Adriano Machado/Crusoé

À PF, Sara Winter diz que Heleno orientou militantes bolsonaristas a ‘subir o tom’ contra o STF

07.12.21 19:41

Em depoimento à Polícia Federal, a ativista Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter, relatou uma reunião de manifestantes do “300 do Brasil”, grupo extremista comandado por ela, com representantes do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI. O encontro, segundo ela, foi convocado pelo próprio ministro, general Augusto Heleno.

Na reunião, realizada em maio de 2020, de acordo com Sara, Heleno orientou o grupo a “subir o tom” contra o Supremo Tribunal Federal. O general teria pedido ainda que os manifestantes parassem de atacar a imprensa e o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

“Sim, contra eles (STF) vocês podem subir o tom”, teria dito Heleno na ocasião,  segundo Sara Winter, em resposta a manifestantes que o indagaram sobre a postura a ser adotada em relação ao Supremo.

Conforme relato da militante, “como o movimento tinha a intenção de ajudar o governo do presidente Jair Bolsonaro”, ficou estabelecido “contato direto entre o movimento e o GSI”. Ela disse também que, consultado por três ocasiões, o Gabinete de Segurança Institucional apontou quais deveriam ser os “temas” das manifestações.

O depoimento de Sara Winter foi tomado pela Polícia Federal em 22 de novembro deste ano como parte do inquérito em curso no Supremo para apurar a organização de atos antidemocráticos. Aos policiais, ela confirma o que disse em novembro em uma entrevista à revista IstoÉ sobre Augusto Heleno.

À PF, a ativista disse não saber o nome do representante do GSI que teria ficado responsável por fazer a interlocução com o “300 do Brasil”.

Procurado, o Gabinete de Segurança Institucional afirmou que só vai se manifestar quando for intimado no decorrer do inquérito do STF.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. E pensar que este general de gabelos grisalhos contribuiu para que eu votasse num ex-tenente medíocre ..... cheguei a ouvi-lo falar da cooptação dos militares venezuelanos por Hugo Chaves.....triste fim de vida, general....

  2. Acho que qq um democrata com um mínimo de discernimento tem de criticar os demandos do STF. Estão tomando o gostinho e qq presidente da vez terá de se submeter.

    1. Estranha mesmo, Paulo. No mínimo! Não parece ser somente uma péssima e infeliz coincidência a busca dessa “expertise” .

    2. 2- Bolsonaro, não é segredo p/ ninguém, buscou a todo custo viabilizar um autogolpe. Será que alguns militares não foram escolhidos p/ o governo, em virtude da expertise em repressão, treinada em outros países? Ferreira, eu também não sou adepto de teorias da conspiração, mas essa história é muito estranha.

    3. 1- Os 300 da terrorista Sara Winter, e os 300 do gal Heleno no Haiti. Existe um elo entre os 300 que desencadearam um massacre no Haiti, e os 300 da terrorista Sara Winter, gal Heleno. Agora eu fico me perguntando, não é estranho o gal Heleno se envolver com uma terrorista que forma um grupo chamado 300, sabendo que poderia vir à tona, um caso macabro ocorrido no país caribenho?

    4. “Heleno declarou a ação uma sucesso. Mas vários grupos de direitos humanos a classificaram como um "massacre", alegando que dezenas de civis morreram no fogo cruzado, muitos deles mulheres e crianças.”

    5. Pesquise “Haiti, força de paz da ONU, Porto Príncioe, Bairro Cité Soleil, General Augusto Heleno, trocado a pedido da ONU, após massacre de 63 civis”, depois, pesquise “Tonton Macoute, Papa Doc, Baby Doc”, e veja se há conexão com os “300” da Sara Winter. Talvez seja só uma teoria da conspiração, mas, a biografia ficou nada boa perante a ONU, o que, paradoxalmente ou por isso mesmo funcionou para guindá-lo ao GSI e aumentar os podetes amedrontadores da bozomilícia.

  3. VAI SER MORO NO PRIMEIRO TURNO - contra a farsa maldita do bolsolula parasitas/gafanhotos- aos eleitores de bolsolula havera um kit capim/mortadela -O SOL HÁ DE NASCER UM DIA COM MORO NO PLANALTO.

    1. É o único jeito para o Brasil. De um lado a ignorância do Bolsonaro e do outro jeito a corrupção do Lula e do PT com o seu cinismo e vitimização que foi perseguido pelo Moro.

  4. 💀☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠💀 Que bonita a "personalidade genocida mais influente" do ano!!!!! Influenciou mais de 600.000 BRASILEIROS para a morte!!!!! 💀☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠💀 Coisa dígna e louvável mesmo, não é, carlixo nanyco????!!!!

  5. 💀☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠💀 Que bonita a "personalidade genocida mais influente" do ano!!!!! Influenciou mais de 600.000 BRASILEIROS para a morte!!!!! 💀☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠☠💀 Coisa dígna e louvável mesmo, não é, carlixo nanyco????!!!!

  6. É a própria "vida de gado, povo marcado, povo feliz"! Eles são incapazes de raciocinar por si mesmos, precisam que alguém lhes diga o que pensar, o que fazer e como agir!!! 😆😆😆😆😆😆😆😆😆😆......

  7. ATENÇÃO TODOS OS MUARES, _ URGENTE! __ O PR Bolsonaro, o MITO, é eleito a personalidade do ano na revista TIME, uma disputa saudável entre dezenas de personalidades de máxima importância em todo o mundo. Parabéns PR, sinal que o mundo quer retornar aos bons costumes, educação, respeito, família & filhos, Pátria e Deus. __ Corram todos lá no JCO conferir essa boa nova e já deixem suas assinaturas. __ MITO - 22, reeleito em 2022. _ O mundo inteiro clama por um Bolsonaro pra chamar de seu.

    1. Nyco e o tal David (é Davi ou Deivid?). 1°- Bolsonaro 2° - Trump Bolsonaro por ter causado milhares de mortes de brasileiros, devida a sua condução equivocada e criminosa no enfrentamento da pandemia, foi o mais lembrado como a PIOR INFLUÊNCIA DO ANO. Moro Presidente 🇧🇷

    2. Se evadiu da sala de aula né seu Roberto Farias M da Silva, safadinho héin? _ Essa geração Paulo Freire foi um grande prejuízo para a Nação.

    3. ô jumento se eleito a personalidade do ano por esta revista não significa que por dar exemplo de rendição está de imbecilidade governamental e atitudes de anta que só esse bandido tem. De fato no mundo não há outro tao estúpido como esse demente, por isso até eu voto nele como personalidade negativa do ano e da história desse país.tudo que de ruim existe no ser humano esse bandido representa. só o gado fanático é cego sem cérebro não ver.

    4. Pior que os antas, jumentos e mais uns jornalistazinhos de fundo de quintal que fazem bico aqui, TODOS de "boquinhas de siri", "cadeado na boca". Se fosse medir o nível de inveja desse povo, explodiria, .. hehe!

  8. É brincadeira, dando palanque para essa coisa, já foi do PT, PSOL e vai em qualquer onda. FOLHETIM MORO.😁😃😆😂😅🐁🐁🐁🐁🐁

  9. Qdo falaram dos 300, logo me veio a mente os 300 de Esparta. Isso é hilário. Esse bando de imbecís, juntamente com gal Heleno e todos esses cupinchas fardados do Bolsonaro, não gostam de guerra, ELES QUEREM É UMA BOQUINHA, pois guerra dá trabalho, já mamar nas tetas do governo sem trabalhar, deixa o sujeito milionário. O máximo que esse pessoalzinho medíocre consegue, é colocar fogo em lata de lixo. É lamentável o rumo que o Nosso Brasil tomou com esse antigoverno. Moro Presidente 🇧🇷

    1. Prezado Paulo, temo que a alusão aos 300 de Esparta seja fichinha, perto da conexão com os Tonton Macoute. Se puder, veja os dois comentários que fiz, após o comentário do Rogério.

  10. Não se faz mais general com antigamente, este veio da musiquinha do centrão se tivesse família coerente já tinham pedido para cair fora, chega de tanta bobagem

  11. Essa eu não entendi. Sara diz que o USO orientou o grupo, mas é INCAPAZ de citar o nome de um único representante do tal Gabinete? Como diabos o grupo se referia aos tais representantes do GSI? Usavam "nickname"? Como o grupo sabia que os caras eram MESMO do GSI? Cabrunco. Claramente, ela está invalidando o próprio depoimento. Está protegendo Heleno e Bolsonaro. MPF algum vai abrir um processo com base num depoimento desses.

    1. E como se davam esses contatos? Via WhatsApp? Telegram? Carta? Sinal de fumaça? Onde eram essas reuniões? Ninguém gravou nada? Bem, esperar pra ver, né? Enquanto isso… MORO2022🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  12. Então, e o que acontece com este fascista? Agente da Gestapo Bolsonarista. NADA. Vai ficar tudo como está. Todos são bandidos transvestidos de democratas. Querem o poder para destruir a democracia e implantar uma Ditadura nos moldes do fascismo. Gente que pensa pequeno, achando que são eternos. Uma corja de picaretas.

    1. Os generais subornados por Bolsonaro,todos se comportam da mesma maneira,subversivos e aloprados

Mais notícias
Assine agora
TOPO