Kremlin

A duríssima carta do diplomata russo que renunciou na ONU: ‘Nunca tive tanta vergonha’

23.05.22 12:10

O conselheiro da Rússia na ONU em Genebra, Boris Bondarev, renunciou nesta segunda, 23. Em uma carta de despedida, ele afirmou que “nunca sentiu tanta vergonha de seu país” após a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, decretada pelo presidente Vladimir Putin (foto).

Ao longo de vinte anos na minha carreira diplomática, vi diferentes mudanças na política externa, mas nunca senti tanta vergonha do meu país como no dia 24 de fevereiro deste ano. A guerra agressiva desencadeada por Putin contra a Ucrânia, e contra todo o Ocidente, não é apenas um crime contra o povo da Ucrânia, mas também, talvez, um crime ainda mais grave contra o povo da Rússia, com uma grande letra ‘Z’ cruzando todas as esperanças e perspectivas de uma sociedade livre e próspera no nosso país“, escreveu Bondarev.

Aqueles que conceberam a guerra querem só uma coisa — manter-se no poder para sempre, viver em palácios pomposos e de mau gosto, navegar em iates comparáveis em peso e custo a toda a Marinha russa, aproveitando-se de poder ilimitado e impunidade total. Para conseguir isso, eles estão dispostos a sacrificar tantas vidas quanto forem necessárias. Milhares de russos e ucranianos já morreram por causa disso“, segue ele.

Eu lamento admitir que nesses vinte anos o nível de mentiras e a falta de profissionalismo no trabalho de Relações Exteriores só tem aumentado com o tempo. No entanto, nos anos mais recentes, isso se tornou simplesmente catastrófico. Em vez de informação neutra, análises imparciais e previsões sóbrias, temos clichês de propaganda no mesmo espírito dos jornais soviéticos da década de 1930. Foi criado um sistema que engana a si próprio.”

O ministro (Sergey) Lavrov é um bom exemplo da degradação desse sistema. Em 18 anos, ele foi de um intelectual profissional e educado, admirado por muitos colegas, a uma pessoa que constantemente divulga declarações conflitantes e ameaça o mundo (incluindo a Rússia) com armas nucleares!

Hoje, o Ministério de Relações Exteriores não faz diplomacia. É tudo sobre belicismo, mentiras e ódio. Só serve aos interesses de poucos, aqueles que estão contribuindo a isolar ainda mais e degradar o meu país. A Rússia não tem mais aliados, e não há ninguém a culpar por isso além da nossa política mal concebida e irresponsável.”

Eu estudei para ser um diplomata e tenho sido diplomata por vinte anos. O Ministério se tornou minha casa e minha família. Mas eu simplesmente não posso mais compartilhar dessa humilhação sangrenta, estúpida e desnecessária.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Recebi relato de cidadão polonês, sua família está abrigando refugiados ucranianos: soldados russos estão agindo como monstros.

  2. Penso que agora boa parte dos idiotas de plantão, que apóiam o assassino, anão de jardim, vladimir putin, revejam seus conceitos.

  3. São palavras francas e corajosas do diplomata russo Boris Bondarev para tirar de uma vez por todas qualquer ilusão mentirosa acerca da idoneidade moral, intelectual, cristã e mental do ditador Putin.

  4. Essa reportagem com as declaraçōes do ex diplomata russo, a Crusoé deveria abrir para o público geral. Eu gostaria de compartilhar com amigos e em geral. 🙂

  5. Certas afirmações lembraram-me do nosso "Bananão", guardadas as devidas proporções, é claro. Por aqui, o sentimento belicoso é mais enrustido e não tão pronunciado, por qualquer lado que se olhe. Digamos que o sacríficio exigido não seja tão radical. Está mais pra ir cortando o boi enquanto ele pasta....

  6. É uma lástima o ministro russo Sergey Lavrov, um diplomata ter que fazer essa declaração sobre sua própria Pátria mãe! Sentir vergonha de seus irmãos e ter que abrir mão de sua carreira. Sinto sinceramente , ele ter que levar essa tristeza no coração!

    1. Foi Boris Bondarev, e não Sergey Lavrov, quem escreveu a carta.

  7. Impressionante a manifestação.do diplomata. Tomara que ele tenha onde se esconder, pois poderá ser retaliado pelo carniceiro Putin

  8. Todos os meios de comunicação do mundo deveriam reservar um espaço e divulgar esta carta todos os dias até que corações e mentes na sociedade russa com a mesma posição de coragem e dignidade ( e certamente há muitos ), tomem conhecimento, atitude e ação para forçar seus governantes a cessar a tragédia dessa guerra, a mais absurda da história. Muitas nações livres certamente estarão prontas a receber e proteger, enquanto for necessário, um diplomata como este.

    1. Excelente observação e sugestão de republicação!, JP.DC!

    2. Ainda bem que existem pessoas com caráter e coragem e que não pactuam com psicopatas poderosos . Que o povo russo se mire neste exemplo e combata o governo ditatorial e perverso do Putin

  9. UM DIPLOMATA DA RÚSSIA SE ENVERGONHOU E O GENOCIDA E PSICOPATA O APOIOU O PUTIN QUE VERGONHOSO OS PRÉ CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA QUE O POVO BRASILEIRO VOU ELEGEREM 🤮🤮🤮😡😡😡

  10. Qoe linda renuncia deste digno cidadao Boris Bandareve dignidade,superioridade,que sirva pra posteridade esse grande altruistico gesto,

  11. Corajoso ele, se cansou das mentiras! Mas infelizmente talvez tenha assinado a propria sentença de morte, provavelmente será envenenado, igual Putin faz com seus adversários e exilados políticos

  12. Que belo comentário de despedida. Torço para que ele não seja agora perseguido pelo governo terrorista russo. Coitados dos russos.

  13. Penso que ele está meio certo e meio errado. Mas é importante ouvi-lo. Os EUA soa bandidos internacionais. Devem adorar essa legitila indignação. Os provocaram. Vão vender armas absolutas para os idiotas europeus. Polônia, uma bosta

    1. Vc só pode ser analfabeto, escrever deste jeito?

    2. O Tico está sozinho, o Teco já foi pra Rússia, por isso que o Francisco não conseguiu se expressar direito!

    3. o Francisco não consegue rimar ré com cré, coitado! Ele falou um quilo e não disse uma grama!

    4. Perfeito Fernando, o sujeito não conhece português e o tico não conversa com o teco!

    5. ... Veja se aprende o que quer falar. Parece um trêbado.

    6. Favor aprender a escrever em português. Seu comentário é impossível de ser lido. Mas pelo que dá a entender não perdemos grande coisa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO