Ricardo Padue/FUNAG

Assessor de Bolsonaro diz que Brasil será ‘parceiro’ em testes de spray contra Covid

09.03.21 20:56

Chefiada pelo chanceler Ernesto Araújo, a delegação brasileira que viajou a Israel para para conhecer o spray nasal EXO-CD24, substância que o presidente Jair Bolsonaro pretende emplacar no tratamento da Covid-19, finalizou a missão de três dias no país nesta terça-feira, 9.

Em texto divulgado por Bolsonaro, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, afirmou que fechou acordo com o governo israelense para a participação do Brasil na segunda e na terceira fases de testes do produto.

Com o Ichilov, abrimos o caminho para que o Brasil seja o principal parceiro na 2ª e na 3ª fase dos testes do EXO-CD24, bem como no desenvolvimento, aprimoramento e produção deste spray nasal que vem se mostrando muito promissor no tratamento de casos graves de covid-19“, diz a nota.

O tratamento com spray nasal foi desenvolvido pelo médico Nadir Arber. Em Israel, 30 pacientes diagnosticados com quadros moderados e graves de Covid-19 inalaram o produto uma vez por dia, durante três minutos. Desses, 29 se recuperaram em três a cinco dias. Somente esse números, no entanto, não podem ser usados para a avaliação da eficácia da substância.

O medicamento fornece uma proteína chamada CD24 aos pulmões, que, em tese, atenua a reação imunológica exagerada do organismo. Para a realização da fase de testes no Brasil, os responsáveis pelo ensaio clínico precisariam do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

De acordo com o assessor de Bolsonaro, a delegação ainda acertou com o Instituto Hadassa a cooperação nos testes do medicamento Allocetra para casos moderados e graves da doença e o desenvolvimento de vacinas de produção própria.

Por fim, enquanto o Brasil se prepara para utilizar as vacinas da Pfizer pela primeira vez, acordamos com o governo israelense o compartilhamento de dados sobre o uso da vacina em Israel, com a finalidade de garantir maior segurança para os brasileiros que optarem por se vacinar“, anotou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Bolsonaro, o número um, a número duas e o número três, que tomem o spray anal, e parem de engabelar o povo brasileiro.

    1. Este spray foi a desculpa achada p a comitiva ir à Israel buscar água do Jordão p benzer o Brasil desta praga dos Bolsonaros

  2. É; os contras são assim mesmo. Dizem que preocupam em salvar vidas mas não aceitam medicamentos. A troco de combater o governo preferem que o pessoal morra. Que isso gente?...

  3. Li as falas indecorosas de Eduardo Bolsonaro nos vendendo como algum tipo de zoológico miscigenado de DNA. Quanta desumanidade numa só pessoa pode haver? Os Israelenses deviam ter rechaçado de início tal oferecimento, dada sua história nos Campos de Concentração de Adolf Hitler. Mas, o que eu penso, não é bem a realidade do mundo. Vivo num mundo de decências que só existem em mim. Bobo sonhador.

  4. Um produto que foi testado em trinta pessoas e nem passou pela fase três da pesquisa não deveria estar sendo comemorado pelo governo. Gastar o nosso rico dinheirinho com utopia é um fiasco!!!

  5. Porque não dar apoio de verdade para o Butantã aumentar sua produção de vacinas? É praticamente a única que está imunizando os brasileiros... Esse desgoverno parece novo rico 🤑 e gasta o dinheiro 💰 público em coisas exóticas e supérfluas...

  6. Deveriam ter verificado como se planeja e implementa um plano efetivo de vacinação em massa !! Mas Bolsonaro nega a vacina e fica procurando uma alternativa para substituir e se justificar Junto com estes idiotas . E ainda pagam vexame por não usar máscaras nas reuniões !!

  7. Não tiveram permissão nem para entrar no laboratório do hospital, onde se desenvolve o estudo do spray. Vergonhoso para o Brasil.

  8. ESSES IMBECIS FORAM FAZER TURISMO COM DINHEIRO PÚBLICO. SEUS IDIOTAS NÃO QUERO M. DE SPRAY NENHUM EU QUERO VACINA, ESTÚPIDOS!

  9. Só se for..."""PARCEIRO""" = COBAIA.... porque os estudos estão inconclusos e ainda falta muito para que sejam finalizados sob a metodologia científica. E o politiqueiro sem noção tirando proveito, em plena e descarada campanha eleitoral, em meio à tanta desgraça!!!!!

  10. Ao invés de tomar medidas de prevenção, o Bozismo faz politicagem com remédio não testado para casos graves. Impressionante a capacidade bestial deste governo. Tudo isso com medo do Doria?

Mais notícias
Assine agora
TOPO