Senado Federal

42 milhões de reais em propina da JBS

22.02.19 08:47

A Operação Compensação, realizada na manhã desta sexta-fera, 22, cumpre mandados de busca e apreensão em residências de duas pessoas e na sedes de duas empresas ligadas ao senador Ciro Nogueira (foto), do PP do Piauí, informou o Ministério Público Federal.

Segundo a Procuradoria da República, o ponto de partida da investigação foram colaborações premiadas de executivos do grupo J&F, controlador da JBS. Eles  contaram que pagaram subornos a Nogueira em 2014 em troca do apoio do PP à candidatura de Dilma Rousseff para presidente.

No pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal  para deflagrar a operação, a Procuradoria da República informou que investigações preliminares apontaram que parte da propina para o PP, no valor de 5 milhões de reais, foi feita em espécie.

O restante teria sido por doações oficiais para a legenda, em uma forma de simular o suborno. No total, teriam sido repassados 42 milhões, segundo o Ministério Público.

Defensor de Nogueira, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro divulgou uma nota na manhã de hoje para “denunciar, mais uma vez, o direito penal do espetáculo”.

Segundo o comunicado do advogado, o que está sendo apreendido pela Polícia Federal “é o que foi recentemente restituído pelo Supremo Tribunal em virtude de outra operação que não resultou em ação penal”. Ele afirma que o STF rejeitou a denúncia, “baseada tão somente na palavra de outro delator”.

Para Almeida Castro, “tal constrangimento poderia ser evitado com a simples intimação do senador para prestar esclarecimento pois, é evidente, este sempre se colocou à disposição do Poder Judiciário”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O "adEvogado" gosta de espetáculos, para ele aparecer. Mas reclama, qdo o cliente dele é o palhaço no circo. Qualéeeee !!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO