Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após pressão, Bolsonaro anuncia reajuste de 33,24% no piso salarial de professores

27.01.22 13:01

O presidente Jair Bolsonaro (foto) anunciou nas redes sociais, nesta quinta-feira, 27, que o Ministério da Educação implementará um reajuste de 33,24% na remuneração inicial de professores da educação básica.

A medida atende a Lei do Piso, que vincula o reajuste dos ganhos mínimos dos professores à variação do valor por aluno anual do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica do país.

Esse é o maior aumento já concedido pelo governo federal desde o surgimento da Lei do Piso“, escreveu Bolsonaro, nas redes. De acordo com o presidente, mais de 1,7 milhão de professores serão beneficiados. O aumento levará o valor mínimo dos vencimentos de 2.886,24 reais para 3.845,34 reais em 2022.

Nas últimas semanas, a gestão Bolsonaro chegou a discutir a edição de uma medida provisória para alterar as regras da Lei do Piso e, assim, conceder um reajuste menor a professores, em torno de 7,5%. Contudo, diante da reação da categoria e de parlamentares, o governo recuou.

Embora o ato do reajuste seja assinado pelo MEC, são governadores e prefeitos que arcam com os salários de professores da educação básica. O aumento de 33,2% deve provocar um impacto de 30 bilhões de reais apenas nas finanças municipais, segundo a Confederação Nacional dos Municípios.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO