Governo do Estado de São Paulo

Aliados de Doria minimizam risco de debandada de filiados

16.01.22 15:46

Setores do PSDB fechados com a candidatura de João Doria à Presidência avaliam que o grupo contrário ao governador de São Paulo é formado por tucanos órfãos da saída de Geraldo Alckmin da legenda e pelos que ainda não cicatrizaram as feridas abertas durante as prévias do partido.

Isso ainda vai demandar um tempo para se decantar. Mas Doria tem de 70% a 75% da legenda com ele”, contabiliza um dirigente, sob reserva.

Os que não estão com Doria podem deixar a sigla durante a janela partidária, prevista para ocorrer entre 3 de março e 1º de abrilIntegrantes da executiva nacional do partido, no entanto, dizem não temer a debandada. É o caso do deputado Beto Pereira, do Mato Grosso do Sul, aliado de Doria.

Haverá saídas e entradas (de deputados). Em razão da força da legislação eleitoral, existem acomodações que precisam ser feitas para sobrevivência de alguns parlamentares”, avalia o parlamentar. “Não é que o deputado quer sair por sair. É que, dentro do partido, ele não consegue se viabilizar. Existe gente que está dentro do PSDB e que quer sair e tem quem queira entrar, porque veem no PSDB uma possibilidade de se eleger”, diz Pereira.

O partido tenta se recuperar da derrota sofrida nas eleições de 2018, quando elegeu 29 deputados e caiu de terceira para nona maior bancada da Câmara. Em 2014, havia eleito 54 parlamentares. Para 2022, Beto Pereira diz trabalhar com “um crescimento pé no chão”, de 30 para 40 nomes. “Tivemos uma queda muito grande e consistente, mas 2022 é o momento de inverter a curva”, projeta.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. tá bom Cláudio os incomensuráveis e estratosféricos 2% nas pesquisas mostram o grande prestígio do citado empatado com a sra. Tebet diz o que? claro que não sou idiota para crer numa pesquisa com 1.200 almas ou 0,004% do canelau em local bem escolhido mas o fiasco é total sem a escada que chutou e vai cair .. pro governo ou pro senado com uma só vaga não ganha .. Dória é carta fora do baralho por ser tão arrogante como todo os ricos deste país.

  2. SR. Governador JOÃO AGRIPINO DA COSTA DÓRIA JÚNIOR.... como é q, sendo empresário, jornalista e publicitário, tão importantes qualificações q facilitam muiiiito entender q ainda não é a sua vez mas que, por pura vaidade prefere prejudicar o BRASIL, prejudicando a TERCEIRA VIA e a si mesmo ao nos decepcionar, dividindo, candidatando-se e negando apoio à ÚNICA CANDIDATURA que pode de fato LIVRAR o NOSSO PAÍS e a TODOS NÓS, das 2 maldições que ora empesteiam o BRASIL: luladralha e bolsodralha???!!!

    1. Una-se à candidatura do 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 DR. SÉRGIO FERNANDO MORO🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 e um dia NÓS lhe levaremos também à Presidência da República. AGORA É A HORA de sermos TODOS NÓS heróis protagonistas em seus devidos papéis, apoiando a única saída viável para RECONDUZIRMOS a NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA À INTEGRIDADE, À ORDEM E AO PROGRESSO!!!

  3. Acredito que o Doria seria um grande presidente. É trabalhador, inteligente, atualizado, tem bom trânsito na comunidade internacional, etc. Uma pena que sua obsessão em conquistar a presidência o tenha tornado arrogante e disposto a pisar tudo e todos. O resultado disso é essa taxa enorme de rejeição.

  4. Voces estao muito enganados !! Ou não enxergam a Administração Paulista ! Acho melhor Moro se juntar logo a Joao Doria

  5. Acredito que ao inves de Moro ; Doria será a terceira via ! O tempo dirá; ele ja esta montando um time de primeira linha e saberá lidar com o Congresso ; o qual tem medo , pânico e horror a Moro … voces verao Joao Doria voar de 6% para 20 % em 4/5 meses !! Aí a turma vai “colar !!”

    1. Concordo com você, Cláudio. E, pelo comentário abaixo, vê-se que os moristas não percebem que a rejeição a Moro é maior do que a qualquer outro candidato, exceto Bolsonaro.

    2. A rejeição do Dória é muito grande no Estado de Sāo Paulo. O é que esse cenário puder? Vamos aguardar.

  6. Este PSDBesta nao vai a lugar nenhum e certamente depois das proximas eleicoes vao sobrar menos de 20 parlamentares e virar um partido nanico de forma mais que merecida. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  7. Dorinha não se viabiliza nem ora síndica de condomínio! E bom que vai acabar este partidozinho corruptos de esquerda e que entregou o poder pro partido mais corruptos da história

    1. Acho que vc está confundindo o Doria com o Bolsonaro. Doria é governador do estado mais rico do Brasil, e tem realizado um ótimo trabalho, por ser competente, e sobretudo, por se cercar de pessoas competentes. O eleitor elegeu o PT em 2002. Doria conseguiu evitar a vitória do Márcio França em SP, e vai conseguir impedir que o PT vença no estado. Já o Bolsonaro disputa com o GM, quem é o maior cabo eleitoral do Lula.

  8. Doria é hj o quadro + relevante do PSDB. O PT continua PT, com o mesmo pensamento retrógrado na política e na economia, tanto q trás novamente o único líder, Lula, e todos os caquéticos q deveriam ter sumido do mapa, junto com o ex-presidiário. Acho q o NOVO PSDB do Doria, tem uma oportunidade p/ mudar a marca. Conseguiram montar uma ótima equipe p/ pensar o futuro. Está na hora de enterrar o passado.

    1. Doria viabilizou a Coronavac por sua competência, coragem e perspicácia. Faz um governo de princípios e valores. Quais são os princípios e valores do governo Bolsonaro, já que está cercado pelo Centrão, pelos parasitas e por aloprados?

    2. Que equipe? Não se viabiliza nem pra síndica de condomínio! O psdb vai ser reduzido a sua insignificância principalmente com a escória do doria sem princípios

    3. Uma boa palavra para começar um brainstorming para a escolha de um nome, é consCIÊNCIA.

  9. E ainda tem delinquente pervertido que pensa que o Bozo irá para o segundo turno, kkkkkkkkkkkkkkkk. Mais uma prova cabal de que os Bozistas possuem um neurônio só. E olhem que estou sendo muito generoso com eles!

  10. Por mim, todos esse candidatos 'cabeças-fracas' da 3ª via já poderiam ir jogando a toalha, pois no meu entender eles não tem a menor chance. Fiquem para assistir o MITO destruir e encerrar a carreira criminosa do maior ladrão da história da humanidade. __ Tenho alfafa aqui novinha, quero ouvir zurros/relinchos, .... kkk!

  11. Bem, ter 70% ou 75% do PSDB para uma campanha a presidente é absolutamente nada. Melhor desistir e apoiar o candidato mais forte da terceira via.

Mais notícias
Assine agora
TOPO