Reprodução/Al Jazeera

Com Talibã, Afeganistão torna-se o pior país do mundo para os cristãos

19.01.22 10:55

O Afeganistão assumiu a liderança da Lista Mundial da Perseguição de 2022, organizada pela ONG Portas Abertas, que monitora a situação dos cristãos perseguidos pelo mundo. O resultado foi divulgado nesta quarta, 19.

Com isso, o Afeganistão desbancou a Coreia do Norte, que manteve-se no topo do ranking nos últimos 20 anos.

A entidade afirma que essa troca não ocorreu porque a perseguição a cristãos na Coreia do Norte diminuiu. Pelo contrário, as dificuldades para os adeptos do cristianismo no reino da família Kim “aumentou em níveis extremos“.

A questão é que a situação no Afeganistão piorou muito após a tomada de poder do grupo terrorista Talibã (foto), em agosto do ano passado. Sob o novo regime, execuções públicas e sequestros de meninas cristãs tornaram-se comuns.

Os cristãos que vivem no Afeganistão são chamados de “cristãos secretos“. Se descobertos, podem enfrentar a morte. “Os homens cristãos no Afeganistão enfrentam a morte quase certa se sua fé for descoberta“, diz Marco Cruz, secretário-geral da Portas Abertas no Brasil. “Mulheres e meninas podem escapar da morte, mas para isso precisam se casar com jovens combatentes do Talibã, que querem o que chamam de despojos de guerra. Quando mulheres e meninas são estupradas, elas são traficadas.”

Segundo Marco Cruz, os terroristas do Talibã estão rastreando ativamente os cristãos, até mesmo indo de porta em porta para encontrá-los. “Grande parte da população cristã fugiu para regiões rurais ou campos de refugiados em nações vizinhas. O problema é que todos esses países são igualmente hostis aos cristãos“, diz Cruz.

A lista da Portas Abertas foi elaborada com bases em dados colhidos entre outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se olhar direitinho talebans são terraplanistas também. do jeito deles sao terrivelmente evangélicos. e tem vários filhos com várias esposas também, mas isso é só coincidências.

  2. Acho que o Afeganistão é o lugar ideal para enviarmos os bozistas para passear. O Joãozinho está doido para ir para lá junto com o Carluxo. Ópio não faltará para embalar as duas dondocas!

  3. o islamismo como o cristianismo vieram da costela judaica de Adonai e Abraão o primeiro sob influência do segundo ... quem mesmo falou que a "relegião" é o ópio do povo? ressuscitem-no já e o mandem pacificar o Oriente mas antes lhe tirem a barba.

    1. Que maravilha. Dois muares bozistas zurrando! Zôo neles!

    2. Zezinho defecando suas opiniões recalcadas!!!!!!!! Cada dia mais burro…..

  4. Reportagem estranho. Pensei que este país seria o Brasil. Basta ver os números de cristãos pobres, famintos, desprotegidos e explorados.

    1. Simone...É claro que dá para comparar. Bastas pegar os números. Não seja igual ao Joãozinho Béocio...

    1. JESUS,só olhando… MARIA ,estarrecida… JOSE (Zezinho) vomitando asneiras….

Mais notícias
Assine agora
TOPO