Pedro França/Agência Senado

Após bate-boca com Kátia Abreu, Senado rejeita indicação de braço direito de Ernesto Araújo para cargo em Genebra

15.12.20 20:54

Por 37 votos a 9, o Senado Federal rejeitou nesta terça-feira, 15, a indicação de Fabio Marzano, secretário de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty, para ocupar o cargo de delegado permanente do Brasil em Genebra junto a organismos como o Conselho de Direitos Humanos da ONU e a OMS. Na manhã de segunda-feira, 14, o diplomata despertou a fúria da senadora Kátia Abreu, do PP, ao não responder uma pergunta sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul.

Na segunda, Marzano foi aprovado por 13 votos a zero em sabatina da Comissão de Relações Exteriores. Mas a repercussão do bate boca com Kátia Abreu foi péssima para o Itamaraty, motivando senadores da oposição e do Centrão a articularem um movimento para rejeitar a indicação. Outro que se somou à ala contrária ao secretário de Ernesto Araújo foi Major Olímpio, líder do PSL e um dos expoentes do grupo Muda Senado.

Assista ao momento em que o resultado contra Marzano foi proclamado pelo Senado:

Depois da rejeição de Marzano pelo Senado, Kátia Abreu comemorou o resultado, afirmando que “o Senado tem um papel na Política Externa Brasileira”. A tocantinense agradeceu o apoio dos demais senadores.

Com isso, Marzano não poderá substituir a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo na Suíça. De perfil discreto e de poucas palavras, o embaixador ocupa um dos postos mais relevantes do Itamaraty em Brasília, gozando de plena confiança do ministro Ernesto Araújo. Por conta da boa relação com o chefe, o embaixador foi indicado por Jair Bolsonaro para Genebra em outubro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com quem a Senadora Katia Abreu já não discutiu, é prática dela ser autoritária, seus discursos são gritos, coisa antiga.

  2. Nosso grande Premier, Ernestão, é um águia em relações internacionais e muito sábio. Segundo Ernestão, este cargo na Suíça deve ser ocupado por admiradoes de chocolate. Pena que a indicação desse cidadão não vingou, diz Ernestão, já que ele iria se deliciar com os chocolates Suíços...

  3. O aparelhamento ideológico está voltando ao Estado. Desta vez, em lado oposto. O Senado tem a obrigação de impedir que sejamos reféns mais uma vez.

  4. Todo esse jogo e valentia é pq quem esta falando é o bolso da senadora, pq nao vimos nada disso no Piauiense de notavel saber juridico? Ele deve ter passado no gabinete dela e combinado de quebrar umas acoes do interesse da semi-deusa. Esse rigor deveria estar presente em todas sabatinas, alem desse corporativismo que nao condena senador corrupto mas da as maos pq katia se sentiu ofendida

  5. O cidadão não respondeu pq julgou NÃO SER ÉTICO opinar sobre tema que não está na sua alçada. Uma senadora que, como seus pares, julga-se acima de Deus, não gostou - além de não entender. Assim, caprichosamente, em seu fetiche por tirania, a déspota absolutista decide acabar com a carreira do cidadão. Enfim, para por um basta nesta casta de reis absolutistas, RECALL já!!!

  6. O embaixador não respondeu porque julgou que não seria ÉTICO opinar sobre uma temática que ele não era conhecedor e que está sob responsabilidade de outros profissionais. Uma senadora, que, igual ao seus pares, julga-se nada menos que deus, não aceita e decide que vai acabar com a carreira do cidadão. Atropela a ética, o bom senso e a humildade do servidor porque ele não se submeteu à sua tara pela tirania. Enfim, para acabar com esses reis absolutistas, RECALL já!!!

  7. Embaixador vai a sabatina e não quer responder. ISSO é um absurdo. Sabatina é para que se tenha conhecimento da posição do indicado.

  8. Essa Katia Abreu é um lixo. Ela é mãe do senador estuprador que se aproveitou do cargo para se safar da cadeia. Dois vermes.

  9. Esses Senadores patotinha amiga, um por todos e todos por um com dinheiro sujo de co.co na cueca? que aprovaram Aras e Kassio com louvor, mesmo sabendo que ele plagio textos em suas teses de doutorado e etc. Ok, bando de protetores de impunidade geral e irrestrita para todos os amiguinhos poderosos. 2022 vai dancar vair senadores que soh votao contra os interessses do povo, minha lista esta grande em quem nao votar.

    1. Tb tenho uma lista escrita, pq de cabeça todos os meus neurônios entrariam em colapso, tamanho é a lista dos deuses, semideuses, castas, amigos dos amigos etc....

  10. O Senado está de parabéns por ter rejeitado a indicação desse embaixador, que resolveu fazer papel de idiota na Comissão de Relações Exteriores, provavelmente só para agradar ao outro idiota, seu chefe Ernesto. Sem esquecer, claro, o idiota mor.

    1. Antes que zurrem,não sou de esquerda, nem de direita. Também parabenizo o Senado por esta decisão. A Kátia Abreu faz parte da bancada do agro, que apoiou o presidente doente mental e sua laia. Quando ela questionou sobre a questão ambiental, é porque o assunto está diretamente ligado à sua bancada. O diplomata resolveu bancar a cartilha dos malucos, deu no que deu. Parabéns aos senadores!

    2. 😂😂😂E um idiota que se esconde no codinome "Velhinha de Taubaté" comentando a decisão nsis idiota do Senado Federal. Pra quê Senado, pra apresentar isso que apresentou.

    3. Kkkkk.....mais um esquerdalha idiota comentando SIBRE a decisão idiota do nosso Senado composto por no mínimo 50 idiotas iguais a idiota da Senadora Kátia "Roussef" Abreu. Um bando de idiotas e o Major Olimpio entre eles está provando que também é um idiota.

  11. Pena que se foi com a amiga da Mulher que saúda a mandioca a Kátia Abreu, ele já está perdoado. Essa tem o currículo mais reprovável que o dele na certa. Defensora do meio impeachment dizendo que Dilma tinha que dar aulas p complementar a aposentadoria dela. Kátia, quem viu e ouviu não perdoa esse papel.

    1. ATÉ QUE FIM O BEATO SALU FORA ! UM ATRASO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS..

  12. é até melhor um indicado do Centrão no Itamaraty do que esses malucos olavistas fazendo gol contra a torto e a direito e só atrapalhando o comércio exterior brasileiro.

  13. Ufa! Pelo menos uma boa notícia. O embaixador não consegui responder nem uma pergunta trivial de relações internacionais. Por isso, precisava mesmo ser reprovado!

  14. Nao conheço o diplomata, mas da senadora nada a esperar senão cinismo e hipocrisia. Ela não era tão "preocupada" com o Itamaraty quando servia aos governos do PT.

    1. Exatamente. O que vem dessa Kátia pode desconfiar. Coisa boa não é. Ela deveria ir saudar a mandioca com a amiga dela, dobrar a meta inexistente e ensacar o vento.

    1. Katia Abreu D.Russef, esta nunca mais. Esta foi aquela que pegou a pasta que dirigia os trabalhos no plenario do Senado e nao devolveu e nada aconteceu. Esta nao respeita ninguem

    2. A Senadora Katia Abreu manifestou uma posição unânime do posicionamento da grande maioria do povo brasileiro. O Itamaraty tá sendo conduzido por uma política oblíqua com os interesses do setor produtivo nacional, inclui setores, agroindústria, indústria, e serviços. Acho que chegou a hora do Parlamento tomar atitudes semelhantes. O BRASIL, sempre foi exemplo entre países emergentes que se destacaram na DIPLOMACIA, tá na hora de mostrar a razão da política de coesão, PARABÉNS SENADORA KÁTIA .

    3. Com esse senso de julgamento, vamos longe... ou melhor, torna-se FACILMENTE explicável pq o Brasil é o Brasil.

    4. Alberto (Belém-Pa). Antônio, na minha humilde opinião, até agora o melhor comentário foi o seu. Sucinto e objetivo, você disse tudo em poucas palavras. Concordo plenamente com você, o sujeito sendo homem de confiança do famigerado Ernesto Araújo, com certeza boa coisa ele não deve ser.

Mais notícias
Assine agora
TOPO