Foto: Sanepar/ divulgação

Aegea leva concessão da Sanepar, a primeira após decretos de saneamento

14.07.23 14:57

A Aegea levou a concessão da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), para a operação de água e esgoto em 16 municípios da região metropolitana de Curitiba e no litoral do estado, pelo prazo de 24 anos. O leilão foi realizado nesta sexta-feira (14) na B3 em São Paulo.

A Aegea —uma das maiores operadoras de saneamento privado do país — ofereceu o valor-base de 3,19 reais por metro cúbico de esgoto tratado. O montante, um deságio de 30,65% no valor esperado pelo governo do Paraná, foi um centavo abaixo da outra proposta, de 3,20 reais, apresentada pela espanhola Acciona.

Ao todo, o investimento esperado pelo governo de Ratinho Jr. (PSD) é de 1,2 bilhão de reais. Esse é o primeiro leilão do setor depois que o governo federal editou decretos sobre o saneamento, para contornar vetos ao marco legal do saneamento feito por Lula.

Essa é a primeira de duas privatizações que o governo paranaense deve levar à B3. A outra, a esperada concessão da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), deve ocorrer no dia 25 de julho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parabéns ao povo do Paraná e ao Ratinho Jnr.! Numa democracia de fato não tem sentido o estado ser empresário. Vejam o que acontece com empresas públicas: viram cabide de empregos e moeda de troca dos governantes, são antro de corrupção e dilapidam o Tesouro Nacional. Exemplos: Cia Vale do Rio Doce privatizada no governo FHC, no último balanço da estatal, gerou lucro de pífios 50.000.000,00 de dólares. Privatizada, ano após ano, lucrou muitos bilhões de dólares!

  2. Desejo sorte aos interessados. O caso da Sanepar parece que foi mais fácil. Já o a Copel sei que haverá grandes manifestações do PT, CUT, MST etc.

Mais notícias
Assine agora
TOPO