Ford

A influência dos lobbies na redução de impostos para o setor automotivo

27.05.23 15:40

Na quinta, 25, o governo anunciou descontos nos impostos federais para a produção de carros (foto) de até 120 mil reais, com a justificativa de estimular a indústria automotiva.

Para Alessandra Ribeiro, economista e sócia da Tendências Consultoria, a medida vai contra a meta do governo de elevar a arrecadação com tributos: “São duas coisas que não se conversam. De um lado, tem o governo tentando buscar receita, reduzindo isenções, e de outro o mesmo governo anuncia incentivos tributários para um setor específico. Há uma contradição logo de cara“.

Ela também critica a prática de escolher setores específicos para serem agraciados com isenções tributárias. “Por que o setor automotivo? Por que não o de eletrodomésticos de linha branca? Por que não a construção civil? Por que não o do setor de serviços, que emprega muita gente? Isso só mostra a influência dos lobbies organizados, com poder, que conseguem capturar muito mais o governo para si“, diz Alessandra.

A economista afirma que políticas como essa costumam ter um custo muito caro, para um efeito pequeno, seja em crescimento do PIB ou geração de emprego. “Em geral, não se faz uma avaliação prévia dessas coisas, medindo qual será o custo e o ganho com cada medida. Mas, pelo nosso passado recente, sabemos que são políticas bem pouco eficientes, que não vão resolver o problema da indústria nacional, não vão aumentar a sua competitividade e que custam muito caro, para um país que tem uma restrição orçamentária expressiva“, diz Alessandra.

Ela recomenda políticas transversais, que beneficiem toda a indústria, e não apenas um setor específico. Um exemplo seria a realização da reforma tributária ou de outras que melhorem o ambiente de negócios, reduzindo a insegurança jurídica, a burocracia e costurando novos acordos de comércio.

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  1. Vergonha. Carro popular de 60 mil, só se for pros companheiros pendurados nas tetas da viúva. Importa uns Trabant, aproveita para ajudar o companheiro Putin.

    1. Verdade tive carro popular em 1995 e custou $8mil dolares ou $40 mil hoje ... mas a cruel realidade é que os trabalhadores do pais não recebem salários mas ridículas medadas e só bayxar impostos é inócuo e apenas beneficia grandes empresas.

  2. A população vive de salário em salário, e querem baratear carro de 120 mil. Classe média baixa não tem metade disso mais guardado, que dirá a classe baixa.

  3. O objetivo é o endividamento feliz do eleitorado de menor renda. Não há pretensão alguma de estimular criação de emprego ou ver impacto positivo no PIB

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