Pedro Ladeira/Folhapress

Aras rebate relatório e nega ‘alinhamento sistemático’ com Bolsonaro

26.01.22 17:13

Augusto Aras (foto) rebateu nesta quarta-feira, 26, um estudo da Transparência Internacional e negou atuar em “alinhamento sistemático com o presidente Jair Bolsonaro. O procurador-geral da República afirmou que o relatório apresenta “ilações” e argumentou que trabalha com respeito à Constituição e às leis, sem provocar a “exploração midiática de casos em apuração“.

Contestado por Aras, o relatório “Retrospectiva Brasil 2021” mostrou que o Brasil caiu duas posições no Índice de Percepção de Corrupção, o IPC. O país agora está no 96º lugar, em um total de 180. No documento, a entidade falou em “graves interferências” de Bolsonaro na PGR e na Polícia Federal.

A CPI da Covid-19 documentou extensamente os indícios de corrupção e outros crimes atribuídos a agentes do estado, entre eles o próprio presidente da República. Apesar das gravíssimas consequências humanitárias desses crimes, há grande risco de não se alcançarem as devidas responsabilizações, graças à impunidade sistêmica de réus de colarinho branco no Brasil agravada pelo processo de captura do estado pelo atual governo“, pontua a ONG, em um trecho do estudo.

Em resposta, o procurador-geral da República declarou que “insistir em argumentos ultrapassados e que sabidamente não encontram lastro na realidade revela-se um desserviço à população e, no caso específico, pode esconder um desvirtuamento do trabalho de entidade que traz, no próprio nome, o que deveria ser um compromisso: a transparência“.

Aras ainda disse repudiar a tentativa da Transparência Internacional de atribuir a ele “um resultado que apresenta alto grau de subjetividade, visto que trata de percepção, e reitera o compromisso de respeito às leis e ao devido processo legal no exercício do mandato que é de natureza jurídica, e não de viés político“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nunca vi um PGR tão incompetente para exercer o cargo. Será que o Aras deita e dorme sem peso de consciência? É notória sua falta de ética. Devia ter vergonha perante sua família, já que com os brasileiros ele pouco está preocupado.

  2. Uma coisa não podemos negar: Bolso faz um serviço fantástico na escolha dos seus desservidores públicos, um pior que o outro para o país! Todos puxa saco de primeira linha!

  3. 😮Coitadinho do Bicho Preguiça Aras, é o duplo do GenocidaSociopata FAMILICIA, faz parte do mutirão do “mau militar” dos anos 80.

    1. enquanto isso, os processos de cpi completamente parados. prevaricação clara!

  4. um covarde lambe botas do monstro tóxico, vai desaparecer nas sombras. Só aguardando a ordem de Sérgio Moro para dedetizar estás pragas do nosso país

  5. Esse advogado foi, na condição de PGR, o arquiteto da desconstrução da Operação Lavajato, anunciada numa numa live com seus “companheiros” do PT e com representantes dos escritórios de porta de cadeia de políticos corruptos de Brasilia, em cuja reunião adiantou sua decisão de desestruturar as forças tarefas da operação. Aras e sua assessora Lindora nunca atuaram baseados na técnica, mas alinhados com o Jair e voltados para uma indicação ao STF. É um servidor público sínico e medíocre.

  6. O STF é um negacionista contra o negacionismo. É contra o negacionismo do Bolsonaro, e à favor do negacionismo do Lula, q nega ser corrupto. Aras é um negacionista. Age politicamente diante da cenoura da vaga no STF, e nega isso. O negacionismo virou degradação moral. O negócio desses calhordas é negar. E se nós contribuintes sensatos, tbém virarmos negacionistas? Vamos negar o pagamento de impostos. Respeitem o Moro 🇧🇷

  7. É verdade. Aras não está alinhado ao governo, Bolsonaro faz um excelente governo, Lula nunca roubou. Pois é, a gente é que não entende nada de nada.

  8. Autoridades que se omitem desacaradamente a exercer seu munus público, sustentadas pelo pagador de impostos, são pessoas abjetas e indignas de ser chamadas cidadãos.

  9. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻CONCORDO COM VOCÊ 100%, MENEZES. ISSO MESMO. HÁ UMA CONJUNÇÃO DE ELEMENTOS PODRES NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, PGR, STF, PF, MPF, SENADO, CÂMARA. TODOS AO MESMO TEMPO PARA DESTRUIR E ARRASAR O BRASIL. PARABÉNS PELA SUA PERCEPÇÃO E INDIGNAÇÃO. TMJ.👊🏻👊🏻👊🏻

  10. Só não vê quem não quer… alinhados nesse negacionismo, Bolsonaro e Aras coordenam uma galera que, em equipe, leva o Brasil para o buraco!

  11. Se BOZONARO se reelegesse, este teria cadeira cativa no STF, mas vai cair fora junto com seu protegido muito em breve. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. O povo quer de novo a lavajato, lavatoga, prisao em 2a in pra acabar com instancia e voto distrital pra acabar com os ladroes donos de partido politico. Temos que exigir, ir pra rua meu povo.

  12. Que esta tudo dominado esta, inclusive o MINTO, pois o centrao ladrao agora corta, costura e torna descosturar quando e como bem quer e entende, virou o GURU do presidente e o conduz no cabresto da roubalheira dos recursos publicos, do contrario, sera impichado. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  13. A lamentar que instituicoes tanto da justica quanto de governo se prestem a enodar-se na lama dos interesses em cargos futuros, fazendo o jogo dos politicos, e prestando tamanho desservico a nacao e ao povo brasileiros, jogando na vala comum do descaso, tudo que diz respeito aos interesses do povo. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  14. Augusto Aras dizer q o cargo dele e de natureza jurídica kkkkk. Não engana mais ninguém, eu acho q ele e um fantoche do tipo espertalhão , so da algumas brecadinhas no Bolsoburos tirar vantagem.

  15. pode negar como é característica destes pilantras mas a verdade é que está alinhado e lambe as botas do bolsonaro.

  16. O nível de prepotência é tanto que o procurador-mor de desculpas, de característica anfíbia (tanto lulista quanto bolsonarista), não se constrange em sair na defesa da escancarada e vergonhosa insegurança judicial, recém inventada pelo STF, que, mesmo em prejuízo das aspirações majoritárias da Sociedade sempre defere em prol de poderosos e de interesses não republicanos.

  17. O Brasil tem Gilmar Mendes no supremo e Augusto haras na PGR. O que esperar do Brasil com estes cartões de visita, é uma vergonha e desmoralizacao para nos brasileiros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO