Agência BrasilAlcolumbre observa Toffoli: o senador quer aval do Supremo para tentar seguir na presidência

Alcolumbre lembra a Toffoli que defende o STF de ataques ‘há seis meses’

24.09.19 14:59

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, avisou que a maioria do Senado trabalha para defender o Supremo Tribunal Federal de ataques que a corte vem sofrendo “há seis meses”, no encontro com o presidente do Supremo, Dias Toffoli (foto), no fim da manhã desta terça-feira, 24.

“O STF nunca foi agredido como está sendo nessa quadra”, avaliou o senador do DEM do Amapá. “E o Senado sempre se manifestou solidário”, lembrou. Alcolumbre vem atuando para evitar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os tribunais superiores, a chamada CPI da Lava Toga.

Toffoli recebeu 15 senadores, liderados por Alcolumbre. Eles foram a pé do Congresso até o tribunal para pedir um posicionamento do Supremo sobre a operação da Polícia Federal na quinta-feira, 19, de busca e apreensão no gabinete do senador Fernando Bezerra, líder do governo na casa. Bezerra é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro desviado de grandes obras do Nordeste.

A operação foi autorizada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, contra um parecer da ex-procuradora-geral da República Raquel Dodge, que considerou a medida “invasiva”. Alcolumbre afirmou que a decisão de Barroso “invadiu o Legislativo e o Executivo”. A opinião, segundo ele, é também “de todos os senadores”.

Além de Alcolumbre, estiveram com Toffoli Eduardo Gomes (MDB-TO), Jacques Wagner (PT-BA), Paulo Rocha (PT-PR), Daniella Ribeiro (PP-PB), Telmário Mota (Pros-RR), Rogério Carvalho (PT-SE), Humberto Costa (PT-PE), Eduardo Braga (MDB-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Katia Abreu (PDT-TO), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Jayme Campos (DEM-MT) e Vanderlan Cardoso (PP-GO).

O Senado pediu oficialmente que o plenário do STF discuta a medida autorizada por Barroso, e que seja determinada a devolução de qualquer material apreendido, para “se restabelecer a harmonia e separação dos Poderes e a imagem do Congresso Nacional”.

Depois do encontro, Toffoli afirmou que o plenário da corte deve discutir a concessão de medidas cautelares contra parlamentares sem o aval da Procuradoria-Geral da República. “É um tema importante”, reconheceu Toffoli. “Não me lembro, nesse período que estou aqui, nem em plenário, nem em turma, da discussão a respeito dessa possibilidade de um atendimento diretamente da polícia sem o aval da Procuradoria-Geral”, declarou.

O presidente do Supremo evitou, no entanto, determinar um prazo para realizar o debate. Toffoli alegou que a questão “tem que ser amadurecida, tem que ser bem pensada”. Segundo o ministro, qualquer decisão, se tomada, “vai ser tomada colegiadamente, justamente para estabelecer um marco”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que vergonha, tanto lava lá que lavo cá e tudo fica sujo. Srs DEPOIS DESSA ULTIMA ELEIÇÃO. O povo hoje sabe seu poder . Registra no seu coração TUDO MAIS TUDO. ESSA TECNOLOGIA COLOCA AS INFORMAÇÕES EM TEMPO REAL PARA TODOS OS BRASILEIROS. NAO PRECISANDO MAIS DE COMÍCIOS COM BANDAS , TELEVISÃO, GLOBO, ETC. AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES VOCES POLÍTICOS, VERAO A CONFIRMAO DO QUE ESTOU A FALAR. MUITA DENTE PAGARA UM PREÇO.

  2. É brincadeira: seis meses defendendo o Supremo. Meu Deus. E dificil.acreditar que tal frase partiu do Presidente do Senado Federal

  3. Nao entendi o porquê desde medo da "visita" da PF nos Gabinetes e de toda essa movimentação do Predidente do Senado, juntamente com alguns Senadores , ja conhecidos irem pedir proteção e arrego ao STF. Diz o velho ditado que: Só teme, quem deve...o mundo atual exige controle e transparência.

  4. O traseiro do alcolumbre deve estar a prêmio, senão não defenderia o outro que a batata está assando também. Espero que ambos afoguem juntos, mas acho que um deles atira no outro antes de cair.

  5. Minas Gerais representada pelo senador Pacheco do DEM pede desculpas ao povo brasileiro...Rodrigo Pacheco, traidor do povo mineiro...sua hora vai chegar, seu canalha!

    1. Honrado povo de Minas! Já escorraçaram a anta da Dilma que a dupla Lewan/Calheiros havia poupado da cassação de direitos políticos ao cabo do impeachment. Continuem com vossa exemplar obra de limpeza!

  6. Observaram a lista de senadores citados nesta matéria? São todos (ou quase todos) comprometidos com investigações da Lava Jato. Não estão propondo senão mais um "toma-lá-dá-cá a Tofolli. O BR ainda está infestado de maus-caráter e ladrões nos Poderes da República. Gravem bem essa lista. Na primeira oportunidade, "pé na bunda". Tem um petista do meu Estado que, aqui, não se elegerá mais.

  7. Pocilgas, seus ocupantes são bem fiéis e solidários, e o povo que paga tudo isso, só resta ficar com o odor e juntar as fezes!

  8. Será q nos EUA, Reino Unido, Canadá, França, Italia, Alemanha, Noruega, Dinamarca, Suécia, Espanha, Portugal, a corte suprema desses países se submetem a isso?

  9. Esse tal de Vanderlan Cardoso no qual votei,nunca aparece para o bem,mas para apoiar a corja esteve presente.Se arrependimento matasse por ter votado nele já tinha morrido.Mas,deixe estar.Sua hora vai chegar.Traíra.

  10. O Ministro Barroso tomou a decisão certa . Quem comete atos ilícitos tem que se submeter as condições impostas pela lei.

  11. Algumas instituições fundamentais do Brasil, como o Congresso e o STF, estão a tudo fazer para oficializar um modelo cleptocraca de poder que impera em Brasília!!!! Os brasileiros precisam reagir de forma enérgica contra esses “acordões”, que nada têm de republicanos, e expulsar, em definitivo, as maçãs podres que habitam essas instituições!!

    1. Falou certíssimo Myriam! Todos ladrões e todos sabem que são!

  12. Esses cara não tem vergonha mesmo, ao invés de trabalhar ficam querendo acoberta os roubos um do outros que congresso e judiciário atual sujo, da nojo !

  13. Finalmente, Renan II, o oportunistas, declara descaradamente que êle e seus..."seguidores" usam as representações dos NOSSOS Estados federados para proteger de investigações, os ministros do STF. Vergonha, traição. Até quando está farsa de democracia?

  14. O Alcolumbre não deve esquecer que nunca mais vai se eleger ...esse gordinho lixo...deve ser lembrado nas redes sociais como o Renan 2, Sarney ? E outros lixos que presidiram está sofrível entidade chamada senado que não serve para nada ...

  15. Sempre os mesmos contra o Povo! Não é possível que os Senadores, alcaguetados por Alcolumbre, não reajam! Ele os rebaixou a nada!

    1. Levou consigo o que há de melhor no senado. De fato, os melhores corruptos do país!

  16. Faça -me o favor de desaparecer excelência Alcolumbre e cia... Agora, até negociata para não prejudicar a excelência Toffoli...

  17. Temos 15 nomes de senadores para trabalhar fortemente e impedir a reeleição deles + Bezerra. Aí já começa a dar uma clareada no céu

  18. Eu te protejo e você me protege! Uma descarada demonstração de improbidade e corporativismo! Vamos lembrar que denunciar e pedir investigação de entes públicos que estejam realizando atividades duvidosas de ilicitudes não é um ataque, é tentar proteger uma instituição que deveria ser a casa da licitude. Os Ministros do STF não são o STF!

  19. É inacreditável senadores, inclusive o Presidente do Congresso Nacional, recorrerem ao STF buscando proteção para encobrir possível ma conduta daqueles que representam a República no Parlamento brasileiro. Como disse Sylvio Britto:”tá todo mundo louco, oba...” Decepcionante se considerarmos o que deveriam ser e estarem fazendo.

  20. Acontece que o STF , Alcolumbre e Maia nunca enganaram ninguém! Tem o poder infelizmente mas a força e o poder do povo é maior, aguardem!

  21. Davi Calheiros ou Renan Alcolumbre, tanto faz, é apenas mais um salafrário a presidir o Senado. E a corja de pilantras que o acompanhou na visita ao cafajeste-mor presidente do SPTF não poderia ser melhor escolhida. Dá náuseas, sabe. É claro que defendem o SPTF, são parceiros no crime.

  22. Olha só quem quais os senadores que acompanham o chefe, Alcolumbre, so bandido que esta na lava jato. E foram se encontrar com outro que esta na lava jato. Reunião de bandidos. A PF podia ter aproveitado para prender todos.

  23. Ou seja, Toffolete disse "nas entrelinhas" que vai consultar seus pares no STF para saber se existe maioria favorável ao entendimento de blindagem dos corruptos no senado.

  24. O mandato de senadores deveria ser, também, de quatro anos, bem como de ministros do STF. Todos, incluindo deputados, com direito a UMA ÚNICA reeleição ou recondução.

  25. Que estágio chegou nossa Democracia, uma bando de senadores, cuja a maioria, são devedores de seus passado corrupto, pressionando sem nenhum constrangimento e nem reservas do publico, um Presidente da Suprema Corte, que também tem um passado comprometido por ilicitudes, e seu futuro, assegurado por esse mesmo grupo de senadores.

  26. Passei a ter certeza de que eles todos se acham acima da lei!!!! Absurdo, todos temos que respeitar as leis e aceitarmos as investigações. Afinal, quem não deve não teme!!!!

  27. 1-Só bandido, olhem os nomes e os paridos de um por um. 2-Pq o Tofolli não reage quando o beiçola toma decisões monocráticas e sempre para proteger bandidos. 3-Tem algo de errado nisso.

  28. O gorducho (capacho de Renan) e demais comparsas - afundados até o pescoço no lodaçal dos seus crimes - quiseram fazer bonito perante um tecnicamente despreparado e também envolvido/comprometido com falcatruas, outrora "presenteado" com o cargo de ministro pelo ex-presidente presidiário (por ter sido fantoche do meliante Dirceu). Contudo, esqueceram-se os bajuladores do Senado que a Corte não é composta apenas do quinteto nefasto, três dos quais integram a notória $egundona. NOJENTOS !

  29. Fala sério! Não há ataques contra o STF, mas simplesmente ódio contra alguns indivíduos que insistem em ser partidários em defesa de amigos com os quais tem "rabo preso", antigos clientes, parentes, advogados, etc. Só isso! Agora, corrupto deve ser investigado onde quer que seja: no trabalho, em casa, e no senado também. Ora! Quem utiliza Nota Fiscal FRIA é ou não um estelionatário? Um bandido? Hein?

    1. Concordo plenamente, meu caro. Mas, como se diz no nordeste, "é tudo farinha do mesmo saco"!

  30. Fizeram bem os Senadores em protestar contra a agressão descabida, inútil, desnecessária e não solicitada pela PGR, que foi autorizada por um Ministro que adora os holofotes e o aplauso da galera.

    1. cheguei ingenuamente a esperar que o Batore seria menos ruim que Renan. suas ações e movimentações comprovam que só mudou a mosca.

    2. Jorge, sou apenas um defensor da democracia, que só pode existir e bem funcionar com respeito e equilíbrio entre os poderes constituídos. Gostemos ou não.

  31. Belo time de foras da lei tentando proteger coleguinhas! Começando pelo Gorducho que foi treinado na sacanagem pelo Mestre Supremo, Sarney!

  32. É só olhar a turma de senadores que acompanhou Dias Tofolli para ver a falsidade dos questionamentos! A ação da PF foi autorizada pelo STF e bastou!

  33. Favor lembrar ao batoré que o relator é o Ministro Barroso. Mesmo que o Toffoli conceda o que eles querem liminarmente, o mérito deve ser julgado pelo Plenário, aí o Ministro Barroso terá a voz para defender sua decisão.

  34. Bando de bandidos, estão nada preocupados com a transparência estão lá para defenderem interesses próprios e se safarem do mundo de crimes que praticam. Será que o nosso BRASIL tem cura?

    1. Concordo com você plenamente.....O Brasil está na UTI faz tempo,quase em estado terminal.....A tão sonhada cura depende de políticos honestos..........

  35. Estou na dúvida, Renan Calheiros, como presidente do Senado, Faria igual, diferente ou a mesma coisa. Indicação do Onix. O Brasil não é para amadores. Que decepção.

Mais notícias
Assine agora
TOPO