Divulgação/Netflix"Stranger Things": comunismo, aqui, não (ou será que não é nada disso?)

Por que os tuiteiros comunistas estão magoados com ‘Stranger Things’

12.06.22 12:03

Um espectro ronda o Brasil: o espectro do anticomunismo. Foi o que li outro dia em um site de notícias: entre outros males espirituais reforçados pelo bolsonarismo, pontificava um jornalista, está a “demonização” dos comunistas. O texto nada dizia sobre os grandes feitos históricos do comunismo – Holodomor, julgamentos de Moscou, Gulag, para citar só umas poucas glórias da saudosa União Soviética –, mas lembrava que comunistas ocuparam postos elevados no Brasil democrático sem que se produzissem abalos sísmicos. Um comunista, veja só, foi até ministro da Defesa, mandando nos milicos que em 1964 deram um golpe sob pretexto de salvar o país do comunismo. Faltou dizer que esse comunista é Aldo Rebelo, cujo temor paranoide de intervenções estrangeiras na Amazônia guarda uma curiosa convergência com o pensamento (se cabe a palavra) que o atual presidente tem sobre a região. Mas nada disso vem ao caso: importa apenas combater o anticomunismo, que não tem razão de ser, pois os comunistas hoje são inofensivos.  

A julgar pela bolha comunista do Twitter, realmente não há o que temer. O jovem marxista-leninista não vai se embrenhar no Araguaia, pois no meio do mato pode não haver WiFi para acompanhar Stranger Things. A série da Netflix despertou um interesse intenso e indignado na nova geração vermelha.

O leitor que não convive com crianças ou adolescentes talvez não conheça Stranger Things. Pois trata-se de uma história de ficção científica ambientada nos anos 1980, na qual um grupo de crianças americanas (já adolescentes na quarta temporada, que estreou no fim de maio) descobre que sua cidadezinha oculta portais para o Mundo Invertido, uma dimensão paralela infestada de monstros. Os irmãos Matt e Ross Duffer, criadores da série, entremeiam o enredo com várias referências aos filmes da época, de ET a Alien. Graças a essa nostalgia pop, é até provável que o leitor que não tem filhos adolescentes na verdade conheça Stranger Things.

Passei alguns minutos divertidos lendo tuítes comunas sobre a série. A crítica marxista acadêmica busca desvendar relações sociais insuspeitas nas obras que analisa. E então temos Robinson Crusoé personificando a industriosidade burguesa em sua ilha, ou Fausto convertendo-se em emblema do espírito dominador e expansionista da mesma burguesia. Mas os tuiteiros, coitadinhos, não têm fôlego para tanto. Limitam-se a acusar Stranger Things de – lá vem a palavra maldita! – anticomunismo. 

A série se passa durante a Guerra Fria, o que deu aos criadores a oportunidade de infiltrar agentes soviéticos na cidade fictícia de Hawkins, Indiana. Na terceira temporada, os russos montam uma imensa estrutura subterrânea sob um shopping center para explorar os portais que conduzem ao Mundo Invertido. Nas duas temporadas anteriores, uma agência secreta do governo americano também investigava o Mundo Invertido com intenções cavilosas, e ainda explorava uma menina com poderes telecinéticos – ela era forçada a cometer assassinatos políticos à distância. Mesmo assim, os tuiteiros estão convencidos de que a série é uma peça de propaganda ideológica americana (ou, como eles preferem, “estadunidense”). 

A quarta temporada traz sequências em uma prisão soviética, e foi isso que detonou a raiva dos comunistas. Todos professam uma nova variedade de negacionismo histórico stalinista, segundo a qual a historiografia burguesa inventou ou pelo menos exagerou os horrores do Gulag. Essas bizarrices são próprias de uma franja extrema e até agora insignificante da esquerda, mas vêm ganhando uma desproporcional notoriedade desde que um compositor tropicalista fez espalhafatosos elogios ao guru da turma.

Chamado a se pronunciar no Twitter sobre Stranger Things, o guru disse que nem sabia o que era isso. Mas seus discípulos virtuais acompanham a série há anos, ou não estariam só agora dando atenção à quarta temporada. Há até os que anotam incongruências históricas da trama, como se uma fantasia povoada por monstros que dominam mentes e por crianças com superpoderes pudesse ser avaliada por uma régua realista. No fundo do coraçãozinho comunista, despertou uma dolorosa mágoa: a turma se sente traída pela série que curtiu até pelo menos parte da terceira temporada. É uma questão ideológica, mas também pessoal. Muitos parecem tomar o anticomunismo não como uma posição política, mas como um odioso preconceito, algo da mesma ordem do racismo ou da homofobia. No mais puro espírito da esquerda woke, esses delicados revolucionários sentem-se ofendidos por Stranger Things. 

O comunismo, como o K-Pop, talvez seja dessas coisas que a gente está obrigado a perdoar em quem é muito jovem. Mas acho triste que uma doutrina que matou milhões no século XX e ainda hoje segue oprimindo chineses, norte-coreanos e cubanos consiga mobilizar os anseios de garotos e garotas desorientados. Há quem enxergue nisso um saudável sinal de “resistência ao fascismo”, quando na verdade os extremismos retroalimentam uns aos outros.

O governo Bolsonaro é o desastre que se conhece, e isso favorece a ideia simplista de que qualquer um que lhe faça oposição está do lado certo da história. Daí se conclui que, sendo Bolsonaro um anticomunista rábido, o anticomunismo só pode ser um erro, uma aberração. Não funciona assim. Erro intelectual e aberração moral é tomar Jair Bolsonaro como bússola, ainda que seja para seguir sempre na direção contrária a que ela aponta.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Extremistas vivem num mundo tão só deles que não discernem verdades de mentiras, esperar que eles discirnam fantasia ou ficção de realidade é querer demais...

  2. Não é necessário um universo paralelo para encontrar monstros. Hitler, Stálin,Lenin, Pinochet, Pol spot,Não Zedong

  3. O sujeito falou "estadunidense", eu já estou indo embora. Aliás,tem palavras que só esquerdista usa, é muito engraçado. Agora, o que não é nada engraçado é ver essa turma de jovens cabeça-oca, sem cultura nenhuma, usando camisetas do Che Guevara e lutando "contra o capitalismo", o mesmo que paga o salário de seus pais e, por decorrência, as suas mesadas. E ainda têm a coragem de chamar os outros de "alienados" (mais uma palavra que só esquerdista usa). O que faz a falta de autocrítica...

    1. Ideologia é hoje coisa de idiotas que não enxergam que a tecnologia muda rapidamente o ser humano é já começa a alterar sua estrutura biológica afinal você se torna o ar que respira e o que come a nos transformar a cada minuto.

  4. Este bando de desocupados, ao invés de trabalhar e produzir ficam azarando e invejando os que trabalham e ganham seu dinheiro honestamente. E viva a liberdade e a democracia, mesmo com os muitos defeitos que ela tem!

  5. Por que o jornaLIXo estigmatiza comunistas? conheço muitos comunistas dignos homens íntegros e Aldo Rebelo é um deles e tem sido atacado pela escória fanática porque não mente não atraiçoa e tem o respeito de todos pela forma como se portou no poder ... afirmo como reconhecimento a um homem digno de si e de sua gente que tem o direito de ser o que quiser o que fez e faz com extrema decência de dignidade.

  6. Jornalista fraquinho, deu a volta ao mundo comunista, envolveu atores adolescentes só para atacar o PR Bolsonaro, sem mencionar o ex-detento cachaceiro e maior ladrão da história da humanidade. Pior que tem jumento submisso concordando com esse "jornalista" escroto.

    1. Nyco, acho que tens problema de interpretação de texto, leia umas 10 vezes que você vai entender. E dizer que o Bolsonaro é um desastre é algo tão óbvio e verdadeiro, que não está nem perto de um ataque. E está implícito a referência ao Lula ao dizer "qualquer um que lhe faça oposição".

    2. Texto maravilhoso. A unica falha foi não colocar a bussula do lula no nivel da de bolsonaro.

    3. Respeito seria bom. Discordar pelo argumento, inteligente..mas pelo nível do comentário se vê o perfil intelectual do dito cujo

  7. Os autocratas se apoiam, como se viu na declaração do Kim, elogiando o Putin e no reconhecimento de alinhamento de representantes da China. Aqui no Brasil, prefiro #nemlulanembolsonaro

    1. A verdade para essas pessoas seria mais dolorosa do que a descoberta de que papai Noel não existe.

  8. Tá bom Jerônimo se O comunismo é tão bom por que 6 milhões de venezuelanos fugiram prá Colômbia, Equador e Brasil? Que tal os jornaliXos daqui nao se mudam pro paraiso bolivariano? Vá pastar idiota.

    1. Você não entendeu nada da matéria. O autor está criticando e ridicularizando os comunistas!! Exatamente o oposto do que você entendeu. Por que ofender o autor, então? Leia de novo, por favor.

  9. Excelente! Acho que foi Aldo quem propôs o dia do Saci para combater o ralouim ( escrito como aldo o faria) estadounidense. Porque o portal estaria nessa cidade pequena estadunidense? pela mesma razão que lá , nos eua surgiu o qanom e toda semana tem massacre a tiros de armas de guerra! The show must go on...

  10. Olha, acho insensato a Crusoe falar de comunistas, sendo que até ontem os jornalistas do veículo reiteram que NAO ECISTE E NUNCA EXISTIU COMUNISMO NO BRASIL. Desculpe Jerónimo mas tá parecendo papo de bolsonarista....

    1. existiu teve certa relevância ainda existe mas não tem mais qualquer ( relev.) apenas serve como um espantalho para atiçar a bolha da canalha da direita sendo seu par complementar, o anti-comunismo , o espantalho de atiçar a bolha da idiotia da esquerda.

  11. Me parece que no fechamento do texto faltou adicionar junto ao nome do Bolsonaro, o nome do Lula. Não vejo nada de bom nos extremistas, e no culto à mentira, desinformação e táticas de desconstrução, que ambos utilizam para manipular as mentes dos brasileiros. Estratégias psicológicas que criam e manejam legiões de gados e robôs; que perderam capacidade raciocinar. Ambos com estratégias de criar e transformar novas gerações em seguidores "cegos", vítimas que sem saber ajudam perpetuar ditaduras.

    1. Atualmente ficou bem claro, escancarado, que o que poderia ser o diferencial do Brasil, pela sua cultura miscigenado e pacífico, seria o Centro, que na verdade representa o câncer de uma nação, a Corrupção. Me parece que a corrupção em suas várias faces e modalidades, representa um novo paradigma de Ditadura, a do crime organizado. Este, o pior dos tipos, pois não permite que uma nação se desenvolva e mantém seu povo em sua maioria miserável, pobre, inculto, desinformado, sem instrução, escravo.

  12. " ... comunistas são inofensivos." 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Em que mundo vc vive ????? Não vá até a Koreia ou Rússia. Visite as desgraçadas Cuba, Venezuela, Nicarágua. Estude o PT e Psol. Mais comuna e escroto que os PCs brasileiros. Seu texto é bom mas cemeçou MUITO MAL.

    1. vcs nem leram o comentário até o final. Elogiei o texto. Só a parte inofensiva que jamais caberia. Desonestos intelectualmente ou apenas ignorantes ? 🤔

    2. Davidson, quando o sr. aprender a interpretar texto volte aqui para continuar lendo a Crusoé. Só para dar uma ajudinha, já ouviu falar de "comunista de apartamento" ou "comunista Nutella"?

    3. Sério que vc não entendeu nada do texto? Ou só está contra por hábito? Lê de novo e de novo e de novo, pra quem sabe, de repente , num laivo de iluminação , sacar o espírito da coisa.

    4. A ironia e o sarcasmo são difíceis de ser percebidos pelos limitados intelectualmente.

  13. Realmente Bolsonaro é um desorientado nato. Indicou para pasta da Defesa Aldo Rebelo e Genoino. Elogiou Hugo Chavez. Nomeou petistas de carteirinha, não privatizou a estatal do trem bala da irmã Dilma Rousseff. Recentemente prestou solidariedade à Rússia inclusive na área da Defesa. Tem vídeo. Pela minha perspectiva, Bolsonaro é um comunista enrustido.

    1. Mauro, apague seu cigarrilha. Quando passar o efeito, faça o comentário real.

  14. Excelente o artigo. E esta observação final é perfeita, a constatação de que o fato de o governo Bolsonaro ser um desastre não pressupõe que aqueles que lhe fazem oposição estão do lado certo da história! Sina triste deste país, saíremos de um extremo para cair noutro!

  15. É a franja aloprada da extrema esquerda se contrapondo à franja aloprada da extrema direita. Mas no fundo são muito parecidas e o mais irônico é que nenhuma deles percebe isso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO