Foto: Jair Bolsonaro via FacebookJair Bolsonaro no CFM: se eu estou vivo, está tudo bem

Bolsonarismo, infecção especialmente perigosa para os médicos

É intolerável ver médicos se curvarem a Bolsonaro, mesmo quando ele repete asneiras sobre vacinação
27.07.22 20:32

Jair Bolsonaro visitou nesta quarta-feira, 27, o Conselho Federal de Medicina (CFM). Falou  e, no final, foi aplaudido de pé pela plateia. Isso, apesar de ter repetido uma ideia que deveria causar urticária em qualquer médico: a de que a vacinação pode ser tratada por uma autoridade pública como simples questão de liberdade individual. “Eu não me vacinei, eu entendo que isso é liberdade, é democracia, é um direito meu e estou vivo até hoje”, disse Bolsonaro.

A epidemiologia lida com grandes números. Quando as epidemias estão no auge, o grupo de infectados cresce em progressão geométrica, e não um fulano por vez. Daí a necessidade de vacinação em massa. Oferecer o braço à agulha representa quase nada em perda de liberdade, e muito em benefício de quem vive ao redor. Nenhum homem é uma ilha. Isso nunca entrou na cabeça dura de Bolsonaro, que só se importa se está vivo, e dane-se o resto. Ele, provavelmente, será punido nas urnas por causa disso. Mas já deveria ter sido punido hoje, pelo silêncio dos médicos que o ouviram dizer asneira. 

O aplauso entusiasmado no CFM fez baixar em mim o espírito de Voltaire. O escritor francês considerava charlatães todos os médicos de sua época, o século 18. Eles eram alvos frequentes do seu mau-humor. Nesta toada: “Médicos administram remédios sobre os quais sabem muito pouco, a pacientes sobre os quais sabem menos ainda, para curar doenças sobre as quais não sabem nada.” A medicina, desde então, tornou-se uma ciência de verdade, e das mais nobres. O que torna ainda mais intolerável ver médicos se curvarem a Bolsonaro. 

O espírito de Voltaire é o da zombaria. Por isso, dedico aos médicos brasileiros dois verbetes de uma enciclopédia imaginária, que procura registrar o que há de pior no mundo. Sim, eu sei que generalizações são sempre injustas. Podem ter certeza que meu cunhado vai me fazer pagar por isto: 

Medicina – requer muitos anos de estudo. Um dos caminhos mais longos para chegar ao bolsonarismo.

Bolsonarismo –  infecção especialmente perigosa para os médicos. Ao menor contato, faz com que esqueçam tudo que aprenderam ao longo da vida.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esses médicos que aplaudiram o Bozo não me representam, nem o CFM que está no mesmo barco. Ser médico não é só cursar Medicina. É necessário, além do conhecimento científico, praticá-la com idoneidade, empatia e respeito pelo outro. É curar quando é possivel, aliviar a dor e o sofrimento não só prescrevendo medicamentos, mas acolhendo o paciente e dedicando a ele a atenção e o respeito que merece, busca e necessita. Esses "medicos" que buscam cargos, poder e benesses rasgaram seu diploma. Fato!

    1. Lilian: não e o caso de aceitar ou não ideias contrárias. O que houve aqui no (des) controle da pandemia foi a escolha de caminhos que não apresentavam resultados efetivos na proteção e controle da doença, sobejamente provados pela ciência mundial! Foi o obscurantismo e o negacionismo, associados a interesses pessoais ou de um grupo, que levaram para o túmulo cerca de 700mil brasileiros! Foi descaso e amadorismo do MS que seguiu a vontade do "rei" ao invés de seguir a ciência! Intolerável!

  2. Parabéns pelo artigo Graieb! Sou médica e sinto vergonha alheia pela subserviência destes ditos "colegas" aos desmandos de um presidente aloprado e cruel. O MS tem alguém no leme: desde que Mandeta e Taich saíram do ministério o comando tem sido do dr. Bolsonaro, aquele que manda e interfere em tudo, sem saber de nada! O estrago que fez no combate à pandemia, as vidas que poderiam ser salvas, o crime no atraso intencional da vacinação...Imperdoável um médico aplaudir este ser e apoiá-lo!

  3. Com algumas dúvidas votei em Bolsonaro em 2018. Contra o luloptismo pois ele montou o mesmo sob compromisso publico de que iriamos nos livrar desses fanáticos que empobrecerampor 13 anos, a ética e a Justiça neste pais. Com oinicio do governo a esperança foi impactada de no poder revelar-se simpático ao nazi-facismo e enrolado (e bota acrobacias nisto!) junto com os filhos nos mensalinhos, que tiravam do cofre público, via funcionários deles. A supresença esquizofrênica no des governo que

    1. já dava os ares de fracasso, por incompetência e inapetência em governar, foi agudizada nas malvadas trapalhadas praticadas na pandemia. Matou minha pouca esperança nele e em toda a equipe áulica que o cerca e vacinou-me eternamente contra apoio a qualquer ação deste presidente terminal, desprovido de sentimentos bons (os poucos que acena são interesseiros). O luloptismo, que fez a força dessa figura, também o inspira em só pensar naquilo: o poder.

    1. Estes “médicos “!!!! Não representa a verdadeira classe médica , normalmente são péssimos profissionais que ficam pendurados em cargos que dizem não ser remunerados , mas recebem jetons por reuniões .

  4. Enquanto os lideres mundiais oferecem o braço para vacina em publico, Bolsonaro escondesse atrás de 100 anos de segredo de justiça. Foi esta coisa que elegemos e seremos que removeremos entulho.

    1. Os tais “líderes mundiais “ são hipocritas. Só você não viu isso?

  5. Médicos que estão no Conselho de Medicina não representam os milhares de médicos brasileiros. Médicos estão nos consultórios, hospitais, congressos, estudando, se atualizando.

    1. Manteve o país nos trilhos e a nossa moeda segue valorizando. O que está acontecendo com euro, dólar, etc? O peso, coitado, é carta fora do baralho. Não vê quem não quer, ou tem a cabeça feita pela “grobo”.

    2. Maria. Você foi precisa! Resta saber se esse negacionismo absurdo e caótico do Bolsonaro na gestão da pandemia, o fizeram pior do que tendem a ser Lula e seu PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) para o Brasil. Namastê!

    3. Desculpe, mas o negacionismo foi demais. Não consigo ver nada de bom .

  6. Carlos! E a entrevista do Ciro na Globo News não vais comentar? E a possibilidade única que temos de mater políticamente dois bandidos com o único carrasco da vez que é o Ciro? Ninguém pensou ou discutiu essa possibilidade possibilidade? Porque não o Ciro como carrasco? Mata os dois para sempre! Eu já me decidi ! Voto no carrasco Ciro e mato ( políticamente) Dois bandidos.

  7. Esta Revista tá parecendo que perdeu a independência mas não a pose! Estou esperando proclamar a seus assinantes que o sistema nos impôs a escolha entre a cruel realidade e a insuportável mentira. Ao invés de transparecer uma inconcebível e inesperada adesão ao " volta Lula"! Depois do período de renovação das assinaturas e sem aviso prévio a seus assinantes. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  8. Fanatismo associado a uma tradição corporativa no que poderia dar? Isso não computando que voltaire hoje no Brasil com a formação dos médicos estaria corretíssimo ! A maioria não sabe nada e aprova é o aplauso de pé ao mito!

    1. Exatamente!!fazem medicina pq acreditam que ficarão ricos facilmente!!uma vergonha!!

  9. É simplesmente revoltante ver o órgão maximo de representantes da classe médica se sujeitar a esse papel. Nos faz pensar que estudo não é nada diante do caráter canalh...

    1. Como toda regra tem pelo menos uma exceção, a dos médicos do CFM parece ser exatamente o caso.

    1. Concordo Jessica .Estes medicos dos órgãos que nos representam sao 1% médicos e 99,% politicos do centrao .

    1. Não é questão nem de perguntar. Eles são charlatães, sem sombra de dúvida.

    1. por que fia? tá com inveja é? o que tem a ver? estas genis ...

    2. Gostaria de saber, só pra confirmar minha teoria se o anestesista estrupador é Bolsonarista?

  10. Quem vai a uma reunião do Miliciano Psicopata ou do Corrupto Condenado? Só gente escolhida para aplaudir. Em outubro daremos a resposta...para a presidência votaremos em branco! Nenhum dos dois nos representa...

  11. Quem são os juízes das asneiras em nossa "democracia", os "democratas" do STF, que anularam 07 anos de combate à corrupção, lançando Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padecemos por suas danosas e imprevisíveis consequências? Ou os "democratas", que assinam o manifesto em defesa de seu PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT)? Namastê!

    1. Arnaldo. Concordo em 90% com você. Os outros 10% de discordância ficam por conta de não conseguir ver em Bolsonaro nenhum discurso de ódio, muito menos preconceituoso com quaisquer seguimentos da sociedade, antes pechas lhe atribuídas pelo PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Namastê!

    2. Apesar da estupidez injustificável do STF, quem realmente ressuscitou o ex-presidiário foi o bolsonaro, com seu governo medíocre, suas mentiras, seus discursos de ódio. Para mim parece óbvio que a maioria dos votos do lula, são na verdade votos de rejeição ao bolsonaro.

    3. Posso escrever sobre "bovinos" que defendem um miliciano com filhos bandidos, mulher amiga de pastores larápios que se gabou de "ter acabado com a Lava-jato" e foi à sauna com Valdemar, Arthur, Fernando e Ciro (Nogueira, não o Gomes)?

  12. Deplorável a reação dos médicos !! Mas isso só poderia acontecer no Brasil!!! Afinal , aqui acontece de tudo e não reagimos à altura ! É nossa culpa !

  13. Mais uma vez o jornazismo criminoso cúmplice da anarco-clepto-quadrilha bosteja o lixo de suas mentes pôdres para manipular idiotas .. esta escória tentáculo na suja guerra revolucionária em claro curso contra o Estado e Nação não tem limites e tentam levar o país ao caos esquecidos (corrompidos por $$$?) que serão as primeiras vítimas já que o ladrão acusado de assassino vai controlar e censurar a imprensa pôdre do país ... o povo será escravizado sem reação? isto pode acabar muito mal.

  14. Por isso que pedi pra suspender minha assinatura do Antagonista e da Crusoé, antes era ilha de jornalismo independente, agora é esquerda doente. Vcs só dão espaço pra o ex-presidiário. Lamentável...

    1. Agora criticar a direita é afagar a esquerda? Então, temos que escolher um lado e nada pode ser criticado sobre o time que escolhemos? Incrível como essa direita está cada vez mais parecida com a esquerda do país.

    2. E o único veículo de imprensa que critica os dois imbecis que estão na frente nas pesquisas.

  15. É assustador ver parte de uma elite, dita pensante, aplaudir Bolsonaro. É a certeza de que chegamos ao porão no fundo do poço.

  16. Graieb. Inicialmente vejo um auditório não lotado e algumas camisetas de campanha de Bolsonaro. Mas o mais importante é: quem se dispõe HOJE a ir à algum evento com Lula ou Bolsonaro ? Só quem tenha algum interesse não publicável ou alguém que esteja completamente dominado mentalmente. Por isto, não me estranha que em qq audiência com jornalista, médico, advogado, catador de lixo, ou qq outra categoria, Lula OU Bolsonaro sejam ambos ovacionados ao final. Qq coisa serve para aquela audiência.

  17. As instituições do Brasil estão podres. A OAB lulista e agora a CFM bolsonarista. É mais um triste retrato de um país miseravelmente ignorante e anti-ético.

    1. Concordo com você! Nesses últimos anos o Brasil tem sofrido uma acelerada degradação ética, moral e até espiritual e, ao mesmo tempo, um incremento de mentiras, intrigas e ódio. Parece o povo, de uma maneira geral, não pensa, não analisa informações e só repete o que uns "líderes" medíocres, dizem.

  18. Parei de ler o texto quando o camarada citou Voltaire. Acaso não é atribuída a Voltaire a frase: "Posso não concordar com as palavras que disser, mas defenderei até a morte o direito que tem de dize-las?". Voltaire era tolerante pq, ao contrário de J.J. Rousseau, criticava os nobres mas não deixava as festas das cortes por nada. Então, se o autor do artigo foi incapaz de entender Voltaire e sua hipocrisia, pq perder tempo lendo tanto ódio? Não tomei a vacina. E faço coro com os médicos.

    1. Luiz, Rui Costa, governador da Bahia, quis comprar a SPUTNIK V. É uma vacina fabricada pela Mãe Rússia. Quem defende estas porcarias, deveria vir pra Bahia e tomar esta droga. Faz tanto bem que Putin preferiu esperar nova versão... vá em frente, parceiro: tudo que é doce é bom.

    2. Se voce é um especialista em Voltaire, tem capacidade de entender a função da vacina. Ninguém com o mínimo de conhecimento já declarou que vacina cura alguma infecção. A função da vacina é estimular o corpo a produzir a proteção para evitar que voce desenvolva a doença (proteção individual), mas mais importante que a proteção individual é evitar que voce seja o vetor de contaminação (proteção coletiva). Aprendi que seu direito individual termina onde começa o direito coletivo.

    3. Há um medicamento em fase experimental nos Estados Unidos que promete impedir que o COVID-19 infecte o organismo. ISTO é Ciência de ponta. Medicamentos. Não vacinas produzidas por picaretas doidos pra ganhar bilhões de dólares. Se querem continuar a negar a Ciência de verdade em prol dos grandes laboratórios, paciência. Mas não queiram arrastar a humanidade em sua idiotice.

    4. O autor do artigo, ao destilar seu VENENO, ignora que milhões de pessoas ficavam curadas das doenças ANTES das vacinas chegarem. Nosso corpo precisa ser respeitado. E nossa opinião também. A OMS acaba de afirmar que o Brasil passa por grave situação devido a propagação da varíola dos macacos. Dizem queno governo federal não está respondendo como deveria. Ativismo político? Ou simplesmente querem afundar o país com a compra de bilhões de dólares em vacinas? Nosso corpo é q cura; vacina não cura.

    1. Em todas as profissões existem "picaretas" e é só esse tipo de gente que o bolsonaro consegue atrair.

  19. Em novembro de 2021 o CFM voltou a defender a autonomia do médico para receitar cloroquina para combater Covid. Há médicos picaretas, criminosos, assim como em todas as profissões. Mas uma entidade de médicos ser controlada por picaretas é demais.

    1. Juliana, quando você adoecer, não procure nenhum médico, mas sim um curandeiro!!!

  20. Preciso comentar Sou médica e não compactuo com essa imbecilidade que tomou conta de alguns médicos Muitos, acredito que eram pessoas adormecidas pra política e, agora de repente , resolveram mudar de lado. Da dormência pra inocência!

    1. Com a devida vênia, Dra. Elza. ... Sempre vi (ou ouvi) imbecilidades vindas de brucutus, de alguns "evangelizados" no cercadinho ou com déficit cognitivo. ..Também para quem assiste ao A praça é nossa ou simplesmente acredita em divinas gargalhadas. A coisa evoluiu (??) para uma pandêmica anomalia. ... Gostaria de saber se tomaram Cloroquina ou algum capim santo. Não dá para acrescentar mais nada. ... o texto do Graieb já diz tudo.

  21. ... Assisti no Papo de hoje, Carlos Graieb. ... Tais "aplausos" vindos do cercadinho e de outros locais tenebrosos já são nauseabundos. ... Mas vindo de médicos ... você já disse tudo em excelente português.

  22. Atualmente, quando procuro um médico, pergunto claramente se ele apoia Bolsonaro. Se a resposta é positiva, fujo dele, pois sei que me negará os avanços da medicina, por idolatria ao presidente sociopata.

  23. Nosso PR sempre coerente, sincero e verdadeiro. O GRAIEB, ex-assessor do Chuchu simplesmente sofre de um mal menor, o ciúme, e com isso tenta passar para outras pessoas toda a sua frustração e mesquinhez.

    1. Nyco mais uma vez incapaz de retrucar com argumentos, apenas ofende.

    2. É sintomático. Quem chama esse estropício de PR é tão imbecil quanto quem chama a anta de presidenta. Simples assim.

  24. Não acompanhei a fala de Bolsonaro no CFM porém, caso ele tenha sido aplaudido em pé, após a barbaridade dita em relação às vacinas, sinto vergonha, como médico e como cidadão.

    1. É revoltante a postura desses médicos mas não surpreende... a maioria é alienado da política , são vaidosos e não conseguem enxergar alem do próprio umbigo . A revolta com a política dos Mais médicos, que também passou por cima de princípios da formação científica, levou a essa cegueira... Fato é que os Conselhos de Medicina , seguem a linha das instituições oportunistas, que efetivamente não funcionam para o objetivo constituido.

Mais notícias
Assine agora
TOPO