Marlene Bergamo/Folhapress

Além de Lula, sete ex-ministros estão na folha de pagamentos do PT

17.01.22 07:29

Não é só o ex-presidente Lula que recebe salário do PT. Sete ex-ministros da era petista também estão na folha de pagamentos do partido que tentará retomar o poder nas eleições deste ano.

O último a ser “contratado” foi o jornalista Franklin Martins, que comandou a Secretaria da Comunicação no segundo mandato de Lula, entre 2007 e 2010. Com salário de 20,1 mil reais, o ex-ministro coordena desde julho do ano passado a pré-campanha petista nas redes sociais.

Também recebem vencimentos mensais do PT o ex-ministro Luiz Dulci, que foi secretário-geral da Presidência nos dois governos Lula, e Luiz Marinho, ex-ministro do Trabalho e da Previdência do chefe petista. Dulci é membro da Executiva Nacional e fiel conselheiro de Lula. Recebe 17,3 mil reais do partido. Já Marinho ganha 9 mil reais como presidente do diretório paulista.

O PT ainda mantém contrato de aproximadamente 150 mil reais por mês com o escritório de advocacia de Eugênio Aragão, que teve uma breve passagem pelo Ministério da Justiça em 2016, no governo Dilma. A banca defende o partido na Justiça Eleitoral.

ex-presidente Dilma Rousseff, que foi ministra de Minas e Energia e da Casa Civil de Lula, e Fernando Haddad, que foi ministro da Educação, recebem salários da Fundação Perseu Abramo, criada há 25 anos pelo PT e mantida com recursos do fundo partidário.

A instituição é comandada por Aloizio Mercadante, que foi três vezes ministro de Dilma, e hoje atua na formulação do que será o programa de governo da campanha de Lula ao Planalto. Como presidente de honra do PT, Lula recebe salário de 22,8 mil reais do partido.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nosso dinheiro 💸💸💸💸 em vez de ir para a escolas, hospitais e segurança sustenta políticos que participaram do maior cara esquema de corrupção do Brasil

  2. Somos "patrões" dos empregados do PEB-Partido das Empreiterias e dos Banqueiros (nome fantasia PT). É isso? "Patrão" não é quem paga os salários??! Ou não é mais?? Namastê!

    1. É por isso que eles tem medo de Sergio Moro

  3. É uma imoralidade pessoas como Lula e Dilma que já recebem pensão como ex-presidentes,ainda receberem do fundo partidário, dinheiro do contribuinte. Isso não é ilegal? Alô Ministério Público!

  4. E a dra. Em economia formada pela GLORIOSA ufrs ( ou foi Unicamp?) disse que, segundo as mas línguas, "... se a terceira doze é que imuniza, por que não começar por ela...". O texto não bem este, mas inteligente, sim. Tem que vice do Lula. E gleisi conselheira particular e confidencial. Abaixo só dá Vanja.

  5. 1- As ideias petistas p/ a economia, são realmente o cometa do filme NÃO OLHE PARA CIMA, pois vai destruir o Brasil. A volta do PT ñ estava no nosso radar. Uma confluência de fatores deixaram o Brasil vulnerável p/ isso. Termos um STF político, e sobretudo, a tragédia que está sendo o governo Bolsonaro. O governo Bolsonaro é a MATÉRIA ESCURA q interage gravitacionalmente com o COMETA PETISTA, atraindo ele para atingir o Brasil em cheio.

    1. 2- Temos um míssil SEGURO e EFICAZ, segundo os meus cálculos, para atingir e destruir o cometa. Esse míssil é o Moro 🇧🇷.

  6. Aí vem a receita federal com perseguições a assalariado que declarou despesa no IR de rs 2000,00 com dentista. Não. Vamos ficar com os dentes podres. O Brasil precisa arrecar para distribuir pra ladrões e dar benesses pra funci da receita, que pouco pagam.

  7. O duro é que quem tá pagando esse monte de vagabundos é quadrilheiro somos nós. País que só próspera pilantra, parabéns STF o Santo dos bandidos.

  8. Como sempre dinheiro dos nossos sacrificados impostos, indo para corja de ladrões e indiretamente assassinos, pois a corrupção tb mata por falta de leitos em hospitais, falta de segurança pública, etc,etc.............sem contar que este PT está sempre metido em assassinados, haja vista o caso do prefeito do PT assassinado Celso Daniel, encontrado torturado e morto. a pergunta não quer calar, pq torturaram ele, o que ele sabia ou ia contar ?????

  9. ENQUANTO OS POLÍTICOS CONTINUAREM A FAZER LEIS QUE OS BENEFICIAM, TEREMOS ESSA DISCREPÂNCIA ADMINISTRATIVA E QUEM SABE ATÉ LEGAL. NÃO VOTE EM NENHUM POLÍTICO VELHO, OU SEJA, NÃO REELEJA NENHUM POLÍTICO. VAMOS INOVAR.

  10. a bem da verdade ilegal não é e por que só listam os ungidos pela quadrilha? muitos são como Marina, Ciro, Valdemar, Jeferson, Bivar, Kassab tem mais e agora Moro demitido da multi .. e repito não há no caso ilegalidades ... há imoralidade e extrema covardia da pior politicalha de nossa história a receber $ 25 mil mensais pagos por um povo tolo submisso cuja renda média é de míseros $ 2.300 reais ... o fanatismo estúpido será sempre contra uns e a favor de outros .. e lá vamos nós ao lixo.

    1. AMAURY COM CERTEZA MAIS O MAIOR CULPADO É O POVO BRASILEIRO QUE VENDE O SEU VOTO É REELEGEMOS OS PIORES POLÍTICOS TEMOS QUE ACABAR COM O VOTO OBRIGATÓRIO E PARAR DE IDOLATRIA POLÍTICA

  11. Aqui não temos partidos temos quadrilhas. O pobre eleitor defende e briga por causa desses Lularápios e Bolsonóquios que não passam de quadrilheiros e milicianos. Só o Juiz pra combater o crime. Moro 2022.

  12. No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas. Dito isso e considerando que Luladrao e Dilmanta tem três outras rendas, ex-presidentes etc. Ta tudo certo. Justiça Social. PRA ELES E “CUMPANHEIRADA “.

    1. Luiz sejamos honestos não são apenas os esquerdopatas criminosos não mas TODOS caciques desta politicalha cínica com raras exceções esta a verdade que não querem enxergar.

  13. Sérgio Moro Presidente, poderá mudar boa parte desses descalabros…propondo mudanças no Congresso que deveria trabalhar pelo povo brasileiro e não para partidos políticos que mais parecem Organização Criminosas.

    1. Só isto que você sabe dizer? Já encheu o saco, muda o disco.

  14. É muito parasita usufruindo do dinheiro público! Essa Lei precisa mudar. Estamos de saco cheio de fundões que não ajudam em nada .

  15. Fazer política é fazer a arte de enganar o povo! Ninguém trabalha! Vivem às custas do “idiota” do eleitor que paga os impostos que vão para o famigerado “Fundo Partidário”!

  16. Coitado do Brasil e de nós pagadores de impostos . É revoltante saber que esses políticos sem nenhum pudor estão à frente das pesquisas para governar o país e dar continuidade a essa anarquia.

  17. O mensalão e o petrolão mostraram aos brasileiros que o PT não passava de uma “organização criminosa”, segundo um dos mais respeitados ministros da Suprema Corte deste país. O mesmo STF, por meio da segunda turma, decidiu resgatar o projeto do lulopetismo na esteira da desconstrução da operação Lavajato pelo Jair. Os brasileiros precisam exorcizar o populismo patrimonialista e reconsiderar os privilégios da República, para que o BR renasça e volte a crescer sem essas mazelas de sua história.

    1. 👏👏👏 Pela terceira via renovação do Parlamento. Reformas Politica, Administrativa, Tributária…

Mais notícias
Assine agora
TOPO