Foto: Adriano Machado

Lula e Bolsonaro: o esqueleto da democracia está podre

02.05.22 10:25

As manifestações de Primeiro de Maio, tanto a lulista quanto as bolsonaristas, foram um fiasco. As bolsonaristas estavam bem mais cheias (foto), mas, ainda assim, os adeptos do presidente da República compareceram em número menor do que o esperado pelos organizadores. Lula já não conta nem com a mesma popularidade, apesar de as pesquisas de intenção de voto o apontarem como o primeiro colocado na corrida para o Planalto, nem com o dinheiro farto dos sindicatos, que perderam a mamata do imposto obrigatório e, assim, não podem patrocinar como antes eventos do PT e adjacências. a pretexto de comemorar efemérides. Falta mortadela. Agradeçam à reforma trabalhista, que os petistas querem revogar, obviamente. Quanto a Jair Bolsonaro, a bandeira de “defesa das liberdades” era vaga demais para atrair multidões interessadas mesmo é em discursos golpistas, como o fechamento do STF. Além disso, o símbolo bolsonarista dessas liberdades, o desclassificado Daniel Silveira, é tão carismático quanto um halteres, para fazer gente perder um domingo de sol por causa dele.

No balanço do dia, nas redes sociais, tanto um lado quanto o outro viram nas manifestações ralas um sinal da fraqueza do adversário. Mas fraca mesmo é a democracia brasileira. Tanto o sistema político quanto o Judiciário encaminharam um regime duramente conquistado há pouco mais de 30 anos para um beco sem saída, como mostram tanto Lula quanto Jair Bolsonaro. O sistema político propiciou que impostores dominassem os partidos políticos, transformando-os em repassadores de dinheiro público que azeitam a engrenagem mantenedora da disfuncionalidade, num arco que vai do fisiologismo à corrupção mais desavergonhada. Os controles externos foram tomados por prepostos dos impostores ou simplesmente desarmados por uma legislação infame, que pune o investigador. Do lado do Judiciário, os tribunais superiores, que se arrogam o papel de defensores da democracia, esvaziaram-na por meio do ativismo político em prol da impunidade desses mesmos impostores e da caça a procuradores e juízes de instâncias inferiores que ousaram denunciar, investigar e prender poderosos.

Cada um à sua maneira, Lula e Jair Bolsonaro são produtos de um sistema político que já não representa mais a sociedade, se é que ainda existe sociedade digna desse nome num país fraturado não pela polarização estúpida, como faz crer o noticiário que acaba encobrindo a realidade nacional, mas pelo salve-se quem puder de uma população que chafurda na miséria material e existencial. O sistema político é o esqueleto da democracia, mas esse esqueleto está podre. Ou ele se regenera, ou a democracia também apodrecerá.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Grande Sabino sua demonstracaoda em nossa atualidade foi fiel sem por nem tirar, o Brasil esta precisando de grandes reformas que nos apresente ciencia no comando,organizacao e justica, esse conchavos entre 2 individuos nao leva a nada,Esperamos que os dignos anseiosnda sociedade brasileira com relacao a eleicao sejam determinados sem mudancas exdruxulas, nos dando a certeza que puderemos dar o nosso precioso voto a quem acharmos que tenha as necessarias condicoes,nada de exigir esse nem aq

  2. Sabino, nada mais a acrescentar em tão clara análise sobre nossa pobre política. Sinto uma depressão que não desata. O STF foi o último bastião perdido, e exatamente pelo PT (Lava Jato e suspensão da condenação após segunda instância). Perderam toda a credibilidade.

  3. Parabéns, Mário! Esse texto, e mais especificamente o seu segundo parágrafo, é a análise mais sucinta, clara e perfeita que já li sobre o estado atual da nossa democracia.

  4. Concordo em genero numero e grau com Mario Sabino, e nos desta sociedade a procura de uma salvacao desta corrupcao , esta a procura de uma terceira via que esta politicalha quer estancar.Estamos a procura de um estadista para salvar o pais,Nos ajudem por favor.

  5. Infelizmente a sociedade brasileira encontra-se em estado de apatia geral. É tanta decepção com a política, que nunca se renova, sempre os mesmos candidatos, e aquele(s) que aparece(m) para mudar, são ceifados por esses dinossauros. O PODER é o que lhes interessa.

  6. Ainda temos uma alternativa ( João Doria ou Simone Tebet ) que precisam lançar-se com mais força. Sugiro uma bandeira AZUL E BRANCO para as manifestações da 3ª via já que as nossas cores verde e amarelo foram usurpadas e o vermelho não nos representam.

  7. Enquanto os Partidos Políticos, alguns verdadeiras quadrilhas, tiverem donos, o país está e estará irremediávelmente sem futuro. É de fato um salve se quem conseguir!!!

  8. Não apodrecerá, já apodreceu há muito tempo, se é que chegou a existir num país dominado por feudos políticos e econômicos e onde impera a ignorância.

    1. 👁👁 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👁👁 NÃO PERCAMOS NOSSA ÚNICA CHANCE, COMPATRIOTAS BRASILEIROS!!! 👁👁 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👁👁... 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 para desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 O PLANETA PRECISA DE MAIS LÍDERES COMO ELE!!!! 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞

  9. O Sabino acusou o golpe e censurou meu comentário. Essa turminha de esquerda são tão sensíveis, até me lembram o Randolfe saltitante do AP.

  10. "Um país fraturado não pela polarização estúpida, como faz crer o noticiário que acaba encobrindo a realidade nacional, mas pelo salve-se quem puder de uma população que chafurda na miséria material e existencial". É isso, Mario. Brasileiros honestos condenados a viver rezando para não cruzar o caminho de alguém de dentro do sistema. Eles podem tudo. Nós não podemos nada além de apanhar calados.

  11. Mário Sabino, parabéns pelo seu artigo, que preza a imparcialidade e a inteligência, ao contrário de muitos analistas políticos, categorizados ou meros diletantes, ora partidários ora desprovidos de massa encefálica.

  12. Sim, Mário. Precisamos de muitos artigos como o seu para ajudar o eleitor. Precisamos discutir a qualidade dos candidatos a deputado e senador, como excluir lobistas e puxadores de votos, como participar de decisões políticas.

  13. Esse achismo de jornalista que estraga a notícia! Sabino esse governo me representa sim! Você deveria dar a notícia e não comentários. Bolsonaro está destruindo a politicagem da roubalheira de políticos sem caráter (ladroes)

  14. Perfeito, Mário. Mas, veja que ainda tem bolsominions acreditando que esse tanto a mais de gente na “mobilização “ do Bozo foi massiva. Coitados. Foi maior que do Lula, que foi baixíssima. Ou seja, Bozo também perdeu

  15. Sim o país está uma piada, onde quem defende a lei e a ladroagem escancarada na lava jato são perseguidos e viraram os bandidos a serem combatidos pelos políticos que assaltaram o país e estavam em vias de irem presos, porém o STF “garantista” dos diretos da roubalheira do povo brasileiro praticado pelos mesmos corruptos virem o mocinho! O Brasil não é um país sério com um STF destes e seus políticos corruptos!

  16. A cada dia que passa fica mais transparente o que está acontecendo e quem são os principais responsáveis. Não dá mais para esconder a realidade, por mais que a imprensa tradicional se esforce.

  17. Não podemos nos entregar ao desespero e ficar nas mãos de dois corruptos. Há um político honesto a quem podemos entregar o poder: ALVARO DIAS.

  18. Realmente Desanimador, Nosso Brasil indefeso, passou Da Corrupção Velada... Para a Corrupção Estruturada.. E agora a Corrupção Descarada...

  19. Concordo 100%.... STF e Congresso Nacional;;;;Nos levou a etsa situação,a esta sinuca ! Mas um dia acaba ...

  20. Com Lula e Bolsonaro a democracia chega às raias da esquizofrenia. Anseia-se pela liberdade, mas adorariam censurar a mídia , fechar o nebuloso STF e sermos impedidos de escolher nosso candidato, pq os partidos políticos não se preocupam com esta eleição

  21. Muito bom, Sabino. Estamos presos no "correto é estreito" entre dois iliberais-autoritários. De acordo com o teu comentário - o STF preferiu servir à classe política predatória em lugar de apoiar a Lava Jato. O resultado é a devastação institucional que vemos.

  22. É triste Mário, mas tenho que concordar contigo. Erramos muito na construção da nossa democracia. Enchendo o sistema político de corruptos, medíocres e aproveitadores. Será muito difícil reverter isso.

  23. Mario Sabino comenta, a propósito dos sinais de fraqueza dos dois principais candidatos nas manifestações de ontem, que "fraca mesmo é a democracia brasileira". Concordo, só que eu generalizaria a apreciação: mais do que a democracia, quem anda mesmo fraca é a nação por inteiro...

  24. A revista deveria se pronunciar a respeito dos fatos e não opinar a favor em um ladrão. Fazendo isto esta deixando de passar as informações.

  25. Mário você ficou cego ou estava chapado? só pode ... sem comentários por tão ridículo uma surpresa vindo de cronista tão coerente mas ...

  26. Adoraria discordar do Mario, mas a análise é tão contundente, que não me resta, infelizmente, outra alternativa, que não seja a concordância integral.

  27. Análise lúcida e precisa. Poucos enxergam assim. O sentido de sobrevivência política junto ao caráter nacional de busca pela boquinha nubla essa percepção do apodrecimento da democracia.

    1. André Morais, tenho certeza que, com um pouquinho de boa vontade, você pode acessar o Gustavo Gayer no youtube (vídeos), depois fale pra nós.

    2. Diego, a polícia militar divulgou vídeos das duas manifestações, tanto da bolsonarista quanto da lulista. As duas estavam vazias. A isso se chama de realidade, não é mito não.

    3. O Mario deveria estar em Paris porque não conseguiu visualizar a Paulista socada, cerca de um milhão de pessoas, Copacabana lotadinha e tantas outras grandes manifestações Brasil a fora. Já a dos Ptralhas foi uma verdadeira mixaria, tanto que o cachaceiro ladrão teve que esperar pra ver se chegava mais mortadelas para poder proferir suas blasfêmias. Quem tiver dúvidas, acessem o blogueiro Gustavo Gayer que esteve 'in loco', escutou Mario?

Mais notícias
Assine agora
TOPO