoavelmente sadia optar sempre pela saída, ainda que mental, desse submundo.

  17. O ELEITOR NÃO DEVE chafurdar nessa lama infecta!!!! NÃO SE DEIXEM cumpliciar c/ tudo isso q NOS enoja!!!! O BRASIL NÃO É pocilga p/ abrigar uma tal subespécie e NÓS BRASILEIROS DECENTES NÃO LHES ASSEMELHAMOS EM ABSOLUTAMENTE NADA!!!! O BRADO RETUMBANTE DOS DECENTES É VOTAR NULO contra essa súcia de indecentes, de sujos q nos repugnam em todos os sentidos!!!! É PRECISO Q MANIFESTEMOS EM MASSA O NOSSO REPÚDIO POR - todos - esses vermes q se locupletam na imundície da mesma pocilga eleitoreira!!!!.

  18. A companheirada é massa de manobra desses elementos da sujeira imunda. Se apoiarem o PT ou o Bozo, ficarão sujos como o porco da capa, embora sujo na foto, esse animal merece respeito e não vive nessa sujeira em que os dirigentes petistas e bolsonaristas estão acostumados...

  19. CLAUDIO ESSES ENCONTROS DOS 2 LADOS,SÃO PRA FAZER O Q. FIZERAM COM MORO,DELTAN E TODOS DA LAVA JATO, MONTAGEM E FRAUDE DE PROVAS FALSAS PRA DERRUBAR OS 2 E A LAVA JATO,TUDO ARMADO NOS PORÕES DOS PODEROSOS,COM AS FAMOSAS MALETAS E APARELHOS DE ESCUTA,TÃO FALADOS POR TODOS. Ñ ESQUEÇA Q. 1 DOS HACKERS AMIGO DESSE AÍ É FILHO DE Q. CONTROLAVA TODOS SISTEMAS DE TODO PLANALTO,LIGADO AO GOVERNO, EXÉRCITO,ETC. 2° DISSE UM SITE VÁRIAS VEZES. Ñ ESQUEÇA DA TÃO FALADA ABIN PARALELA! É O SISTEMA PODEROSO

  20. Em vez de usar os meios de comunicação para debater ideias numa forma saudável para o bem de uma nação….. Num lado a nossa espécie é capaz de criar coisas geniais como a internet e outros ferramentas de grande utilidade - no outro lado somos uns seres tão ridículos e primitivos…..

  21. Esta deputada tem quantos projetos? Ela se apresenta como ASPONE do presidente . Que mediocridade em pessoa ,enquanto os brasileiros necessitam de projetos que os abrigue contra a fome , a falta de saúde , de educação , esta senhora desliza na maionese.

  22. O país acabou e só a gente não tomou conta disso. Deturpam os verdadeiros valores humanos. Sem isso, o que se nota é uma sociedade moralmente doente. Bolsonaro e Lula são semelhantes, farinha do mesmo saco. Populistas. Como todo populistas, farsantes. Não tem pudor da mentira, do embuste.Os populistas só pensam nas próximas eleições. O estadista nas próximas gerações. Os populistas fazem de tudo para ter o poder. Desprezam a realidade, com promessas falsas.Há décadas o país é vítima desse mal.

    1. parabéns pelo comentário! comungo com suas ideias.

  23. Sujeira toda eleição eleição tem. Me digam qual se é que houve alguma limpa. Agora ...votar em ladrão bandido corrupto e já condenado aí tambem já é demais.

    1. Oi iludido! Acredita nas mentiras, porque não quer ter suas ilusões perdidas!

  24. Esse hacker tem consigo milhares de horas de gravações.....gostaríamos de ouvi-las na íntegra. É só acertarem o valor com ele.....A República tremerá...rss

  25. Ótima matéria Cláudio. Vai ser um chiqueiro esta campanha eleitoral. Não mudara a decisão de eleitores anti bolsonarista e anti Lili petista no primeiro turno. No segundo será como 2018, escolheremos entre morrer queimado ou afogado.

  26. Eleições transformadas em guerra de torcidas organizadas… deprimente! Ainda mais se considerarmos o passado tenebroso dos candidatos, todos com rabo preso de uma forma ou de outra!

  27. Com dois candidatos de baixíssimo nível polarizando as campanhas ( apoiados em corjas de igual teor ) só se pode esperar mesmo muita porcaria.

  28. Os dois estelionatários já são bem conhecidos. Estão fugindo de debates porque covardes. Todo o resto é consequência a ser desprezada.Fora Lula! Fora Bolsonaro!

  29. Acho q ñ é o tipo de coisa para q qual podemos nos preparar... Sempre acho q é impossível ficar pior, sempre acho q nível mais baixo ñ tem e, portanto, sempre me surpreendo...

  30. A indignação foi para o escanteio: propaganda eleitoral gratuita e mentirosa, presos e condenados sendo candidatos ter assessoria de um haker, é café pequeno.

  31. LIVRO “O INROTULÁVEL” do Sir CLAITON MORO Senador/DELTAN Deputado! NULO p PRESIDENTE: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! Os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Triunfaremos👊

  32. Do lixo inerente a esses candidatos só pode resultar sujeira da grossa. Uma poluição que compromete o futuro e os sonhos de uma nação decadente.

  33. essa cidadã é dos seres mais asquerosos da história da República. Tomara Deus que os eleitores de São Paulo tenham consciência e a remetam ao lixo que merece. lamentável!

  34. É legal para vocês alegarem um crime que não existe? Isso seria um crime futuro ? Explica aí !!

  35. O TSE tem todos os motivos necessários para impugnar tais candidaturas. É só ler a Lei, com os olhos da “Lei”.

  36. A porcaria começou nesta matéria tendenciosa: um lado tem “o gabinete do ódio”; o outro tem “10 mil colaboradores”. Tudo anjinho…

  37. Acho que vou acompanhar o Diogo. Não da para aguentar vivermos dominados por ladrões, corruptos e vagabundos de toda espécie, apoiados pela maioria dos brasileiros.

  38. A mídia também tem sua culpa. Só fala nestes dois crápulas. Cadê manchete dos demais candidatos? Acorda Brasil há outros candidatos não tão ruins, porque ruins são todos. Alguns como os dois aí, são péssimos.

  39. São oito pessoas na minha família. Todos votaram no miliciano rachadeiro. Em outubro votaremos até no capeta para evitar a continuidade dessa tragédia.

    1. Como me descadastrar do Antagonista? Se até o Diogo Mainardi saiu… Alguém pode me informar quais são os passos? Obrigado

Mais notícias
Assine agora
TOPO