Fellipe Sampaio/SCO/STF

Após vitória sobre Moro, Gilmar homenageia ‘brilhante trabalho’ da defesa de Lula

23.03.21 19:45

Depois do julgamento que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro na ação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva envolvendo o tríplex do Guarujá, o ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, fez uma homenagem ao “brilhante trabalho” do advogado Cristiano Zanin, que defende o petista em todos os processos da Lava Jato.

“Eu gostaria de reconhecer o brilhante trabalho da defesa. Sem dúvida nenhuma nós vimos um advogado que não se cansou de trazer questões ao tribunal. Muitas vezes sendo até censurado, incompreendido. Mas ele tinha, vamos reconhecer, uma causa muito difícil, muito personalizada, e sofreu, inclusive, com esse congraçamento: procuradores, juiz e mídia”, afirmou Gilmar, que liderou a virada em favor de Lula no julgamento da suspeição de Moro.

Visivelmente emocionado, Gilmar fez questão de homenagear Zanin após o término do julgamento na Segunda Turma, no qual os ministros declararam a suspeição de Moro por 3 votos a 2. “Nós temos que reconhecer, e neste ponto eu faço, na pessoa do doutor Zanin, uma justa homenagem à advocacia brasileira”, disse Gilmar, com a voz embargada. Em seguida, o ministro proferiu o resultado do julgamento. Por causa da divergência da ministra Cármen Lúcia, Moro não foi condenado a pagar as custas processuais, como queriam Gilmar e o ministro Ricardo Lewandowski.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula deve ser o único brasileiro que tem ministros do STF como seus advogados de defesa. Eles defendem e julgam ao mesmo tempo. Triste pais esse nosso. O grande motivo de orgulho que era a Lava-jato foi lançado na lixeira por ministros que deveriam garantir o fim da impunidade. A mensagem agora está muito clara: roubem a vontade que o STF garante a sua impunidade.

  2. Como já comentado aqui, é inconstitucional demorar 4 anos para julgar um habeas corpus, pois fere a garantia constitucional da razoável duração do processo. Se um Juiz de 1a. Instância fizer isso será punido. Essa prática vergonhosa no âmbito da 2a. Turma devia ser abolida e o RISTF assinar prazo para julgamento. Só por isso, a esdrúxula decisão devia ser anulada, afora se ter permitido informal dilação probatória com juntada de retórica argumentativa escorada em prova ilícita. Acorda Supremo !!

  3. O comentário do Gilmar Mendes não é parcial? kkkkk... Triste vida do cidadão de bem que tem que ouvir isso e saber que: O que foi considerando certo, esta totalmente errado.

  4. Vitória de Gilmar sobre Moro? Pode ser ... Mas, uma enquete entre brasileiros na base "de quem você compraria um carro usado", creio que a vitória de Moro sobre Gilmar seria acachapante.

    1. Falar mais o que desse senhor? Uma pessoa repugnante !

    1. BALCÃO DOS SECOS E MOLHADOS DO CRÁPULA GILMAR,MAIOR DESPACHANTE DE BANDIDOS DA HISTÓRIA

  5. Meu Deus! O mundo enlouqueceu? Primeiro acusa ataca e ofende o acusado, depois se congratula com a defesa pelo resultado, ISSO NÃO É UM JUIZ PARCIAL?

  6. Todos estão falando somente desse desclassificado, e esquecem da mineirinha escrota, que enquanto viver vai defender quem a indicou para o cargo! Fidos

    1. E não é só ela, não: Fux traiu Fachin, ao consentir com esse julgamento, a despeito do pedido de Fachin. E Rosa Weber permitiu a continuidade do julgamento aberto de ofício da excrescência do presidente Humberto Martins do STJ, contra os Procuradores da LJ. Nossos poderes conhecem honra pouca.

  7. Você é um ser macabro e distópico, Gilmar Mendes. Já conseguiu tudo o que quer, por que não faz ao menos a caridade do silêncio - de não mais excretar todo o horror que vc é, sobre nós. Não tem por que, já que ninguém se importa com suas mentiras, vc não ganha nada com isso - e só age movido a ganhos. Poupe os perdigotos e deixe-os pra gargalhar às nossas costas e custas.

  8. "Ah, agora vou dar uma de esperto e vou conseguir a decisão do aborto". De preferência na turma com três ministros, aí fazemos um dois a um", disse Gilmar. Barroso, então, interrompeu Gilmar e afirmou que o ministro é "uma pessoa horrível". "Me deixe de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível. Isso não tem nada a ver o que está sendo julgado", disse Barroso. Preciso dizer mais alguma coisa para essa decisão de 3x2

  9. O Gilmar estava ensandecido, estava histérico contra o voto do Kassio, estava pressionando a Carmem, chegou a chorar falando do advogado do Lula. ISSO NÃO É PARCIALIDADE?

  10. Moro pagar custas processuais? Quanta coisa errada tem nesse julgamento. E os telefonemas entre o DILMAR MENDE$$$ e o Aécio Neve$$$. Alguém vai julgar?

    1. Não temos alguém pra isso. Tirando Barroso e Fachin, não resta ninguém a nosso lado.

    1. Agora ele deve convidar esses advogados para dar aulas no Instituto que ele mantém em Portugal...

  11. O que mais surpreendeu nesse espetáculo grotesco estrelado, impunemente, por esses dois exemplares da desgraça jurídica nacional, GM e RL, foram os inesperados votos da Carmen Lúcia e do Kássio Marques. A primeira, com o desplante de negar o seu próprio voto anterior, e o segundo pela lisura nunca esperada.Dantesca a cena do GM num esgar de emoção ao se derramar em elogios aos advogados do criminoso Lula. O fim da picada. Apscosta/df

    1. Quando a suprema justiça está corrompida as esperanças nesse país se acabam. Muito triste!

  12. A gente sabe que não foi "a defesa" que foi brilhante, aí tem coisas espúrias, que todos conhecemos, não adianta querer defender o indefensável, o rei está nu e enlameado.

  13. O reconhecimento de Gilmar Mendes é apropria identificação com a corrupção sistêmica que impera em todos os Poderes da República Tupiniquim.

    1. Ele sempre parece está ao lado dos ricos e/ou poderosos....!!

  14. Data vênia, essa a forma de dizer que só julgou favorável à defesa porque esta foi muito boa, é para justificar a decisão. Esperou 2 anos para que a defesa completasse seu trabalho carreando provas aos autos de habeas corpus que deve desde o início apresentar prova pré constituída e não admite dilação probatória. A defesa juntou prova ilícita obtidas por hackers de diálogos privados não reconhecidos pelos os seus autores. Só mesmo no Brasil isso é possível para julgar um Juiz parcial. Triste!

  15. Hummm.... declara o Moro parcial e baba o ovo do advogado do processo que acaba de julgar... sei. Esse STF envergonha o povo Brasileiro...revoltante demais.

  16. País sem lei, sem história, sem constituição. País em que o passado é repetidamente apagado e reescrito para caber na nova narrativa ou ao gosto do novo cliente. País de quinta categoria em que uma minoria faz malabarismos ridículos para premiar seus criminosos favoritos. Apaga vítimas, enterra processos, ridiculariza quem (ainda) acredita em justiça.

  17. Todos já sabiam as intenções do GM e RL, malditos protetores de bandidos....a grande decepção foi carmen lúcia (com minúsculas)....mudou o voto com desculpas esfarrapadas...na verdade considerou as conversas dos hackers ou se deixou influenciar pela verborragia nojenta do crápula GM...carmen envergonhou o povo mineiro...temos vergonha dessa figura, que até ontem gozava do meu respeito... é uma enganadora... VERGONHA....

    1. Pois é...Minas já teve tantas pessoas decentes...mas também tem lixo. Como mineiro de Delfim Moreira, só me resta a tristeza por tão sombrios seres existirem...mas há um alento. A justiça divina!

  18. Gilmar Mendes o defensor de corruptos, crápula, IMORAL, a cada dia dá um tapa na cara do povo brasileiro. Senado omisso, temos q detonar esses safados em sua gde maioria Réus e Investigados nas Urnas. NOJO desses ministros defensores de corruptos, tribunal da pouca vergonha.

  19. No final das contas o verdadeiro chefe da quadrilha sempre esteve solto e atuante, disfarçado de ministro do stf (minúsculo mesmo).

  20. O advogado "que não se cansou" de levar questões à corte, foi e continua muito bem pago com dinheiro roubado do povo deste país.

  21. somente quando chegar o dia..... em que a população enfurecida.... arrancar braços, pernas e cabeças.... jogar lá... no meio da rua... aos porcos... talvez... e isto é um talvez.... Estes nojentos... parem para temer a constituição que eles usurpam o tempo todo....

  22. Gilmar Mendes , Protetor dos corruptos do Brasil . Liberou Aécio esta semana , sem prova caso de Furnas ... Ministro que nos envergonha de ser Brasileiro!!!

  23. E o direito de defesa do Moro? Gilmar, Lewandowisk...que vontade de vomitar! triste país! O que fez a Carmen mudar o voto? o roubo dos hackers? triste Brasil!

    1. Concordo, esse juiz deveria ser julgado por suspeição.

  24. Luiz Vasconcelos A população brasileira setiu-se ofendida com o CHORO do IMPARCIAL Gilmar Mendes, ao homenagear seu apaniguado advogado de Lula, após declarar a SUSPEIÇÃO do Dr.Sergio Moro. UMA SUPREMA VERGONHA NACIONAL.

  25. Não adiantam discursos homenagens nem nada, o povo brasileiro sabe que quem fez um brilhante trabalho foi a Lava Jato e todos sabem de que lado está a razão. Um dia os verdadeiros bandidos serão alcançados pela justiça.

  26. Gilmar e Lewandowski não se dizem “garantistas” do direito de defesa dos réus antes de qq condenação em tds as instâncias? Qual o direito de defesa de MORO nesse julgamento de hj? Temos q lutar - MORO22.

  27. Prestar homenagem ao advogado de defesa é uma demonstração de insensatez incrível. Esse Gilmar Mendes só demonstra que tem um comportamento profissional muito baixo. Político de toga.

  28. Homenagem à advocacia brasileira não - à advocacia bandida que opera em conluio com a quadrilha togada garantista de criminosos.

  29. Gilmar Mendes é a verdadeira HERANÇA MALDITA que o PRÍNCIPE FHC deixou de legado. As 3 INSTÂNCIAS do Judiciário erraram neh Gilmar/Levandowisk /Carmem........

  30. Gilmar, que ser humano desprezível. Marginal da lei. muda de opinião de acordo com o momento. Vergonha ter um homem igual a esse no STF.

  31. Chegamos a esta situaçao graças ao Bozo traira. Sem o acordao Moror estaria cumprindo a promessa de csmpanha e Gilmar jah teria sido impichado. Bozo voltou o Brasil pata tras. Toda a empolgacao do povo brasileiro pelo inicio do fim da corrupcao endemica foi jogada no lixo por estes toga sujas.

  32. O q dizer desta senhora Carmen Lucia q se juntou ao insanamente louco Gilmar Mendes para cometer a maior barbarie do judiciario brasileiro. Um teatro do absurdo onde bandido vira mocinho e este torna-se bandido. Não dá mais. Estes crapulas toga sujas criaram um STF paralelo para tornarem impunes os bandidos da Orcrim.

  33. Ministro do STF elogiando advogados de defesa? Isso demonstra que a parcialidade foi extrema. Ninguém vai fazer nada? Esse sapo-boi ainda tem 10 anos ali. O STF é seu escritório de advocacia. Bancana, né?

    1. Verdade!!! Julga a parcialidade de um cidadão honesto e comemora com os advogados do criminoso. E ninguém fala nada... será que não existe um tribunal internacional para intervir aqui no Brasil? Qualquer país decente teria colocado esse vagabundo no lugar dele..,

  34. Triste dia, náuseas, revolta é o sentimento que toma conta do meu coração, nesse momento chega até momentos depressivos diante de tanta impunidade e passividade, pois nenhum líder levanta a voz e o "GUARDIÃO DA PÁTRIA " onde está? Dormindo em berço esplêndido, covardes.

  35. Com um STF composto quase todos por indicações do PT e dos investigados , não precisava nem de advogado , o resultado todos sabíamos , só nos resta esperar a próxima geração , ensinando a nossos filhos que mesmo o crime compensando por aqui , por termos um estado tomado por um mecanismo corrupto , continua sendo errado e que os marginais de hoje vão para o esgoto da história , cedo ou tarde eles passarão , e a próxima geração pode ser melhor mais ética , e mudar esse cenário podre.

  36. Deve ter rolado uma grana alta para isso!!! Com os bilhões roubado a, dá para pagar por esse tipo de sacanagem. Explícita e sem nenhum pudor!!!

    1. Exatamente! Não tem pudor nenhum de mostrar para que veio.

    2. Se isso não é rasgar a constituição, o que mais é preciso para um pedido de impeachment bem embasado.

  37. Que ministro isento o GM, agora pode sair pedindo voto para Lula. Triste. Não esqueçam de fazer o serviço completo, os tres mosqueteiros da segunda turma, tem que julhar suspeto a turma recursal e o STJ, todos referendaram a sentença do Moro.

  38. MISSÃO CUMPRIDA..PASSA O NÚMERO DA CONTA 💰💰💸💸 ASSIM É O BRASIL DE HOJE. O XERIFE SENDO ACUSADO PELOS BANDIDOS.⚔☠ ESSE É O PAÍS DA BANDIDAGEM EM QUE O POSTE MIJA NO CACHORRO, O CAPIM COME O BODE E CHOVE DE BAIXO PRA CIMA. MAS É APENAS MAIS UMA BATALHA. SE TODOS ESTÃO CONTRA O MORO É PQ ELE NÃO É O VILÃO. ENTÃO SIGO ACREDITANDO QUE ATÉ 2022 TEREMOS A CHANCE DE VIRAR ESSE JOGO. MORO 2022!!

  39. Se 4 bilhões devolvidos não é prova, o que é? Gilmar morre de inveja de Moro. Juiz homenagear advogado, só pode ser associação. Vergonha, vergonha!!!

  40. Sinceramente, decepção total com nossa justiça. A que ponto chega o escárnio a que nos submetemos vendo um ministro do supremo que agiu como advogado de defesa do maior ladrão que surgiu nesta terra aparecer parabenizando a defesa com quem claramente fez tabelinha. Vergonhaaaaaa

  41. Gilmar Mendes se envolveu emocionalmente e pessoalmente neste processo. Se isso não é mais um caso de suspeição, devemos mudar a semântica desse termo. Agindo assim, Gilmar Mendes explicita para o Brasil, que ele manda no STF. Tem o poder inclusive de mudar os votos de pares, sem que a mudança traga uma argumentação lógica, mas sim uma espécie de leito de Procusto, em que a narrativa dos fatos, sofre ajustes hipócritas.

  42. Garantistas da lei e da ordem: como disse o amigo do amigo do meu pai, o papel deles é garantir a harmonia dos três poderes - o poder do dinheiro, o poder das armas e o poder das leis.

  43. O queridinho das bancas milionárias de advogados. Prestou-lhes um ótimo serviço. O ministro Gilmar Mendes é o corvo cappo do bando que tem como missão destruir a lava jato. Se não houver mudança, a lava jato foi uma esperança do povo contra a corrupção, queimada pelo ódio do ministro Gilmar ao ex juiz Sérgio Moro. Resta "sentar no meio fio e chorar lágrimas em esguicho".

    1. kkk a natureza (sábia) já se encarregou disso dando-lhe um nojento beiço "agasalhador de falos"...

  44. Luiz Kkkkkkkkkkkkk Que opera bufa O todo poderoso Ministro fez tanta crítica a suposta combinação do juiz com os procuradores, no entanto , o ministro pode combinar com o juiz Zanin e até até elogiar Kkkkkk

    1. ele está se autoelogiando. ninguém foi mais empolgante na defesa do LUKADRAO que ele. até eu fiquei fã da atuação do Gilmar na tribuna da defesa. um sem-vergonha, torceu a verdade e coagir a petista carmelita Lúcia a mudar o voto. o Brasil é isso. tem o STF. que merece. o mundo jurídico está corado de vergonha.

    1. É tão discarado este Gilmar que parabeniza quem os convenceu , manipulou , distorceu , manejou conduziu e induzio o caquético componentes do risível tribunal que se emaranhou entre o conceito de parcial e imparcial

Mais notícias
Assine agora
TOPO