Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Após YouTube tirar canal do ar, bolsonaristas querem enquadrar redes sociais

07.02.21 14:05

A decisão do YouTube de tirar do ar o canal Terça Livre, na última quinta-feira, 4, provocou revolta entre deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro. Os parlamentares, em sua maioria do PSL, buscam agora uma forma de enquadrar a plataforma de vídeos pela atitude que consideram “autoritária”. Os bolsonaristas também pretendem encontrar maneiras de coibir a moderação dos conteúdos publicados em redes sociais, como o Twitter.

Aliada de primeira hora do Palácio do Planalto, a deputada Carla Zambelli, cotada para assumir a Secretaria de Comunicação da Câmara, foi na última semana ao Ministério Público Federal para pedir a adoção de providências contra o YouTube em razão do que chama de censura ao canal do blogueiro Allan dos Santos.

Em outra frente, a deputada Caroline de Toni (foto), do PSL de Santa Catarina, protocolou projeto de lei na sexta-feira, 5, com o objetivo de responsabilizar as plataformas digitais por suas medidas de moderação de conteúdo.

O texto prevê que “o provedor de aplicações de internet que censurar ou banir opinião ou perfil de usuário, ou rotular o conteúdo de opinião de usuário, responderá pelos danos causados ao próprio usuário ou, solidariamente com este, a terceiros”.

Nesse caso, a deputada pretende atingir também o Twitter, que vem marcando postagens que publiquem conteúdo falso e removendo posts quando entende que há incitação ao ódio. O perfil do Ministério da Saúde foi um dos que tiveram um post rotulado como “enganoso”. A publicação fazia referência ao tratamento precoce para Covid-19, com a prescrição de remédios sem eficácia comprovada cientificamente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Afinal de contas a Crusoe é a favor ou não da censura ? Ah, já sei, depende do lado de quem está sendo consulado né ...?... . Isso é que é jornalismo de qualidade ! Canalhada Crusoe .

  2. esta revista tem inveja do terça livre, porque la eles falam a verdade. diferente de voces que fazem mais fofoca que jornalismo! decadentes!!! revista de funcionarios publicos!

  3. Senhoras(es) preparem o voto 2022 está aí, pois a faxina ainda não acabou, e muitos que entraram devem ser retirado pois já demonstram ser mais do mesmo.

  4. Eles querem mais mortes.. Não chega todas as que as FAKE, as MENTIRAS CHAMADAS DE NOTÍCIAS causaram.. Querem mais.. Estão buscando talvez algo no estilo capitólio?? Querem encurtar a estada do asno.. ?? Vão acabar conseguindo. Deveriam dar graças a deus pela moderação.. A HEDIONDA MODERAÇÃO Q SÓ TEM Q ACONTECER POR CULPA DE GENTE Q NEM ELES.. Ninguém gosta.. nem eu.. mas TRANSFORMARAM AS REDES EM LIXEIRAS de LIXO TÓXICO.. agora todos pagam, mas pelo menos o lixo... sai.

  5. O verdadeiro democrata, é aquele que mesmo discordando de certo ponto de vista, tolera a opinião contraria e permite o debate, a ampla defesa e o contraditório. E repudia qualquer tipo de censura. Seja ela a Lula ou a Bolsonaro. Fora disso é um ditador enrustido dentro do armário.

  6. Corretíssimo, essa empresas conhecidas como BIG TECH estão utilizando um duplo padrão e se acham donos da verdade. Se é pra ser parcial, que se responsabilizem criminalmente e civilmente por tudo que é postado nelas.

  7. Pessoal, olha só. Concordo que o conteúdo do Terça Livre era perigoso, mas discordo em relação a censura, visto que os vídeos poderiam ser usados como prova para os atos feitos. Claro que tem que se ter responsabilidade pelo que falamos, mas como diz a frase "O Golpe está aí, cai quem quer."

  8. Pois é... Na falta de decência as plataformas de aplicações de internet acabam tendo que fazer alguma coisa para remover os excessos de lixo que inundam as comunicações sociais. São livres as manifestações de pensamento, mas as mentiras deveriam ser punidas energicamente. As notícias falsas, as calúnias, as mentiras e demais maledicências constituem o lixo mais desprezível que afeta o nosso cotidiano e, por isso, merece o nosso total repúdio. Acho que alguns parlamentares estão na contra mão.

  9. Uma sugestão aos bolsonaristas insatisfeitos com o YouTube e Twitter: criem uma plataforma só para vcs. O mundo digital agradecerá eternamente.

  10. Que interessante! A notícia não tem nada a ver com a Lava Jato mas mesmo assim os hipócritas se agitaram. Para quem não entendeu, a matéria é sobre a censura promovida pelas Big Techs aos assuntos que desagradam a esquerda "progressista". A notícia do remédio milagroso do Maduro contra a Covid continua no ar e nenhum lavajatista de araque reclama, né?

  11. Não importa se o governante é esquerda, direita,do andar de cima ou de baixo; se liberal, comunista, democrático ou imperial: todos querem calar as vozes que não lhes são benevolentes.É do Homem e faz parte do mecanismo de poder. O importante para o cidadão livre é informar-se e discernir, com base em seus princípios e valores o que deve ser considerado ou não.Hoje, dada a precariedade da formação do povo, toda mentira vira verdade e as mídias manipulam a todos.Estejamos vigilantes, sempre.

    1. Consegue defender oq disse diante de um episódio como o do Capitolio com CINCO MORTES? Capitaneado pelo acesso às redes de gente q ñ tem noção do OUTRO como sujeito de direito?Interessante q vc defende exatamente oq gente q posta esse tipo de lixo, q eles postam, é CONTRA.Eles são contra a liberdade, são tóxicos p/o desenvolvimento de ideias q não referendem suas (deles) asneiras.Seu discurso é comodismo..é tipo: DEIXA MORRER MAIS COM CLOROQUINA, todos devem ter direito de matar aos ignorantes.

    2. Consegue defender o q disse diante de um episódio como o do capitólio com CINCO MORTES? Capitaneado pelo acesso às redes de gente q ñ tem noção do OUTRO como sujeito de direito? Interessante q vc defende exatamente o q gente q posta esse tipo de lixo q postam, É CONTRA. Eles são contra a liberdade.. são tóxicos para o desenvolvimento de ideias q não referendem suas (deles) asneiras. Seu discurso é comodismo.. é tipo: DEIXA MORRER MAIS DE CLOROQUINA,todos devem ter direito de matar aos ignorantes

    3. concordo com você Waldemar, mas diante de um povo ignorante eu defendo q as plataformas imponham limites sim, não podemos eleger nossos representantes com base em feik.

  12. Acho que esses políticos, na grande maioria pessoas burras, esqueceram de ler os termos das redes sociais aos quais aceitaram quando criaram os seus perfis. Como dizem por aí, o choro é livre. #wakeupdeadman

  13. "...Remédios que não tem eficácia comprovada cientificamente..." Esta expressão tem se tornado um mantra entre os esquerdistas e simpatizantes. Cumpade, quem está a ponto de embarcar por estar no grupo de risco da COVID-19 tá se lixando se há ou não comprovação científica (desde, é claro, que não seja um "B.O" - "medicamento" feito com farinha, que só é "Bom pra Otário"). O camarada qier um tratamento, já que inexistia vacina).

    1. Aprovo essas medidas restritivas. Espalhar fake news, como essa do enganoso "tratamento precoce", é mais que uma simples mentira, pois ñ funciona para a covid e suas consequêcias podem ser fatais. Isso ñ tem nada a ver com qq ideologia, mas com a ciência.

  14. Carla Zambelli,por que vc não aproveitou a visita e cobrou do PR explicações sobre o fim da Lava Jato? Antes da eleição vc era defensora fanática, mudou de lado?

    1. Exatamente! Nenhum bolsonarista sequer comentou o fim da Lava Jato.

  15. Justamente, esse, é apenas um dos quesito negativo, a ser usado pelo governo do EUA, para não realização de qualquer acordo com o Brasil durante o mandato do Bolsonaro. Diante de tantas mentiras espalhadas a favor do governo, os americanos vão construir suas próprias fontes de informações a respeito do Brasil. Nada poderia ser pior para o Brasil.

  16. O pessoal do PSL não fez nada contra a destruição da lava jato, mas contra o youtube, por banir um canal de mentiras descaradas, fazem de tudo. Piada.

  17. O Governo brasileiro é simplesmente ridículo! Agora acham que devem controlar a empresa Google! Só rindo! Além de que o blogueiro aplaudia as atitudes trumpistas de golpe! Fora esses loucos!

  18. Eu não conheço este blogueiro e tão pouco o seu canal. Não vou usar meu tempo de vida, assistindo essas porcarias. Zambelli se elegeu como defensora da Lava Jato. Defendia o Moro. Mas depois de eleito, o político tende a mudar às suas prioridades. Entra o apartamento em região nobre, casa em condomínio. casa de praia, casa na montanha, chácara. E para políticos que não apresentam nada de relevante para melhorar o país, resta se unir a esses blogueiros para se manter em evidência para o gado

  19. Eu não conheço este blogueiro e tão pouco o seu canal. Não vou usar meu tempo de vida, assistindo essas porcarias. Zambelli se elegeu como defensora da Lava Jato. Defendia o Moro. Mas depois de eleito, o político tende a mudar às suas prioridades. Entra o apartamento em região nobre, casa em condomínio. casa de praia, casa na montanha, chácara. E para políticos que não apresentam nada de relevante para melhorar o país, resta se unir a esses blogueiros para se manter em evidência para o gado

Mais notícias
Assine agora
TOPO