Adriano Machado/Crusoé

Associação Médica aponta ‘deslizes éticos’ de Queiroga e pede mudanças na gestão da Saúde

24.01.22 16:26

A Associação Médica Brasileira, entidade que reúne 185 mil associados em todo o país, divulgou uma nota pública contra o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No documento, a entidade pede mudanças na gestão da pasta, aponta “erros de conduta e deslizes éticos perpetrados pelo ministro da Saúde” e afirma que Queiroga “age à margem das mais simples normas de conduta e preceitos éticos esperados para a função”.

“Causam-nos indignação e temor a omissão e as idas e vindas do ministro, assim como posições que contradizem as boas evidências científicas, expondo a saúde e a vida dos brasileiros. O Brasil está em alerta e pede mudanças na gestão da saúde”, afirma a Associação Médica Brasileira.

A entidade lista uma série de equívocos na condução de Queiroga, que é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma das entidades médicas mais prestigiadas do país. A AMB lembra que o ministro se posicionou contra o uso obrigatório de máscaras, em agosto de 2021, e, no mês seguinte, recomendou a paralisação da imunização de jovens entre 12 e 17 anos sem comorbidades. “Na ocasião, o ministro classificou a vacinação de adolescentes como intempestiva e admitiu que a revisão da medida atendia a pedido do presidente da República”, afirma a AMB.

Em outubro, Queiroga defendeu aplicação do ineficaz kit Covid. “A verdade é que a utilização de tratamentos já comprovadamente ineficazes pela ciência não é autonomia e, sim, má prática médica”, aponta a Associação Médica Brasileira.

A entidade mencionou ainda a atitude do Ministério da Saúde de postergar o início da vacinação de crianças, mesmo após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. “Em sua cruzada contra vacinas, o ministro defendeu e realizou uma desnecessária e contraproducente consulta pública sobre imunização de crianças de 5 a 11 anos, visando atrasar o processo de vacinação”, relembra a AMB.

Em janeiro de 2022, dados pessoais de especialistas que defenderam a vacinação em crianças foram vazados em redes sociais, o que deflagrou ataques e ameaças aos cientistas e seus familiares. Esse episódio também é mencionado pela Associação Médica Brasileira.

Por fim, a entidade criticou a visita realizada por Queiroga à família de uma criança que teve uma parada cardíaca, em evento não relacionado à vacina. “A atitude contribui para relacionar o fato ao emprego do imunizante, trazer dúvidas com relação à sua segurança e promover hesitação vacinal. Desde quando tomou posse, em abril de 2021, em nenhuma outra oportunidade, consta ter visitado, com a mesma divulgação, familiares de crianças que foram à óbito por complicações da Covid”, afirma a AMB.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A AMB não representa a categoria médica. A grande maioria dos médicos não é associada.Entidade existe só para receber anuidade e não fazer nada

  2. Por que não crimes éticos e encaminhamento de cassação da inscrição de CRM junto ao seu conselho de classe e. Por consequência, CFM. Desonrou a classe médica. Passacao de pano explícita.

  3. A associação médica do Brasil, está e ficará por muito tempo de quatro, se não BANIR esse pseudo médico( quediroBBBBBA ) dos quadros . VERGONHA. PAIS DE FAZ DE CONTA.

  4. Qual atitude foi tomada contra esse pilantra, que se diz, médico e que ocupou a diretoria da Cardiologia. ? Até agora nenhuma

  5. As associações médicas , TODAS, deveriam se posicionar... É um absurdo o que muitos médicos vem fazendo....É de uma cegueira ideológica tamanha. Muitos médicos seguem reproduzindo Fake news, com a maior facilidade. Chega a ser criminoso... Não estudaram imunologia? Não estudaram epidemiologia? Despreparados e irresponsáveis. Triste constatação.

  6. Nyco Penyco está desamparado e angustiado. O charlatão que o guiava morreu. Possivelmente, e ironicamente, de COVID, aquela gripezinha que ele dizia que poderia ser curada com overdoses de cloroquina e para a qual, segundo os Bozistas, nenhuma vacina tem efeito. Chora Nyco Penyco, chora! O teu dia está chegando!

  7. Nyco Penyco, que tal fazer um harakiri público se o Bozo perder? Favor mandar convite. Estaremos lá para prestigiar a única coisa boa que vc fará nesta tia vida imunda e sem sentido. Nyco Penyco, o mais fétido dos bozistas.

  8. Ao quadrupede do Nyco a gente não fala nada, ele só zurra. E nem tem capacidade para escolher qualquer coisa, prova disso é a fascinação por outro quadrúpede, o limítrofe.

  9. O Mamateiro Diogo Maisnada já prometeu que se o MITO for reeleito, ele vai se jogar lá do alto do campanário de São Marcos (Veneza) e eu quero estar lá para registrar o evento. Ao PAULO parasita eu questiono, qual será a tua modalidade de suicídio? fala aí para a gente poder prestigiar.

  10. 2- Será que o médico Queiroga, toma o kit covid, p/ provar q é bolsonarista raiz? Um ministro da Saúde e médico, deveria respeitar o povo brasileiro. Respeitar o bom senso e também a inteligência alheia. QUEM ELE PENSA QUE ESTÁ ENGANANDO? MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  11. Só uma pergunta: esta Associação Médica procurou saber QUAL a opinião da Organização Mundial da Saúde sobre a declaração URGENCIA na vacinação de crianças? A Associação procurou saber, ainda, que pensa a OMS sobre a exigência de comprovante de vacina? Tudo politicagem. Bolsonaro VAI cair, mas não com mentiras.

    1. Bolsonaro vai cair pelo despreparo dele, pela insegurança pelas mentiras pelos filhos que tem. Por ele você ver quanto é falho o sistema político brasileiro, este Senhor tem 5 mandatos de deputado federal

    2. Entenda uma coisa, bolsonaro vai cair sim e é exatamente por causa das mentiras. Mas não as mentiras dos outros e sim a dele mesmo. Fato!

  12. Porque não cassam de vez esse diploma, tenham peito para fazer isso. Esse Sr Ministro é outro genocida, foi a isso que ele jurou na sua formatura? Pelo visto o cargo que exerce está rendendo muito mais que o salário que ganha, num país que só vemos corrupção. Temos que dar um basta nisso.

  13. ESSE "ministro" É UM SABUJO DO TENENTE REFORMADO QUE SAIU DO EXÉRCITO PELA PORTA DOS FUNDOS VIRANDO CAPITÃO, QUE ARREGOU PARA UM CONTRA ALMIRANTE. EM TEMPO: ESSE TAL QUEIROGA É MÉDICO? DEUS ME LIVRE E GUARDE DE CAIR NAS SUAS MÃOS. SAI DE RETRO SATANÁS HERODES!

  14. A foto diz tudo… É um boca aberta! Ou melhor, é o boneco do ventríloquo que não tem voz própria e só abre a boca pra imitar a fala de seu mestre BolsoNADA!

    1. João ninguém, tão cheio de si e ao mesmo tempo tão tapado. João, João... o completo sem noção.

    1. Essa Associação Médica não tem poderes para punir esse médico que perdeu completamente a noção do papel de um médico, principalmente do Juramento que fez. Será que no Brasil a única coisa que funciona é a corrupção

Mais notícias
Assine agora
TOPO