Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A pedido da Saúde, Anvisa adia reunião sobre autotestes para segunda

20.01.22 16:16

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária adiou para as 14 horas e 30 minutos da próxima segunda-feira, 24, uma reunião com o Ministério da Saúde para discutir a proposta de comercialização de autotestes para a detecção do novo coronavírus. De acordo com a autarquia, o encontro, que aconteceria nesta sexta-feira, foi reagendado a pedido da pasta comandada por Marcelo Queiroga.

A conversa deve servir para que o ministério preencha as lacunas das orientações para o uso desse tipo de exame pela população. A Anvisa adiou a autorização para a venda em farmácias e drogarias porque a pasta ainda não indicou respostas para questões simples, como o procedimento a ser adotado pelos cidadãos que receberem diagnóstico positivo para Covid-19 por meio dos autotestes.

As falhas são tamanhas que, após analisar a nota técnica entregue pelo ministério na semana passada, a Procuradoria da Anvisa decidiu não reconhecê-la como uma política pública, concluindo que o documento não atende as exigências da agência.

Na sessão da Diretoria Colegiada da Anvisa da última quarta-feira, o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, afirmou que a aprovação nos atuais moldes possibilitaria o acesso da população a autotestes, mas atrapalharia o controle do Ministério da Saúde sobre o avanço da doença no país.

(Temos) preocupações quanto à compilação de dados, à transformação de dados compilados em notificação, capaz de gerar todo o tratamento estatístico necessário à melhor compreensão da evolução da pandemia, mormente em um período em que a variante Ômicron, e não mais a Delta, é a reinante“, pontuou.

Diante das incertezas, a Anvisa abriu prazo de 15 dias para o Ministério da Saúde sanar todas as dúvidas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO