Adriano Machado/Crusoé

Linhão deixou Bolsonaro irritado com o ex-presidente da Funai

12.06.19 10:01

Um dos principais motivos que levaram o presidente Jair Bolsonaro (foto) a ordenar a demissão do general Franklimberg Ribeiro de Freitas da presidência da Fundação Nacional do Índio foi a linha de transmissão de energia entre Manaus, no Amazonas, e Boa Vista, em Roraima.

Bolsonaro havia pedido para o general resolver até maio o impasse com a etnia Waimiri-Atroari, que vive em regiões por onde passará o linhão. Franklimberg, contudo, não solucionou o problema com os indígenas, que já realizaram várias manifestações contra a obra.

Segundo ministros que acompanharam o assunto, o presidente da República ficou muito irritado com o general. A contrariedade se somou às críticas da bancada ruralista no Congresso Nacional à atuação de Franklimberg, e levou à exoneração do general nesta terça-feira, 11.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eles precisam de alguém como o Marechal Rondon, o Pacificador, que estendeu linhas telegráficas pelo Brasil todo; e ajudou a explorar vastas regiões da Amazônia e também a integrar os índios na nossa civilização, mas respeitando suas culturas. Viva à memória do Marechal.

  2. Tem que deixar claro a esse indígenas que o Objeto da Democracia é o Bem Comum, e que o Território Waimiri Atroari é TERRITÓRIO BRASILEIRO.

  3. Nossa! Vive irritado o cara. Pra defender Neymar q é um velhaco, saiu correndo, pra defender Moro, se omite. Cara nervoso!

  4. Até o Telmario Mota da oposição agradeceu ao governo pela iniciativa de ligar Roraima ao restante do sistema. Não dá pra depender de energia da Venezuela.

  5. Qto ao general q não fez,outro o fará; qto as ong’s ... Pq elas não vão para o Nordeste ???? Lá não tem rikezas; qto a benfeitorias q vão melhorar vidas ... fazer como sempre ...desapropriar legalmente; qto ao resto ah ‘e falta do q fazer. Vamos tirar o atraso desse País com ações q dão ao Povo (branco negro índio e outros - td brasileiro) a condição de viver,principalmente sem depender de outros países ,pois Somos capazes.

  6. Quanto bobagem escrita aqui. Um governo competente construiria uma usina de produção de energia solar na região. Ninguém iria contestar e nem direitos indígenas estariam envolvidos. Preferiram criar um impasse.

    1. Oh, Emilio Censor. Desculpe as bobagens que eu escrevo e que não agradam aos teus sensíveis olhinhos, Aproveitando o ensejo, VTNTC!

    2. Vá por isso na cabeça de um milico! O governo militar fez reserva de mercado de informática nas décadas 70 e 80, kkkkkk...

    1. Vai nada, vai melhorar.Errar não é trocar e sim manter aquele que não se mostrou eficiente

  7. Gostaria que algum governante ajudasse realmente os indios a serem donos das terras que sempre foram deles e que constantemente e desde sempre foram violentamente roubados pelos brancos.

    1. Pega essas tribos todas e manda para o interior do Piauí plantar mandioca. Terra dos índios o cacete.

    2. Só vou acreditar nestes esquerdopatas hipócritas quando ver o primeiro entregar de graça a escritura de sua casa para um índio.

    3. As terras indigenas esta˜em TERRITORIO BRASILEIRO, portanto, sujeitas as Leis nacionais como qualquer outra propriedade de indio, branco ou negro, ha que se SEPARAR direito e respeito a propriedade indigena de AUTONOMIA TERRITORIAL, reserva indigena NÃO E UM TERRITORIO AUTONOMO DENTRO DO BRASIL, ademais, manter os indigenas na ignorancia e longe do progresso so interessa aos falsos idealistas, PERGUNTEM AOS INDIOS se ele não querem os BENEFICIOS DO PROGRESSO, por exemplo, DA LUZ ELETRICA ...

    4. Eu também vou devolver meu terreninho 8x25 para os índios charrúas, e vou voltar para a Alemanha, terra dos meus avós que imigraram, digo, invadiram Pindorama no final do século XIX. SQN! O amorélindo, né marc?

    5. Verdade, entregue seus bens aos pobres indios ou pare de falar bobagens

    6. Comece devolvendo seus imóveis. É só fazer anúncios em jornais que aparecerão índios de uma ou mais tribos para receber e te dar um grande abraço de agradecimento.

  8. Sabe-se da grande dificuldade de negociação com aquela tribo indígena. Porém, há que se encontrar caminhos para o alcance de objetivos, mormente os nacionais. Penso ter faltado maiores esforços e habilidades para o atingimento de metas.

    1. Não se negocia com índio de uma hora para outra, sou de Manaus e sei muito bem o costume de lá. Parcimonioso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO