Divulgação

As Forças Armadas perderam a chance e o siso

12.07.22 18:26

No governo de Jair Bolsonaro, as Forças Armadas tiveram a chance de mostrar-se uma instituição capaz de represar as alopragens do ex-capitão que se notabilizou, no Exército, por atos de indisciplina. Tiveram a oportunidade de mostrar que realmente haviam se convertido à democracia, depois de impedir que, em 2016, a então presidente Dilma Rousseff decretasse o estado de defesa, para tirar da rua os milhares de cidadãos que exigiam o seu impeachment — e após o general Eduardo Villas Bôas enviar recado ao STF, e aos granadeiros golpistas, sobre os desdobramentos indesejáveis da concessão de um habeas corpus a Lula, antes da prisão do petista, em abril de 2018. Mas as Forças Armadas perderam o pé — e o siso — ao transformar-se em “partido militar”, como bem definiu uma reportagem desta Crusoé (leia aqui, aberta para não assinantes). Falo de uma posição bastante confortável, porque, ao contrário de muitos dos meus colegas, não demonizei as Forças Armadas ao longo dos últimos anos. Pelo contrário.

Veja-se a notícia publicada hoje, pelo Estadão, de que os militares organizarão uma fiscalização paralela dos votos nas próximas eleições. De acordo com o jornal, “o plano de fiscalização das Forças Armadas será dividido em oito etapas, seguindo de perto todas as fases do processo eleitoral. Esses oito momentos passam pela lacração das urnas, pelos testes de autenticidade e integridade e pela verificação da totalização dos votos, na qual a contagem é comparada com os boletins de urna impressos. Numa dessas etapas, os militares pretendem cobrar da Corte (TSE) que os equipamentos sejam submetidos a testes”.

Diante dos ataques constantes de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro, que usaria de urnas eletrônicas passíveis de fraude, o TSE achou que neutralizaria o aloprado do Palácio do Planalto — aloprado, mas com método — convidando as Forças Armadas para participar da Comissão de Transparência das Eleições. Foi um erro. O partido militar aproveitou-se da brecha para lançar mais dúvidas sobre o sistema e criar mal-estar com os ministros do TSE — retroalimentando, assim, os ataques de Jair Bolsonaro.

É caso de se perguntar o que ocorrerá se a fiscalização paralela das Forças Armadas chocar-se com a do TSE. Ainda acho que o partido militar veio para ficar na democracia brasileira e se dará bem mesmo se Lula for eleito. O cabide de empregos continuará cheio de fardas no próximo governo, caso o petista seja eleito, mesmo que com menos presença no primeiro escalão. Ou seja, não haverá golpe. Mas a fiscalização paralela das Forças Armadas, se for minimamente discrepante da oficial, ajudará Jair Bolsonaro a manter-se vivo politicamente. Ele poderá minorar o impacto de uma derrota eleitoral por meio do discurso de que foi vítima de maracutaia. Ter um Jair Bolsonaro à mão parece ser bom para o partido militar, que nisso se iguala ao Centrão, só que com ambições mais a longo prazo e afinidades mais eletivas.

As Forças Armadas perderam a chance, a oportunidade, o pé e o siso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil se perdeu! As grandes instituições - Forças Armadas, STF, Tribunais, Congresso, Assembleias Legislativas, etc… são os maiores exemplos de que a corrupção se instalou em todas as esferas e segmentos do poder público! Para mudar esse quadro tínhamos que eleger um indivíduo probo, de moral ilibada e grande saber! Como esse indivíduo está pra nascer e provavelmente só no próximo meio século possa se candidatar, assistimos passivos nosso país se desintegrar!

  2. As FAs devem cuidar das fronteiras que são verdadeiras vias para o crime organizado e não ficar se imiscuindo onde lhes cabe.

  3. E estão perdendo o respeito do povo. Não cuidam das fronteiras, da Amazônia. Irremediavelmente associadas à cloroquina, à falta de oxigênio, aos testes e remédios vencidos e outras coisas.

  4. Toda moeda tem duas faces. As forças armadas terão a oportunidade de atestar a eficiência e a segurança das urnas eletrônicas e, consequentemente, atestar a lisura do processo eleitoral. O outro lado dessa questão não nos interessa e pode fazer parte do desmonte das nossas instituições. Neste momento as minhas expectativas apontam para o patriotismo e honra das forças armadas que ao longo da nossa história tem cumprido o sagrado dever de manutenção da paz. Que prevaleça o bom senso e a ética.

    1. Não se joga bala pra matar merda melhor com creolina que te enterram sem feder tanto imbecil.

    2. Ouvir falar. Meu cérebro pode estar ficar podre e fedendo, após encontrar uma BALA achada.

    3. Ignorante, você não sabe de nada ou fingi não saber. Eu sei porque VI, não foi de houver falar, IGNORANTE

    4. .. quem está corrompido é o teu cérebro pôdre ... e como fede.

    5. As forças armadas estão a muito tempo corrompidas nos seus certames licitatórios, com uma justiça e o MP próprios, fica difícil um simples mortal mostrar as CHAGAS terríveis que vivem dentro do seu corpo belo por fora e podre por dentro. Quem acredita ser diferente, vive num mundo paralelo e acredita em Alice no país das maravilhas. ACORDEM

  5. Sempre pode piorar neste país, impressionante. O congresso deveria já ter impeachado esse louco há muito tempo.

  6. Comentário infantil e desconexo. Se eleito qualquer um dos candidatos segundo essa matéria os militares serão agraciados, porque então a intromissão na fiscalização?

    1. canalha cínico prostituta vagabunda escondida sob anonimato ... covarde com medo de mostrar os chifres certamente ... toma vergonha lixo.

    2. Elementar meu caro Watson! Sabino quis dizer q os milicos interesseiros preferem o Bozo mas não deixarão de se fartar caso o molusco leve o caneco. Simples assim.

  7. Ao contrário do resultado ameno que o Sabino crê que irá acontecer, eu creio que a discrepância vai acontecer de qualquer maneira, o que ensejará a tentativa de golpe para não entregar o poder a Lula.

  8. Excelente análise. Pena que os problemas econômicos e sociais, sejam utilizados como motes para campanhas contra a Democracia, e ao Estado de Direito...

  9. que jornazismo cínico e chinfrim que ignora que as Forças Armadas só podem intervir em casos especiais e sob convocação dos poderes? por que um jornalista sério MENTE, CALUNIA e DIFAMA com narrativa falsa e criminosa já que o citado foi punido apenas uma vez e por reinvidicar salário baixo no governo Sarney um fato inconteste ... tentaram acusá-lo outras vezes sem sucesso pois temiam-no e hoje sabemos o motivo .. quanta canalhice covardia e crime claro e vergonhoso .. Mário Sabino vira lixo.

    1. .. diarréia mental deve estar tua patroa em casa vagabundo já que você de rabo arriado a criminosos a esnoba eu cuido e o dela tá em brasa pelo motivo do teu macho alfa pegando ... além de covarde é côrno .

    2. Chiquinho hoje está com uma baita de uma diarréia verbal. Será q o papai bozo tá dando ração estragada para o gado? Ou será por causa da mortadela podre que está sendo misturada na alfafa bozista? Lulobozismo é uma merda mesmo.

    3. MARIA só não sou capacho ou rameira do ladrão fia ... como você não deve ser afinal a concorrência neste quesito é pesadíssima sua chance é zero ... mas reafirmo quem idolatra um ladrão assassino é LIXO bem fedorento e altamente infecto ... se você quer ser isto é problema seu MAS não me amedrontam por simples .. falo unicamente a verdade e se dói leia Veja e Carta Capital mais apropriadas a gente como você ... beijo na ... testa rs.

  10. O desprezo pela democracia, pelas leis, pelas instituições, pela cultura e pelo povo notadamente, promovido por Bolsonaro e sua turma, levou o país a esse estado de balburdia, violência, ameaças de lado a lado, e a desmoralização das forças armadas, por exemplo.

  11. Concordo q as forças armadas perderam a chance, a oportunidade, o pé e o siso. Mas não foram somente as forças armadas, estamos vivendo o caos institucional! Nossas instituições formadas por pessoas, aparentemente despreparadas em sua maioria, perderam o foco, a coerência e assim, tds as chances, as oportunidades, o pé e o siso...

  12. Concordo plenamente com o texto. Particularmente, enfatizo a minha decepção com as Forças Armadas Brasileiras, por não terem sido capazes, ou sem interesse, em conter pelo menos a boca deste capitão, afinal um oficial intermediário na hierarquia do Exército Brasileiro.

  13. Ainda bem que temos Forças Armadas preocupadas com a lisura do processo eleitoral. Texto bastante desorientado, com a finalidade de atacar uma instituição séria do nosso país. Lamentável! A Crusoé está cada vez mais fraca!

  14. Bom, o STF e consequentemente o STE que tem a sua presidência exercida por ministro do STF também me parece que perderam o siso, o juízo, a imparcialidade e o pior, a credibilidade do STF não existe mais. O sistema de escolha dos ministros da alta corte mostra o absurdo de montar uma corte de juízes sem nenhuma prática exercida. Juiz tem que ter prática exercida e analise de suas sentenças inclusive de erros ou falta de compreensão de processos para garantir credibilidade. Vigília ajuda!

    1. .. capim? quem come a tua mulher (que gata gulosa) três vezes ao dia enquanto você é enrabado pelo ladrão de nove dedos todos no seu rabo pasta gostozim enquanto tu entuba vara ... côôôôrno !!!

    2. Chiquinho, vá comer capim no cercadinho bozista. Estou sem paciência para ficar alimentando seus zurros desconexos.

    3. Usando o nome digno de um palhaço este COVARDE e CRIMINOSO sob anonimato com uma prostituta vagabunda mostra o que é ... toma vergonha na cara canalha um homem quando acusa mostra a cara e você não o faz para não mostar os chifres??

    4. É incrível como muitos brasileiros se sentem confortáveis e felizes com os antolhos colocados em suas faces por pessoas corruptas e inescrupulosas. Isso serve para lulistas, bolsonaristas e defensores de uma classe militar desonesta e hipócrita. Os imbecis ficam todos felizes sendo tratados feito gado...rs... Pobre Brasil...

  15. O autor do artigo, o tal Sabino, bem poderia apriveitar a promulgação da Lei que facilita a mudança de nomes e passar a usar o sobrenome "Sabinada". O cara é um tapado. Como jornalista, ou pseudo-jornalista, ignora que o Paraguai possui urna eletrônica de segunda geração (q imprime o voto) e que o Brasil INSISTE no uso de urna de primeira geração (não imprime voto)? É um idiotanou está comprado por Lula? Pergunto por causa da frase em q insinua q os militares ficarão nos cargos mesmo c/ Lula...

    1. Faz-me rir Jaime. Falar assim de MARIO SABINO ? Você só pode ser um membro da seita petista e como todos, ignorantes, autoritários e que não podem ser levados a sério. Se for gado o comentário é o mesmo. Por favor, lave bem a boca antes de falar do melhor jornalista e escritor brasileiro.

    2. Vixi. Vc não soube ler direito o q Sabino escreveu.. e diz q ele é q sabe nada... 2 linhas de argumento falho e 8 linhas tentando desqualificar o jornalista que escreve com clareza e mesmo assim é lido com a distorção do olhar de quem pensa que falar sobre política é o mesmo q torcer pra um time de futebol.

  16. O Ministro da Defesa e meia dúzia de generais Palacianos não representam os militares como todo. Estatisticamente são em número insignificante. A capacidade deles para mobilizar as Forças é inexpressiva. Não há consenso nem aprovação pela grande maioria dos militares. Poderão até cumprir ordens para essa tal apuração, mas não irão se apresentar para aventuras de republiqueta de segunda categoria. O risco real é de uma revolução interna comandada por aqueles que não concordam.

  17. Talvez o último e mínimo desejo seja que as forças armadas se atenham a seu papel constitucional..defesa da Pátria ..contra loucos golpistas e bandidos que estão destruindo nosso país ..PAZ..EMPREGO E COMIDA NA MESA

    1. Está facílima de se compreender, é só ler! Até foi incluído o trecho jornalístico q originou este artigo!

  18. O TSE e o STF estão dando muito mole pra estes caras. Já era pra terem peitado certos milicos. Sou mais as Forças Desarmadas do Fachin. As FFAA só têm força porque estão armadas. Os militares se acham: Se acham bem preparados para qualquer função, mesmo para aquelas que nada entendem (vide Pazuello); Se acham os guardiões da pátria e da democracia (21 anos de ditadura); Se acham o Quarto Poder (só se for pra PODER participar do butim!).

  19. Em país civilizado as FFAA não se metem em política interna e é totalmente inconcebível sua participação na apuração das eleições. Isso é coisa de republiqueta de bananas tão ao gosto dos bozistas.

  20. A sandice é tão grande que preferem deixar o partido que mais roubou o país voltar, só pra tirar o Bolsonaro. O Bolsonaro não está nem aí se perder. Quem vai perder é o povo que será iludido de novo por tais defensores do povo. Não conseguem ver a diferença por estarem cegos. #PTnuncamais

    1. Souza, depois q vc perder a sua liberdade vai ser difícil ficar zoando feito bobo !! Aproveita !!

  21. Concordo com vc, Mário, principalmente no erro grosseiro de convidar os militares. Mas há um ponto notável: o STF e membros do STE jogaram no lixo a suas reputações e a credibilidade do sistema legal brasileiro ao destruir rancorosamente a lava-jato e anular o processo contra o Lula. O Partido Militar preencheu o vácuo. “Durma-se com um barulho desses”.

  22. Concordo. As Forças Armadas deveriam ter exercido seu papel constitucional com mais dignidade. Sem demonização, mas faltou altivez.

  23. Concordo totalmente com você, Mario Sabino. O TSE caiu em uma armadilha ao aceitar militares para verificar o processo eleitoral. Agora só Deus sabe o que os malucos (de ambos os lados) farão após ganhar e perder as eleições.

  24. Sabino, que decepção. Eu fico com as FFAA que na pessoa do Ministro da Defesa afirmou: "O voto é secreto, mas a apuração deverá ser pública transparente", portanto, ninguém deve monopolizar a contagem dos votos, nada de monopólio das urnas, nada de sala do cofre, pelo contrário, esses sítios devem ficar totalmente a disposição das FFAA e PF.

  25. ok, Mario, mas alguém acredita na apuração a portas fechadas do tse a respeito da derrota de Aécio na consideracão do fuso horário do Acre ? Pode-se acreditar em juízes que não juízes ? Que tenhamos outra forma de acreditação independente dos militares.

    1. ... que tentemos* e tenhamos esperança nesta frágil e singular democracia do povo do poder apenas.

  26. Tecnicamente, o Partido Militar terá limites para a sua intenção, como qualquer outro partido ou instituição que queira aferir a eleição. Isto já é posto há muito tempo pelo TSE, apenas, ninguém quis até hoje "perder tempo". Não há chifre no cavalo. Não sei no Alvorada.

  27. Grande desilusão para os brasileiros de bem, que sempre acreditaram que todos os líderes militares tivessem recebido formação e preparo adequados para serem os guardiões da pátria e da democracia, constatando que um militar indisciplinado e afastado da carreira como castigo, engabelando e comandando esses brilhantes homens fardados…

    1. Brilhantes homens de farda? como assim? São uns parasitas que ganham muito bem para não fazerem nada. Eles não fazem absolutamente nada.

    1. Quanto comentário besta. Acredito piamente nas nossas forças armadas. Graças a Deus que elas existem

Mais notícias
Assine agora
TOPO