Ricardo Stuckert

A promessa de caciques do MDB a Lula

12.04.22 12:09

Em um jantar em Brasília, caciques do MDB entusiastas da candidatura de Lula ao Palácio do Planalto prometeram ao ex-presidente na noite de segunda-feira, 11, empenho para garantir a ele o apoio do partido em onze estados — Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

No Amapá, a articulação será feita em parceria com Randolfe Rodrigues, líder da oposição no Senado e integrante da coordenação da campanha de Lula. Filiado à Rede, o congressista tem no estado seu reduto eleitoral. Em Sergipe, a aliança com o MDB apresenta obstáculos, tendo em vista que o senador petista Rogério Carvalho, pré-candidato ao governo, é contra o movimento.

Em estados como Alagoas, por sua vez, o suporte é praticamente garantido, já que a sigla é controlada regionalmente pelo senador Renan Calheiros, um dos principais aliados do ex-presidente no MDB.

Durante o encontro, senadores e lideranças do MDB ainda fizeram um alerta sobre o impacto na campanha de declarações relacionadas à pauta de costumes, que contempla, por exemplo, a legalização do aborto. Os políticos frisaram que adversários políticos do petista podem usar as falas para gerar “fake news” e “distorções“.

Segundo Jean Paul Prates, líder da minoria no Senado, Lula levou em consideração as ponderações, mas argumentou que há um “enfrentamento necessário” relacionado às questões. O ex-presidente teria dito que precisar tratar de todos os assuntos, “porque é isso que se espera de um candidato com a experiência de já ter governado o país“.

Paul Prates acrescentou que, embora o MDB patrocine a pré-candidatura de Simone Tebet ao Planalto, sob a resistência de alas da velha guarda do partido, a campanha dela não foi pauta no jantar. Lula, no entanto, teria saído em defesa da união de partidos do “centro democrático“.

“(Geraldo) Alckmin, (José) Serra e FHC foram adversários mas nunca inimigos do PT. Eles disputavam eleições conosco em cima do tabuleiro democrático e participativo, nunca negando ou menosprezando as bases do Estado de Direito. Agora estamos diante de inimigos da democracia”, pontuou o petista.

Nas redes sociais, caciques emedebistas compartilharam registros do jantar. Anfitrião do encontro, Eunício Oliveira afirmou que a reunião foi “um momento importante de reflexão sobre os desafios para as eleições de outubro, ao lado daqueles que desejam fazer do diálogo a ferramenta de construção do caminho a ser trilhado”.

Marcaram presença no evento, ainda, nomes como Renan Calheiros, Marcelo Castro, Omar Aziz, Veneziano Vital do Rêgo, Dário Berger e Rogério Carvalho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sei muito bem para que querem o governo. Acabar o a lava Jato e e com a moral e dignidade que ainda resta a política brasileira.

  2. Ano de eleições é o tempo de colocar à prova nossos valores morais. Para mim serve para isso.Um festival de máscaras. Ano do sequestro da verdade da realidade. Mentira, hipocrisia, falsidades, falta de ética, falta de educação, etc, etc. A formação da personalidade cidadã é atacada de forma brutal. Os verdadeiros valores humanos são deturpados. Ano do conto do vigário.

  3. Pena que a genitora do molusco (aquela que nasceu analfabeta) não teve o direito ao aborto pleiteado agora pelo filho... Moro ou nada!

  4. Esta país não muda e nunca mudará ! Daqui 3/4 anos vamos estar aqui falando das malvadezas do prox Governo ! Qq que seja .. quem tem que mudar sou eu !! P EU…

  5. A pauca vericundia reina no meio político. Como tantos amam a lama onde se enterram e chafurdam. Triste país! Onde está a Justiça??? Vai saber!!!

  6. Um bando de "cara de pau" esses politicos. O que eles querem é carona nas costas do Lula-drão. Todo mundo mundo sabe que nos Estados citados Lula-drão sempre compra os eleitores com sutis mentiras, e promessas de esmolas, pagas por nós. Quero ver eles se queimarem, apoiando o nove dedos no sul, sudeste. kkkkkk

    1. FIRA BOZOLULOPETISMO !! NEM LULADRÃO NEM BOZO PSICOPATA. na Verdade dois Psicopatas corruptos pois Destruiram a lavajato

  7. Bolsonaro deu oxigênio pra esse povo chegar forte na próxima eleição, Ciro, André Janones ou Novo, vamos arriscar no mais bem colocado, fazer o quê neh

  8. Nada melhor do que a união de muitos cleptocratas para administrar a cleptocracia nacional, cuidando sempre de impedir qualquer aventura civilizatória de algum juiz, promotor e/ou repórter investigativo com mania de zelar pelas leis e o bem público.

  9. que timaço, nós bons tempos de lava-jato àquela PF enchia o camburão, só band..ido, ratarada da pior espécie, quem vota nessa gente tem de ir pro hospicio.

  10. Combinando o mensalão2? Será que o chuchu vai descobrir de onde veio o dinheiro para o dossiê "democrático" dos aloprados (2006)? Será que o gagacê ainda fica feliz quando o 9 dedos chama o governo dele, gagacê, de herança maldita. 9 dedos e, por extensão, petralhas não são democráticos. Mensalão, petrolão, apoio a ditaduras (incluindo o putin), incentivo à violência ("para prender o 9 dedos vai ter que rolar sangue", pegar em armas para impedir o impeachment da anta)...

  11. União dos CORRUPTOS , BANDO DE SANGUESSUGAS POLÍTICOS TUDO CHEIRANDO A MOFO !!! NEM O PRESIDIÁRIO E NEMO BOZÓ!!! MOROOOOOOOOOO É O ÚNICO

    1. QUE HERANÇA MALDITA ESTAMOS DEIXANDO PARA NOSSOS FILHOS E NETO!!! OU É MORO OU É NULO

    2. MORO UNICA VIA. POR UM BRASIL MAIS JUSTO E MENOS CORRUPTO.

  12. Fazemos críticas a essa cambada de bandidos e hipócritas, mas, se eles estão, graças ao povo. Então, cada povo tem os políticos que merece.

    1. Nem Lula nem Bolsomerda, mas pelo q se desenha não temos opção.

Mais notícias
Assine agora
TOPO