Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aloysio Nunes fez contato com Gilmar “de forma acintosa”, diz Lava Jato

06.03.19 21:13

Ao pedir a suspeição do ministro Gilmar Mendes (foto) nos casos que envolvem Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, a força-tarefa da Lava Jato no Paraná disse que o contato do ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB, com o ministro do Supremo se deu “de forma acintosa”.

O Ministério Público Federal quer que o Supremo Tribunal Federal declare a suspeição de Gilmar Mendes para julgar reclamação apresentada por Paulo Preto, acusado de ser um operador do PSDB. A Lava Jato descobriu que ele tinha o equivalente a 132 milhões de reais na Suíça e emitiu cartão de crédito para o ex-ministro Aloysio passear na Espanha.

Em 19 de fevereiro, Aloysio foi alvo de uma fase da Lava Jato. Os dados do seu celular, apreendido pela Polícia Federal, revelaram tratativas diretas com o gabinete de Gilmar Mendes. Foram pelo menos dois telefonemas no dia 11 de fevereiro, dois dias antes de o ministro decidir em favor de Paulo Vieira para protelar um processo que corre em São Paulo. O próprio Aloysio resumiu a conversa para seu advogado, o ex-procurador José Roberto Santoro — que, aliás, também é advogado de Paulo Vieira de Souza. “Falei. Resposta vaga: ‘sim, já estou sabendo…. Compreensível dadas as circunstâncias’”, disse o ex-ministro. Esta foi a resposta do advogado: “Vc é um anjo”.

A Lava Jato viu graves suspeitas na conversa com Gilmar Mendes. Isso porque Aloysio já era investigado pela Lava Jato e os contatos foram feitos por ele e não pelo advogado constituído. “A narrativa acima expõe a interferência de Aloysio Nunes, em interesse próprio e do também investigado Paulo Vieira de Souza, junto ao Ministro Gilmar Mendes, valendo-se de relação pessoal com este. […] A gestão junto ao Ministro Gilmar Mendes não foi feita por José Roberto Santoro, advogado de Aloysio Nunes e também de Paulo Vieira de Souza. De forma muito mais acintosa, o contato foi feito pelo próprio investigado da Operação Lava Jato, Aloysio Nunes Ferreira Filho, com o E. Ministro do Supremo Tribunal Federal”.

O pedido foi assinado por 14 procuradores e encaminhado à procuradora-geral da República, Raquel Dodge (foto). Caberá a ela apresentar a petição ao Supremo Tribunal Federal. A força-tarefa cobrou pressa. “Trazemos com urgência todos os fatos acima descritos, certos de que Vossa Excelência adotará as medidas cabíveis com a velocidade e presteza costumeiras, de forma a evitar que o interesse público subjacente às investigações possa ser prejudicado e que uma mácula de desconfiança paire sobre decisões proferidas por E. Ministro da Suprema Corte”, diz o documento. Raquel Dodge, como se sabe, contou com o apoio de Gilmar Mendes para ser nomeada pelo então presidente Michel Temer para o cargo de procuradora-geral. Eis aí um embaraço daqueles que poucas autoridades sentem prazer ao enfrentar.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Impeachment do Gilmar é prioridade. Nada pode obstruir isso. O Brasil precisa vencer o Supremo ou sempre estaremos nessa merda, reféns desses filhos da puta de toga atrasando o país. Hoje #ImpeachmentGilmarMendes foi recorde no twitter. Agora esse merda sai fora e vamos derrubar esse Supremo de vândalos asquerosos bandidos e bandidas

  2. O problema é constitucional:Ministro não pode fazer bico.No máximo,ensinar(professor).Não chega a ser nem "meio-bico"(se seguir a remuneração normal de professor).

  3. Na mídia esquerdista e comandada pelo verdadeiro crime organizado deste país Ficou e ficará calada .Esse é o verdadeiro vespeiro da República.

  4. Com esse episódio está claro o interesse de Gilmar em julgar o Paulo preto. Se o STF não tomar as medidas cabíveis comprova o q todos sabemos. #foraSTF

  5. Investigado pela RF.... telefonemas com investigados e réus que julga não são novidades para esse "ministro " ..... ele é amigo dos ladrões !!!! Esse homenzinho de mínima estatura é suspeitíssimo. É bom lembrar que o homem coordena uma usina de habeas corpus e seu prazer é desqualificar as investigações com a alegação de estar agindo em nome da justiça . De qual justiça , "ministro" Gilmar Mendes ???

  6. Está circulando no WhatsApp um vídeo do jurista Deltan Dallagnol sôbre o perigo de acabar com a operação lava jato. Gostaria de saber mais sôbre isso

  7. quando o digníssimo recebeu a informação de que estava rolando... tratou logo de emitir um parecer suspendendo o HC que havia assinado... assim fingiu-se de imparcial... BOA, MAS NÃO VAI DAR CERTO...

  8. O assunto é o de sempre: Os ladrões Grandes, estão fazendo de tudo para desmoronar os que são honestos, que trabalham para que este País retorne a linha que há muitos anos saiu e eles não querem perder suas bocas. Se não houver deste o STF, Senado, Deputados e M.P.F. uma união, será muito difícil pois a quadrilha é imensa rastreando em todos setores!

  9. Qdo 14 procuradores assinam petição colocando a suspeição deste senhor togado, o que será preciso mais para que sejam tomadas providências urgentissimas sobre as ações tomadas por este ministro. Ele é um servidor público deve satisfações aos seus empregadores, nós o povo brasileiro. Chega de tanto desmando, falta de ética, moral, ele não tem mais credibilidade pra continuar no supremo.

  10. O beiçola já deu provas mais que suficientes de não ser digno de figurar entre entre os ministros da mail alta corte do país.

  11. Os ocupantes de cargos de magistrados de tribunais superiores, até segunda ordem e por mais que aparente ser absurdo, deveriam ser demissíveis "ad nutum". O país está sob nova direção e é preciso renovar eliminando os vícios acumulados nas gestões anteriores.

    1. As relações do Gilmar com investigados, réus e advogados são um eterna ‘Chuva de Prata’.

  12. Quando um dos poderes é tomado por bandidos, esse poder deve ser contido pelos os outros, já está na hora que o Poder Executivo com o apoio do Congresso e das forças armadas afastem quase todos os membros do STF. Não me venham dizer que isso é fascismo, pois fascismo é você ter determinados ministros nos tribunais superiores.

  13. Ja vi tudo. Vai colocar todas toda essa papelada debaixo do traseiro. Uma mao pava uma e duas mãos lavam todas. Raquel Dodge seus dias estao contados. Setembro vem ai. O corporativismo desses intocáveis é acintoso. Veremos se Raquel Dodge como disse o maior ladrão desse país tem " aquilo grosso" . Quando se referiu a ministra Weber.

  14. Aquela gravação METENDO O FERRO EM PUBLICO no carnaval, é bem representativa do povo pagador de impostos por baixo naquele ato. Tem muito ptica grande nos fodendo a anos.

  15. As Cortes Superiores, todas elas, somente deveriam ser compostas por juízes de carreira. A prática atual é visivelmente danosa, para a sociedade e para a própria magistratura.

  16. Por isso que este país não anda para frente. Conchavos, indicações, canalhices, é bandido devendo favores para bandidos. Tudo não passa de um verdadeiro circo com ares de coisa séria.

  17. Agora os fatos se encaixam ainda mais. Nem a ligação de ‘solidariedade’ ao Lula foi despretensiosa. Gilmar quis ter onde se escorar, ao outro lado de seu posicionamento, para não cair. Gilmar Mija Na Cara Da Sociedade.

  18. Gilmar Mendes é soldado do PSDB no supremo; função que ele cumpre com esmero e sem nenhum constrangimento, mas a força tarefa da lava jato, provavelmente tem provas da atuação dele em favor dos tucanos, porisso pediu a suspeição dele, e ele voltou atrás no processo do Paulo Preto, suspendendo o efeito suspensivo dado por ele mesmo, porque ele ja sabe que a força tarefa tem provas contra ele. Ele que é um falastrão e boquirroto está mudo. Ver o Gilmar Mendes acuado não tem preço.

  19. A PGR tem que ser profissional, relação de amizade e/ou reconhecimento não pode interferir em decisão sobre crime e má conduta, para isso deve ter se preparado durante sua carreira.

  20. ‘Golden Shower’ Supremo. Não à toa a maior preocupação do Presidente durante o carnaval foi com a réplica do ato em público.

  21. Mais uma para a conta de Gilmar Mendes. O que revolta é a passividade do país ao conhecer as decisões desse lamentável ministro, que parece ter como objetivo proteger e libertar criminosos notórios. É muito difícil acreditar que o Brasil tem jeito !

  22. A questão é simples ; o que está em foco é , quem é mais importante , as leis que regem a sociedade ou o apadrinhamento de uma autoridade?

  23. hj podemos dizer que o judiciário tem a mesma reputação dos políticos brasileiros, se amigo do rei vai ter todo benefício da lei e aos inimigos todo o rigor da lei.

    1. Nem de longe podemos comparar ambos os poderes. A podridão do judiciário excede todo o entendimento. Nada de transparência. Os caras se sentem deuses. A arrogância impera.

  24. eu aposto que a PGR não vai fazer nada, porque vai contar com o apoio de ministro do STF para ser reconduzida para o cargo. agora chegou a vez do senado colocar um ponto final na carreira do GM.

  25. Políticos já não tem prestígio e respeito da população..... Acho que em breve o judiciário estará com a mesma avaliação.

    1. O judiciário creio que não, mas o STF com certeza está muito pior. O mau cheiro de alguns que atualmente vestem as togas é insuportável!

  26. Sua Excrescência , o excrescentíssimo ministro Gilmar Mendes , está nu . Quem diria ! Que horror , mas é a cara das autoridades do Brasil, um puteiro de quinta categoria.

  27. O Brasil é uma sociedade de castas. A alta corte está no topo da pirâmide e atua de acordo com o "patrimonialismo de compadrio", ou seja, a forma política em que as castas elevadas se relacionam e se protegem. São os herdeiros das capitanias hereditárias, das sesmarias, dos engenhos de cana, isto é, da Casa Grande. Nós somos as castas da Senzala. Nada mudou em 518 anos de fato, o resto é falso cosmético "democrático".

    1. Concordo. É isso mesmo. Só servimos para pagar impostos para esses inuteis. Eles são os nobre e nós somos os vassalos. Ficam trocando papeizinhos uns com os outros e fazem pose de que estão salvando a pátria.

    2. Continua o Brasil Império com sua corte... e vassalagem.

  28. O poder tem seu preço, Dra Raquel Dodge terá que honrar o cargo que ocupa e enquadrar o Ministro GM que por dezenas de vezes desafiou o bom senso pra dizer o mínimo. Ele desrespeita as instituições, age como um imperador, se acha acima de todos e da lei. Chegou o momento de pará-lo.

  29. O Gilmar beiçola está fazendo tudo na absoluta normalidade, ou seja, tudo com consentimento de todos delinquentes que componhem o STF!

  30. O que tem de acintoso um amigo telefonar para fazer os acertos habituais? E que mácula pode pairar onde já não existe ar que se respire?

  31. Esse é o mal de todo estamento. são vinhos da mesma pipa e quando um está com problema os demais se unem para defesa. esse é um problema que a república brasileira nunca resolveu.

  32. Gilmer Boca-mole Emendes é a primeira peça do dominó que tem que cair, para o bem da Justiça brasileira. Depois ninguém terá escrúpulos para caçar juridicamente o Levandoburrovsky e o Mesadeiro Dias.

  33. Está na hora da sociedade pressionar esse Poder judiciário; gastam horrores e não fazem nada para melhorar a justiça. Com algumas excessões, cambada de vagabundos!

  34. Esse é um marginal de toga q tem contribuído acintosamente pra q o $TF se desmoralizei de modo irreversível. Juntando levandowski e Toffoli é a certeza da ruina moral é definitiva. Precisaria q alguem com poderes, dentro da lei os cassassem - tipo os senadores - mas isso é querer demais. Ninguem vai conseguir isso

    1. Enquanto as Cortes Superiores do Brasil estiverem sendo preenchidas por indicações políticas, a corrupção reinará solta.

    2. Será que desta vez o "intocável" Gilmar Mendes vai começar a pagar pelos seus inúmeros crimes?

Mais notícias
Assine agora
TOPO