Foto: Ricardo Stuckert/PR via FlickrLula recebendo distinção "Compromisso Ambiental", da Prefeitura de Montevidéu, em janeiro deste ano

A longuíssima lista de presentes oficiais a Lula

08.05.23 12:01

Lula encaminhou, durante seus primeiros oito anos de mandato, 454 presentes oficiais à Presidência da República — mais do que todos os seus sucessores, somados. Os números foram revelados pela própria Presidência após pedido da agência Fiquem Sabendo, via Lei de Acesso à Informação.

Os presentes foram encaminhados ao arquivo do órgão público, uma vez que não são presentes pessoais e sim itens para o chefe de Estado, segundo a interpretação legal. A questão ficou em destaque após o caso das joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita a Bolsonaro: nos últimos dias de mandato, o ex-presidente tentou incorporar as peças dadas pelo país árabe, avaliadas em 16,5 milhões de reais, ao seu acervo pessoal. Bolsonaro alegou que não houve má-fé no episódio.

Na lista apresentada pelo poder público de presentes oficiais dados ao presidente Lula, em todos os seus mandatos, estão tigelas dadas por George W. Bush; itens de louça presenteados pela rainha da Noruega; um cesto de palha da Libéria. O petista recebeu três facas, uma espada e três revólveres — mais que Jair Bolsonaro, que recebeu duas facas.

Os dois itens mais caros do acervo foram dados pelo ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi durante visita à Itália em 2009: duas estátuas “provavelmente de resina“, representando um homem e uma mulher nua. Apesar do tamanho diminuto (53 x 55,5 x 30 centímetros), elas foram avaliadas em R$ 434,8 mil cada.

Dilma Rousseff declarou, em seis anos, ter recebido 129 presentes oficiais em seis anos; Temer disse ter recebido 57 peças; e Bolsonaro, 55 artefatos e 16 livros — um livro de fotos de uma cidade da Arábia Saudita é a única coisa do país que a Presidência tem de registro.

O terceiro mandato de Lula continua acelerado em termos de presente: os dados apontam 53 itens de audiovisual (como DVDs, pen drives e CDs); 155 livros e 184 itens diversos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 155 livros para Lula? A pura piada pronta. O sujeito se gaba de nunca ter lido um livro na vida! Estes ele quer ver bem longe dele.

  2. Falando em presentes ele ja devolveu os que esta am nos caminhoes que sairam do Palacio junto com ele? E o acervo encontrado no BB?

  3. Essa quantidade de presentes do Lula demonstra que ele é muito amado pelos governantes dos outros países e que ele gosta mesmo é de viajar. #ForaLula!

    1. Amadíssimo! Ajuda com belas quantias aos que lhe recorrem: Argentina, Guiné, Venezuela, Angola, quem quiser que se apresente!

Mais notícias
Assine agora
TOPO