Alan Santos/PRJair Bolsonaro: ele optou por deixar o dia morno

O enredo fantástico do bolsonarismo (e o fiasco lulista)

Tudo que Bolsonaro deseja é se apropriar da Constituição e de palavras como liberdade e democracia. Quanto a Lula, o seu fiasco não fez diferença. O protagonismo do dia era do presidente
01.05.22 20:17

A notícia deste domingo foi uma não-notícia: Jair Bolsonaro (foto) decidiu guardar as armas nas manifestações do Dia do Trabalho organizadas por seus seguidores. Em Brasília, ele fez uma rápida caminhada para cumprimentar apoiadores e gravou um vídeo curto. Também foi por vídeo sua participação no evento de São Paulo. Ele nada disse contra o Supremo, o TSE ou seus ministros. Nem fez referências ao suposto papel eleitoral das Forças Armadas. Nas duas gravações lacônicas, ele dedicou o dia à celebração “da Constituição, da democracia e da liberdade”.

Lula, o outro personagem do dia, subiu ao palco em São Paulo e falou por cerca de quinze minutos. A plateia, formada por sindicalistas e militantes de esquerda, era rala – um fiasco. Ele pediu desculpas por uma asneira dita no sábado, quando deu a entender que policiais, bem, não são gente. Agrediu o presidente da República com termos como “genocida” e “miliciano”. Abordou pontos fracos do governo, como desemprego, inflação e políticas sociais. Agiu, enfim, como um candidato de oposição.

O público era pouco e Lula hoje soa velho. Mas nada disso fez muita diferença. Desde sempre, esteve nas mãos de Bolsonaro definir a temperatura do dia, e ele optou por deixá-lo morno.

Não vejo razões para comemorar. Esse momento de contenção, que já havia sido ensaiado no meio da semana, quando Bolsonaro disse que jamais foi sua intenção “peitar o STF”, não representa uma mudança de estilo há poucos meses das eleições. 

Uma maneira de descrever o governo Bolsonaro é como um esforço prolongado para inverter o sentido da Constituição brasileira, bem como de palavras como liberdade e democracia, empregadas por ele nas falas deste domingo. Pouco importa que a Constituição de 1988 represente a antítese da ditadura militar que a antecedeu, que votações indiretas sejam incompatíveis com democracia, que liberdade não conviva com tortura. Para o bolsonarismo, é num regime autoritário que o bem e a felicidade se consumam.  

Na última semana, Bolsonaro conseguiu uma vitória inegável em seu embate com o STF. Defendeu um deputado, conquistando a simpatia do Congresso, e fez valer sua visão da liberdade de expressão contra um tribunal que só 24% dos brasileiros consideram ter uma atuação boa ou ótima, segundo o Datafolha. O domingo serviu para que ele consolidasse a sua vitória, não como um bárbaro que ataca as instituições de fora, rugindo contra juízes, parlamentares e quaisquer outros inimigos, mas como o sereno campeão da democracia, o legítimo intérprete do texto constitucional.  

Tudo que Bolsonaro deseja é chegar às vésperas das eleições deste ano podendo dizer que uma contestação do resultado das urnas não representa uma ruptura selvagem da ordem democrática, mas sim um movimento para preservar a liberdade dos brasileiros e para deter aqueles que desejam “jogar fora das quatro linhas da Constituição”. Ele sonha, enfim, em discursar como fizeram os golpistas de 1964. A moderação deste domingo colabora com esse enredo fantástico. Novas contestações das urnas eletrônicas e da confiabilidade do sistema eleitoral virão nos próximos capítulos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Na verdade caminhamos por ter que escolher entre a cruel realidade e a insuportável mentira. Onde ou quando erramos tanto? Será que nessa encarnação mesmo? Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  1. Mas a bem da verdade diga-se que Bolsonaro já tende a passar Lula nas pesquisas eleitorais, goste-se mais ou menos. Namastê!

  2. Falta esta Revista que tanto admiramos e a qual somos gratos por existir, reconhecer, como de costume, a verdade do fato, gostemos ou não, para mim é indiferente por que tendo a votar em branco, que Bolsonaro, a seu turno, já tende a passar à frente de Lula nas pesquisas eleitorais para à eleição presidencial . Namastê!

  3. A prisão gangrenou o velho cérebro do Lula. Dá sinais de alzheimer. Esquece o que diz.Não está convicto de sua liberdade e nem de sua inocência. As provas contra ele estão bem vivas. Foi solto por um contorcionismo do STF. A política substituiu a toga dos ministros do STF.

  4. Um deputado do baixissimo clero, sem proposta,desconhecido de todo o pais, torna-se lider, de uma nação, sem exemplo desde 1500. Que pais e este??????

    1. Lider de que nação? Foi apenas o "boi de piranha" para o embate entre o PR e o STF. Mostrar aos brasileiros o que estes ditadores de toga (deuses maiores que DEUS - assim se consideram), são capazes. Apoiavam a Lava Jato e Moro, até a página 2. Qdo chegou nos queridinhos, se viram obrigados a suspeitar do quem fazia o jogo verdadeiro. Agora temos que aturar esses lularápios se vangloriando de vítimas. Faça- me um favor...

  5. Aí é que está o potencial da TERCEIRA VIA! Se MORO não puder concorrer, sugiro PAULO HARTUNG, o competente ex-governador do Espírito Santo!

    1. Tb concordo, mas quem então? Essa terceira via que não sai nunca....

  6. A Crusoe virou a casaca e esqueceu que os semideuses do STF já a censuraram uma vez! Quem é o perígo real pra democracia? Está na cara e não opinião popular que é o STF com seus semideuses rasgando a constituição pra defender os bandidos das suas gangues políticas! São 2 pesos e 2 medidas para o STF, isto está claríssimo…. Pode roubar como os ladroes que pilharam a Petrobras que estão soltos e até candidatos defendidos por eles! Crusoe onde está mesmo o perigo pra democracia???

    1. As duas coisas são um perigo pra democracia. Na minha opinião, se o supremo obedecesse à lei, nem Lira, nem Lula, nem outros criminosos estariam se auto blindando e degradando as Instituições dando moral pra esse presidente irresponsavel nadar de braçada como bem entende.

    2. E os que estão pilhando o ministério da educação, da infraestrutura,da saúde.

  7. Não se enganem! As eleições serão em outubro e "muita água vai rolar debaixo dessa ponte"! VOTO FAXINA, minha gente! Nem Lula, nem Bolsonaro. O Brasil merece coisa melhor!

    1. Continuando esta polarização, em 2/out votemos em quem estiver na 3ª posição. Até Moro fará isto.

    2. Metece sim Romeu só tem um porém ... não tem nenhum viável e Moro a esperança de mudança derreteu sob incoerência e sejamos claros medo da quadrilha e tem muita razão nisto são de tudo capazes.

  8. Fico impressionado com as colocações da Crusoé, não sei onde estão vendo o Presidente Bolsonaro não ser um Democrata. No meu ponto de vista estão interpretando o momento com o STF esta interpretando a Constituição. Mas pode ser que até nisto a Crusoé, diga que o STF, esta certo.

  9. Pobres eleitores do Brasil! Estamos entre o capiroto e o coisa-ruim. Sem nenhuma opção mais palatável, só nos resta pedir a Deus, que nos proteja, ou caminhar para o aeroporto, mudando deste pobre país.

  10. Bem informado o povo sai da manipulação criminosa e começa a entender a dura realidade e o perigo deste país virar uma clepto-ditadura que nos levaria ao caos e ao lixo ... o governo enfim admitiu a guerra em curso e rigorosamente dentro da lei está derrotando a escória ladravaz que imaginava já ser dona do país sob mentiras e apoio de um poder ditador rejeitado pela nação inquestionavelmente ... em outubro o povo dará o golpe final nestes ladrões pelas urnas ... chega de ladrões e ditadores.

    1. Amaury eu acho que o número de gente nas ruas foi pequeno,simplesmente porque protestar em passeatas não faz o gênero do brasileiro. Preferiram espalhar mentiras pela internet. Os bozofãs são tão preguiçosos quanto o mito.

    1. repito o que afirmo ... há uma guerra revolucionária em curso em estágio final há tempo monitorada pelos órgãos de segurança do Estado e agora claramente aceita pelo governo que age pela lei capaz de derrotar a quadrilha e seus poderosos tentáculos e no caso acreditando que o povo colocará a pá de cal nesta escória nas urnas em outubro ... esta manifestação mostra que podem ter razão mesmo que ainda haja algum risco ... que Zeus proteja esta nação de si mesma.

    2. Eu também notei a confusão! Mas o texto tem ótimos fundamentos. Usar palavras de impacto, como liberdade, democracia, família, pátria, Deus, realmente confrontam a área do imaginário coletivo com o temor de perdas.

  11. Não sou dessa geração de 1964, mas como cidadão sempre procurei ler, me informar, além de ter meus pais como testemunhas presenciais daquela época. Quem fala em golpe de 64 é a turma da esquerda, admiradores dos guerrilheiros pró-URSS ou CCCP. Então, para que o Brasil não caísse nas garras do comunismo, a sociedade como um todo, EXIGIU" a intervenção das FFAA. Portanto, nunca houve golpe, as FFAA apenas cumpriram a sua destinação constitucional. Leiam "A marcha da Família pela Liberdade".

    1. Moço, não é pq alguém não teve varíola q a doença não existiu. Não é porque seus pais viveram à margem da informação, pq havia censura braba às notícias, q barbaridades não ocorreram. Passa vergonha não! Houveram erros dos 2 lados. P/ aqueles civis q atentaram contra a lei e a ordem, havia a Justiça p/ julgar através processo legal e não sumariamente. Qdo esses erros partem do poder público, está extrapolando de s/ funções constitucionais. E não pode ser tolerado. É abuso e autoritarismo.

    2. Joao, é exatamente isso. Se há um rompimento da constituição, tem-se um golpe. Diego, não adiantar nada ler muito e coletar informações de meia dúzia de pessoas, se a tua interpretação é limitada.

    3. No início houve sim o apoio incondicional da população. com o tempo, como todos governos com muito poder, a certeza da impunidade fez aparecerem os piores instintos e a guerra suja tomou o lugar das boas intençõpes.

    4. Houve realmente um golpe de estado em 1964 pois houve quebra da constituição. Goulart como vice de Jânio Quadros que havia renunciado, tornou-se (após um período em que foi forçado o parlamentarismo) presidente da República. Os que apoiaram o golpe foram a maioria dos governadores, os militares, a maioria da imprensa, a classe média e alta, sem esquecer os EUA, que até montaram a operação "Brother Sam", que daria suporte logístico aos revoltosos, em caso de dificuldade.

  12. Melhor PR de todos os tempos, o maior estrategista político que Brasília já testemunhou, aquele que atrai milhões de pessoas que se emocionam só em vê-lo de perto (vide foto). __ Já na praça Charles Miller, uma mixaria de PTralhas e o ex-detento cachaceiro e maior ladrão da história da humanidade pedindo desculpas por ter blasfemado que nossos gloriosos PMs "não eram gente". __ MITO - 22, nossa última TRINCHEIRA contra o comunismo. VIVA A LIBERDADE!

  13. 2018 voltou ! Fazer o que ? Nao temos 3 * via .. Quem vai votar no maior ladrao da A Latina ? Eu nao

  14. Realmente o Brasil não é para amadores, haja visto a quantidade de pessoas que ainda acreditam nesse presidente! Se não acordarem logo, depois será tarde demais. Pobre país.

  15. O nosso povo que realmente trabalha não suporta mais políticos populistas . Infelizmente não temos um único Estadista para liberar este movimento NAZISTA, FACISTAS E RADICAIS SEJAM DE DIREITA OU ESQUERDA .

Mais notícias
Assine agora
TOPO