Pedro Ladeira/Folhapress***FOTO DE ARQUIVO*** BRASILIA, DF, BRASIL, 27-11-2019 - O PGR Augusto Aras. Sessão plenária do STF, sob a presidência do ministro Dias Toffoli, destinada a continuidade de julgamento da autorização para investigações de transações financeiras por parte do UIF (antigo COAF). (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress)

Aras abre consulta para procuradores interessados em colaborar com a Lava Jato

24.07.20 19:40

Procuradores federais de todo país que tiverem interesse em colaborar com as forças-tarefas da Lava Jato em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e, também, com os grupos das operações Greenfield e Postalis, em Brasília, poderão se candidatar a uma vaga.

O edital para balizar a escolha foi publicado nesta sexta-feira, 24, pela Procuradoria-geral da República, a PGR. Os procuradores devem preencher um formulário no site da instituição entre 27 de julho e 13 de agosto, mas terão de receber a concordância do investigador natural do caso.

Nas forças-tarefas, o coordenador, normalmente, é o procurador natural da investigação. Em Curitiba é Deltan Dallagnol; em Brasília, Anselmo Lopes; e no Rio de Janeiro, Eduardo El Hage.

A chamada para interessados em colaborar com a Lava Jato ocorre em meio à crise entre o procurador-geral da República, Augusto Aras, e as forças-tarefas. O embate foi provocado pelo pedido da PGR, depois autorizado pelo ministro Dias Toffoli, para acessar os bancos de dados da Lava Jato nos estados.

Segundo o órgão, os procuradores escolhidos acumularão o trabalho na Lava Jato com os processos de suas Procuradorias de origem. Nas gestões anteriores, procuradores eram integrados de forma exclusiva às forças-tarefas.

O edital é assinado pelo vice-procurador-geral Humberto Jacques. Ele argumenta que, embora o número de casos investigados tenha aumentado, o teto de gastos imposto pelo Congresso “fez cessar o aumento do quadro de membros do MPF”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É triste vermos que antes tínhamos o STF ,e claro as centenas de políticos envolvidos empenhados em acabar com a lava jato , agora claramente mais procurador indicado fora da lista , com suas ações jogando a pá de cal que faltava pra enterrar de vez a lava jato e junto a esperança de país mais limpo , Deus nos ajude.

  2. Fábio Serapião, apenas uma correção: 'procuradores federais' trabalham na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional - PGFN, q é um órgão do Executivo. Já os membros do MPF são 'procuradores da república'.

  3. Por que aumentar os gastos em salários? Qual é o objetivo? Isto não parece ser prioridade. Ajudem as atuais equipes das Forças-tarefas nos processos da Lava-Jato para que estes deem prosseguimento. Essas equipes já conseguiram recuperar tanto dinheiro? Vamos andar para a frente e não aumentar as despesas.

  4. ARAS nunca enganou ninguém é contra a lava jato! Apoia a ditadura do STF, que a pessoa que é mal falada por seus desmandos, estabelece investigação, conduz, julga e condena quem fala mal deles e de seus desmandos.... VIVA A DITADURA DO STF e dane-se o povo brasileiro e a liberdade de expressão! Falou mal e a verdade a respeito dos semideuses e seus interesses está preso! Nunca vi isso nem no regime militar! sera que o STF vai prender e processar todos que se expressarem contra eles?

  5. Viva a ditadura do STF ! Estabelece processo, investiga, condena, prende! Falou mal do STF e seus desmandos está na roça... pra não dizer que a liberdade de expressão foi pro brejo! Não me lembro disto nem no regime militar... que a ditadura do STF chamava de ditadura. Isto que eu chamo de legislar em causa própria... se falar mal dos desmandos do STF o mal falado conduz, prende, julga e manda pra forca quem falou... isto é certo ou é ditadura ???

    1. Então, dentro da constitucionalidade, a CPI da Lava-Toga serviria justamente para colocar um freio no abuso de autoridade de certos ministros do STF. Porém, Bolsonaro e o filho 01 rachadinha fizeram lobby contrário pra não desagradar ao Toffoli, q segurou as investigações do COAF... Bom lembrar tb q o atual PGR e o atual Ministro da Justiça, capacho do Toffoli, foram favoráveis à continuação deste inquérito inconstitucional no ano passado. Agora, o dúbio bolsonarista tem é q ficar quieto mesmo.

    1. Antônio, com a sua narrativa bolsopetista, comemorando o enfraquecimento da Lava-Jato, o qual agrada ao Centrão tb. Cláudio Dantas já falou sobre o Tacla Duran no penúltimo Gab. de crise. Vc merece este tipo de país corrupto!

    2. Esse aras é tão nada , que nem comentários merece

    3. E sobre as delações que estao rolando na PGR sobre a Lava Jato .... Moro .... Republica de Curitiba ...? Parceiros de voces! NADA ? Nenhuma noticia? Nem uma narrativazinha?

Mais notícias
Assine agora
TOPO