Reprodução/Redes SociaisInvasores se orgulharam por deixar parlamentares em estado de "terror absoluto"

O que a reportagem que ganhou o principal Pulitzer tem a nos dizer

09.05.22 17:19

O jornal The Washington Post foi premiado com o Pulitzer na categoria “serviço público”, o mais importante dos prêmios, pela reportagem O Ataque, sobre o ataque ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, por partidários do então presidente Donald Trump, que queriam interromper a sessão do colégio eleitoral americano que chancelaria a vitória nas urnas de Joe Biden.

A reportagem, um primor jornalístico, é dividida em três capítulos — antes, durante e depois –, com uma análise dos fatos que precederam a invasão (foto), da ocorrência em si e dos seus desdobramentos. O seu resumo está no subtítulo: “O cerco de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos não foi nem um ato espontâneo nem um evento isolado”.

Neste momento em que o TSE enfrenta as investidas de Jair Bolsonaro, por meio de prepostos fardados, contra o sistema eleitoral brasileiro, é instrutivo ler, pelo menos, a introdução da reportagem premiada do Washington Post, para que fique ainda mais claro como está sendo preparada irresponsavelmente por aqui uma versão tropicalizada da farsa perpetrada nos Estados Unidos, depois da derrota de Donald Trump, num episódio que teve consequências trágicas e lançou uma sombra sobre a maior democracia do mundo.

Eis a introdução da reportagem do Washington Post:

“O assalto do Presidente Donald Trump à democracia americana começou na primavera de 2020, quando ele lançou uma torrente de ataques preventivos contra a integridade dos sistemas de votação do país. As dúvidas cultivadas por ele acabaram levando a um tumulto dentro do Capitólio dos Estados Unidos, quando uma turba pró-Trump esteve a segundos de encontrar o vice-presidente Mike Pence, emboscou parlamentares e vandalizou a sede do Congresso, na pior profanação do complexo desde que forças britânicas o queimaram em 1814. Cinco pessoas morreram no ataque ou logo depois, e 140 policiais foram agredidos.

As consequências daquele dia ainda estão vindo à tona, mas o que já está claro é que a insurreição não foi um ato espontâneo nem um evento isolado. Foi uma batalha em uma guerra mais ampla sobre a verdade e o futuro da democracia americana.

Desde então, as forças por trás do ataque permanecem potentes e crescentes. Trump emergiu encorajado, fortalecendo o seu domínio sobre o Partido Republicano, sustentando a sua mentira de fraude eleitoral e estimulando demandas por leis de votação mais restritivas e investigações sobre os resultados de 2020, mesmo que tenham sido repetidamente confirmados por análises de cédulas e tribunais. Uma profunda desconfiança no processo de votação se espalhou, abalando a base sobre a qual a experiência americana foi construída — a crença compartilhada de que os líderes da nação são eleitos de forma livre e justa.”

Eu ainda acho que a democracia americana saiu mais forte do episódio e resistirá às forças ocultas que contra ela atentam, mas é indubitável que a erosão dos seus pilares permanece visível. No caso do Brasil, onde a democracia não tem a mesma solidez da dos Estados Unidos, a erosão pode resultar não em golpe exitoso — como já disse, as condições para um golpe não estão reunidas –, mas em marcas ainda mais profundas do que as americanas. Marcas pelas quais também poderemos pagar um preço alto cobrado por oportunistas que hoje militam do lado oposto ao de Jair Bolsonaro. No campo da liberdade de expressão, já estamos pagando, aliás.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ter ganho o Pullitzer não diz muito, além do que há fragilidades no sistema de votação, talvez não numa dimensão exagerada mas dizer que é perfeito? Acho que o Verdevaldo também ganhou esse prêmio, se Crusoe seguir essa lógica tudo que saiu sobre as transcrições da Lavajato era verdade

  2. O que mais entristece é a covardia e vulnerabilidade de nossa classe política, por falta de coragem de apoiar uma 3ª via para enfrentar as atuais alternativas desastrosas para o País. Não temos dúvidas de que a Democracia está em cheque! Sou contemporâneo do Regime Ditatorial e, ele não tão ruim quanto verbalizam, desde que dirigido por alguém consciente, responsável e justo. Não com estes incapacitados que estão pretendendo-a, descaradamente!

  3. O pêndulo da virada pra pior de nossa desgraça tem nome: Gilmar Mendes. Mais escroto que ele só o Bolsonaro, mas é mais covarde. Tudo começou a azedar justamente com Gilmar Mendes. Por isso estamos ainda na era lula

  4. Não é normal os juízes do supremo terem devolvido o Lula ao pobre povo brasileiro limpo e livre pra falar todas as asneiras possíveis e fazer propaganda política descarada antes da hora. Da pra acreditar em juízes dessa turma organizando eleições de forma imparcial ?

  5. O parágrafo que vc mostra me faz pensar: “será que o jornalista me toma por idiota?” Trás o spoiler dos fatos que vai narrar sob a sua própria ótica. Confio mais no Miss Universo que no Pulitzer atual.

  6. Mário Sabino, vigiando, denunciando e recusando ofensas à Democracia, venham da esquerda ou da direita, como vocês da CRUSOÉ fazem o tempo todo!

  7. O clima favorece realmente um golpe de direita ou de esquerda… elas são a mais pura expressão narcísica da realidade que vivemos!

  8. Os únicos programas de governo do Bolso, é atacar o supremo, que não é tão supremo assim, e as urnas eletrônicas, macaqueando o Trump que, ao contrário dele, não acreditava na legalidade do voto impresso. Pura macaquice latino americana. Pior, se não for ele será Lula? Qual é pior? Difícil 😣

  9. O Capitão Mor já está a 5 anos atacando a Democracia Brasileira, destruindo o que aí da funcionava no Brasil e matando os brasileiros com ajuda da Covid-19, que por tabela detona a economia brasileira. O eterno candidato do dedo podre sonha em ser Ditador, apoiado pelos milicos e milicianos, embora em parte já tenha conseguido usando a legislação capenga, e toda a maquina governamental, com a convivência do Congresso Corrupto. Dá gargalhadas ao brincar com o STF ineficiente, impotente, corrupto

    1. Como segue a cartilha do Trump e busca melhorá-lo, certamente vai dar o Golpe com a ajuda dos milicos generais corrompidos pelo poder e gosto na política autocrata. Então será tarde demais, e detonará tanto o STF como o Congresso, que sentaram em cima das dezenas de solicitações de impeachment, crentes que estavam manipulando o Capitão. Um psicopata não tem limites, não tem controle, manipula tudo e a todos, não tem empatia, mente compulsoriamente.

  10. As únicas mudanças de lado que tenho notícia, ocorreram da parte de Bolsonaro que, de defensor da Lava Jato durante a campanha se metamorfoseou em seu maior adversário, culminando por declarar com todas as letras que havia acabado com ela. Da mesma forma aquele que prometeu que não seria candidato à reeleição, e que trabalharia pela sua extinção, desde seu primeiro dia na presidência traiu sua promessa e não desceu do palanque para governar.

  11. Mais uma vez parabéns antagonistas! Essa é uma repercussão digna do leitor que merece ser informado para construir o seu discernimento. Bem aa Vandre’- Pra’ nao dizer que falei de flores- e’ preciso alertar a Nação sobre a possibilidade real do golpismo bolsonariano. Infelizmente, parece que o pacote de pesquisas definido adredemente pela elite dos bancos e empresários em geral, está seguindo seu destino óbvio traçado há 2 anos. Parece que vai dar Lula versus Bolsonaro no turno 2, o sonho

    1. dourado de ambos e única via para dar certo para um dos dois. Por isto se retroalimentaram- um soltando, pintando e bordando e o outro evitando prender. Quanto aa “Democracia” brasileira, discordo do Mario. Ela não possui solidez alguma. Basta surgir um novo Mourão Filho 3 estrelas e colocar os soldados e cabos e dois tanques na rua. Bastou só o deslocamento desse “aparato” de Juiz de Fora para o Rio e adeus Democracia. Até hoje.

  12. Verdade seja dita, e quem fala não é bolsonarista, a questão sobre as urnas usadas no Brasil já preocupava e causava desconfiança em muitas pessoas antes do Bolsonaro

  13. Entre os pilares da democracia estão as eleições limpas, através de um processo transparente e seguro. Há dúvidas sobre este processo cujos encarregados teimam em não aclarar, o que leva a uma dúvida dúvida do eleitor: Porque não? E voces, da Crusoé, querem alimentar qual delas? Vocês mudaram de lado, deixando dúvida sobre sua lisura e comprometimento com a verdade. Por isso nossa decepção

    1. Não acredito que Bolsonaro vai dar golpe, bem que ele gostaria, mas não tem ambiente para isso. Agora democracia nós já a perdemos faz um bom tempo com o atual Supremo o pior de todos tempos. Rasgam a constituição a toda hora só para fazer política. Maria Fabiola

    2. Pois seu novo ataque ao resultado das urnas é, por um lado, a preparação para o caso cada vez mais provável de um derrota nas eleições. E é, ao mesmo tempo, uma cortina de fumaça para que falemos sobre a confiabilidade das urnas e não falemos do seu desastrado e desastroso governo. É quase uma confissão de culpa.

    3. E é interessante notar que Bolsonaro, eleito repetidamente há 30 anos por este mesmo processo de votação eletrônica, tanto ele quanto os filhos, jamais o questionou anteriormente. Somente ano passado, diante das evidência de sua rejeição no eleitorado, passou a lançar dúvidas sobre o processo. Ficou inclusive de apresentar "provas' do que dizia, o que jamais fez.

    4. As únicas mudanças de lado que tenho notícia, ocorreram da parte de Bolsonaro que, de defensor da Lava Jato durante a campanha se metamorfoseou em seu maior adversário, culminando por declarar com todas as letras que havia acabado com ela. Da mesma forma aquele que prometeu que não seria candidato à reeleição, e que trabalharia pela sua extinção, desde seu primeiro dia na presidência traiu sua promessa e não desceu do palanque para governar.

    5. Discordo. Crusoé não mudou de lado. Quem traiu a confiança de milhões de eleitores foi Bolsonaro. Suas promessas de democracia, combate á corrupção, menos Brasília e mais Brasil foram jogadas no lixo. Agora, ante a iminente derrota tenta imitar o seu guru americano para tentar um golpe. Não vai conseguir mas vai ter uma desculpa para engabelar seus seguidores.

Mais notícias
Assine agora
TOPO