Reprodução

A Cruz Vermelha “cristã, socialista e solidária” do ditador Daniel Ortega

06.06.23 16:26

Depois de ter ordenado a dissolução da Cruz Vermelha na Nicarágua e o confisco de todos os seus bens, o ditador Daniel Ortega (foto) decidiu criar a sua própria versão da organização humanitária: a Cruz Branca.

Ela ficará sob o guarda-chuva do Ministério da Saúde. A decisão foi confirmada pela Assembleia Nacional, aparelhada por Ortega, na última sexta-feira (2). Na véspera, parlamentares aprovaram a criação da Cruz Vermelha, com objetivo de dar à Nicarágua a propriedade do símbolo e do patrimônio da organização internacional.

No dia seguinte, numa jogada ensaiada, o Congresso revogou a lei e, em caráter de urgência, batizou a entidade com outro nome. Mundialmente respeitada, a Cruz Vermelha atuava em território nicaraguense desde 1931, quando a capital, Manágua, foi atingida por um terremoto de grandes proporções, seguido por um incêndio.

A medida de Ortega (amigo de Lula) foi em represália ao socorro prestado pela Cruz Vermelha aos feridos durante a onda de protestos contra a ditadura em 2018. O regime também acusou a Cruz Vermelha de não cumprir normas de prestação de contas para ONGs, o mesmo pretexto usado para suspender outras 3.290 organizações não governamentais nos últimos cinco anos.

Com a criação da Cruz Branca, caberá à Nicarágua realizar atividades assistenciais de acordo com seus próprios parâmetros. Segundo o regime de Ortega, a Cruz Branca realizará atividades humanitárias e de emergência sob “o modelo cristão, socialista e solidário”. Alguém acredita nisso?

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lulaa AMA COR RUPTOS ,ASSA SSINOS E DITADORES DE ESQUERDA .VERGONHOSO COMO AS REVERÊNCIAS AO ASSASSINO PUTIN

  2. Não consigo entender como “cristão, socialista e solidário” podem ficar no mesmo pacote!? Surreal! Lamento pelo povo da Nicarágua.

  3. Como em pleno século 21 ainda existem "governantes" como esse monte de lixo? Como ditadores ainda existem? Seja de qualquer lado, como ainda existem reis, príncipes? Só há uma lógica nisso, o emburrecimento da população, e é claro, a dominação pelo medo e pela recompensa. O medo dos mais fracos e a recompensa aos que auxiliam no trabalho sujo. O que não há, com certeza, é humanidade, preocupação com os mais fracos, eles são só objeto na mão desses seres inomináveis!!

  4. Esse é outro - do grupo dos malditos - dos quais se espera ansiosamente a auspiciosa notícia nos jornais planetários: MÓÓÓÓÓÓRRÊU!!!! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏 Sinal de que o sistema imunológico da sociedade planetária FINALMENTE estará funcional.

Mais notícias
Assine agora
TOPO