Reprodução

Apoiados pelo Irã, houthis assumem autoria de ataque com drones nos Emirados Árabes Unidos

17.01.22 18:42

O grupo iemenita houthi, apoiado pelo Irã, assumiu a autoria de um ataque com drones e mísseis em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, nesta segunda, 17. “Os Emirados Árabes Unidos serão um estado inseguro enquanto continuarem sua escalada agressiva contra o Iêmen“, diz a nota do grupo.

Os houthis são treinados, armados e financiados pelo Irã. Um dia antes, eles publicaram uma charge nas redes sociais anunciando o ataque. No desenho, um estilingue apontava para o prédio Burj Dubai, o principal símbolo dos Emirados.

Reprodução

 

De acordo com fontes de segurança israelenses, o ataque desta segunda lembra aquele que foi realizado pelo Irã contra refinarias sauditas, em 2019.

Nos últimos anos, o Irã tem distribuído drones para diversos grupos aliados na região, incluindo o Hezbollah, o Hamas e os houthis.

A ação desta segunda deixou três mortos, sendo um paquistanês e dois indianos. Oito pessoas ficaram feridas, incluindo dois funcionários do aeroporto de Abu Dhabi e seis pessoas em outro local. Além do aeroporto de Abu Dhabi, o ataque, batizado de Operação Furacão Iêmen, também tentou atingir o aeroporto de Dubai.

Os Emirados Árabes Unidos são parceiros da Arábia Saudita na guerra contra os houthis no Iêmen. Nos últimos anos, os Emirados fizeram um acordo de paz com Israel.

O porta-voz dos houthis, Mohammad Abdulsalam, criticou os Emirados nesta segunda, dizendo que esse estado “está desesperado para servir os Estados Unidos e Israel“.

O ministro de Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, publicou no Twitter uma mensagem sobre o episódio: “Condeno fortemente o ataque de drones de hoje em Abu Dhabi e envio minhas condolências às famílias dos mortos e meus votos de rápida recuperação aos feridos. Israel está com os Emirados Árabes Unidos. Instamos a comunidade internacional a condenar veementemente tais ataques e a agir imediatamente para que o Irã e seus parceiros não tenham as ferramentas para continuar a minar a segurança regional e prejudicar pessoas inocentes“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO