Flickr/Alexander Baxevanis

Ameaçado de morte pelo Irã, Salman Rushdie é esfaqueado

12.08.22 12:51

O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie (foto), que teve sua morte ordenada pelo regime iraniano, sofreu um ataque nesta sexta, 12, quando se preparava para dar uma palestra perto de Nova York.

Um homem subiu ao palco quando Rushdie estava sendo apresentado e começou a socá-lo e a esfaqueá-lo. O escritor, de 75 anos, caiu no chão. Uma médica que estava na plateia e ajudou a socorrê-lo afirmou que ele tinha diversas perfurações de faca pelo corpo, sendo uma no pescoço, mas que ainda era possível sentir seus batimentos cardíacos. O escritor foi transportado de helicóptero para um hospital. O agressor foi preso.

Rushdie escreveu o romance Versos Satânicos, que foi banido do Irã em 1988. No ano seguinte, o então líder supremo Ruhollah Khomeini decretou uma fatwa, pedindo que muçulmanos do mundo todo o matassem. Desde então, Rushdie tem vivido sob proteção policial.

Apesar de Khomeini ter morrido em 1989, sua sentença de morte continuou válida, com o governo iraniano atacando constantemente o escritor e acusando-o de ter insultado o profeta Maomé.

Em 2015, o ministro de Cultura do Irã, Ali Jannati, pediu que países muçulmanos condenassem a presença de Rushdie em uma feira literária em Frankfurt, na Alemanha. Segundo ele, Rushdie “não apenas insultou a República do Irã, como também os santuários islâmicos e todas as religiões“. Editoras do Irã boicotaram o evento.

O ministro Jannati também salientou que a fatwa de Khomeini, ordenando que muçulmanos assassinassem Rushdie, permanecia “viva e válida“.

Em 2019, o atual líder supremo, Ali Khamenei, publicou uma mensagem no Twitter dizendo que a fatwa de seu antecessor continuava de pé.

O atentado desta sexta demonstra que fatwas nunca caducam.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. o que é isso aqui? Tá certo que você é "Franco", mas tenho a impressão que também é um assa.ssi.no raiz. É vingativo em virtude de alguma ideologia política ou se.ita?

Mais notícias
Assine agora
TOPO