Adriano Machado/Crusoé

Banca de Wassef movimentou R$ 42 milhões em cinco anos

25.08.20 18:19

O escritório do advogado Frederick Wassef (foto) movimentou cerca de 42 milhões de reais nos últimos cinco anos, revela um relatório do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. As operações foram consideradas suspeitas pelo órgão.

O rol inclui transações de valores vultosos entre o escritório e pelo menos uma empresa de Cristina Boner, ex-mulher de Wassef, que nos últimos anos recebeu milhões do governo federal.

Consta ainda do relatório um pagamento de pouco mais de 10 mil reais feito pelo escritório de Frederick Wassef à Clínica de Urologia Wladimir Alfer, sediada na unidade Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein. A clínica, como antecipou nesta terça-feira o jornal O Globo, é de propriedade do urologista Wladimir Alfer, que atendeu Fabrício Queiroz em dezembro de 2018.

O levantamento do Coaf é o mesmo que, conforme revelou Crusoé na semana passada, relaciona pagamentos de 9 milhões de reais do frigorífico JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, para o escritório de Wassef.

Crusoé também revelou que, no fim do ano passado, Wassef fez uma visita informal à Procuradoria-Geral da República para tratar de interesses da JBS – ele queria convencer os procuradores a desistir de pedir ao Supremo a anulação da delação premiada dos executivos da companhia, o que poderá levar Joesley e Wesley de volta para a prisão.

A visita de Wassef à PGR foi precedida de um pedido do presidente Jair Bolsonaro ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para que o advogado fosse atendido. Antes da reunião, sem tocar diretamente no assunto, o presidente chegou a telefonar pessoalmente para o subprocurador que receberia Wassef, Adonis Callou, então coordenador do grupo de trabalho da Operação Lava Jato na Procuradoria-Geral.

Ao listar as movimentações milionárias do escritório de Wassef, o relatório do Coaf revela conexões entre a conta da banca e empresas ligadas à ex-mulher dele, Cristina Boner, entre elas a Globalweb Outsourcing do Brasil, dona de contratos milionários com o governo federal.

A empresa, registrada em nome da filha de Cristina, recebeu pelo menos 41 milhões de reais do governo desde o início da gestão de Jair Bolsonaro, conforme mostrou o UOL em junho. Os contratos são anteriores, mas no atual governo foram reajustados três vezes.

O relatório revela mais um aspecto complicado das relações de Wassef: embora ele repita nos bastidores que não mantém qualquer relação com as empresas da ex-mulher, seu escritório realizou transações relevantes nos últimos anos – os valores ultrapassam os 2 milhões de reais – com ao menos uma das firmas de Cristina Boner, a mesma que recebe dinheiro do governo.

Um dado que merece registro, e que agora é objeto de investigação, é que no mesmo período abarcado pelo documento do Coaf a banca do advogado aparece pagando a uma clínica que atendeu Fabrício Queiroz. A coincidência chamou a atenção dos responsáveis pela apuração da ligação entre Wassef e Queiroz – em junho, o ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo do presidente da República foi preso em uma propriedade do advogado em Atibaia, no interior paulista.

Outra empresa ligada a Cristina Boner que aparece na lista de transações financeiras suspeitas do escritório de Wassef é a Computsoftware. Ao menos 2 milhões de reais transitaram entre o escritório e a firma. Em torno da Computsoftware há, curiosamente, mais uma história que liga Wassef e a própria Cristina a Jair Bolsonaro. Em 2015, o hoje presidente da República comprou do casal, por 50 mil reais, uma Land Rover. O veículo, à época avaliado em pelo menos 75 mil, estava registrado em nome da Computsoftware. Àquela altura, a empresa era comandada por Cristina Boner.

Dos 42 milhões de reais em transações realizadas pelo escritório de Wassef entre 2015 a 2020 e apontadas como suspeitas pelo Coaf, 20 milhões se referem a créditos e cerca de 22 milhões a débitos. Na pessoa física, de tudo o que entrou na conta da banca no período o advogado foi destinatário de cerca de 6 milhões de reais.

Indagada, Cristina Boner afirmou não ter informações sobre as transações entre as empresas no momento e pediu que Crusoé procurasse sua assessoria de imprensa. Frederick Wassef não respondeu às tentativas de contato.

Após a publicação da reportagem, a Globalweb enviou a seguinte nota à redação: “A Globalweb informa que irá encaminhar requerimentos a todos os órgãos de controle para tomar conhecimento acerca de eventuais investigações em nome dos sócios e/ou das empresas. Caso exista algum procedimento, a companhia apresentará sua defesa e vai provar que não há qualquer ilicitude nas transações efetuadas. Em relação ao referido advogado (Frederick Wassef), ele atuou para a companhia há cinco anos”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No primeiro impeachment o problema era uma Fiat Elba agora o negócio evoluiu para Land Rover. A relação de Wasssef com Bolsonaro lembra muito a história de PC Farias com Collor. Logo, logo, mais provas aparecerão para fomentar outro impedimento do presidente genocida. É ESPERAR PARA VER. As provas vão surgindo à conta gotas e uma hora ou outra não vai dar para segurar mais. O Centrão agradece penhoradamente, viu Jair.

  2. Está tudo tão claro....o lunatico de plantão na presidencia não tem nada de honesto como alguns dizem. Alem de incompetente ele também faz o jogo do poder como todos os outros "lideres" políticos. Essa gente dá nojo.

  3. Talvez por isso a Crosuè não tenha feito até hoje uma reportagem sobre o escândalo da Rede Globo, os editores parecem que só fazem o Contra C e o contra o V da Globo e colocam aqui pros assinantes engolirem goela a baixo. Só lembrando os editores, que nós brasileiros, queremos justiça, tanto o Lula e os seus filhos que cometeram falcatruas, tanto o Bozo e sua família, tanto alguns ministros e principalmente a Globo, todos tem que responder pelos seus crimes. Isso que nós assinantes esperamos.

    1. Bozistas mostrando que para eles a honestidade é relativa. Neste quesito (e em todos os outros) Bozistas são iguais aos petralhistas. Que imundície.

    2. Jucemir, quem vende as própria alma, a consciência e a honra, está se lixando para a coerência. Será que Crusoé/Antagonista já acessaram o quanto os advogados de Lula receberam? NO caso da Globo, a $ervidão de Crusoé/Antagonista tem nome, sobrenome e cor, no caso, verde.

  4. tá um repeteco da Uol...daqui a pouco vai ser da globo.... Porque não compararam com os outros escritórios.. da esposa e parceiros dos ministros do stf....

  5. Bozo estava ajudando o advogado dele fazer falcatrua. Tudo provado é comprovado. Em contrapartida, o advogado dele pagava as despesas do Queiroz. Em resumo: um bando de larápios. Esquemas similares aos montados pelos petralhistas. Bozistas, vocês são uma vergonha!

  6. Nossa a COVARDEÉ descobriu a pólvora. É quanto movimentou a banca dos advogados de Lula. José Dirceu. Palocci e caterva? Ah! COVARDEÉ, e quanto movimentou a banca do Kakai o cara da bermuda nos confins do STF a vergonha nacional,,?

    1. O que o Lula e o PT fizeram não está em julgamento. Eles já estiveram presos, estão respondendo judicialmente. Hoje o que nos interessa é esse mentiroso que afirmou que era diferente daquela turma. Mas não é. É somente menos competente e até agora se contentou com pequenos furtos. Em resumo. Elegemos um ladrão de galinhas para comandar o país.

  7. Sempre achei Bolsonaro muito tímido para atacar os advogados que defenderam Adélio. Como Presidente, ele sempre diz que quer saber quem é o mandante, mas pouco fala da ordem descabida do Presidente da OAB em não deixar investigar os celulares .Bolsonaro tem caráter beligerante e vingativo. Por que nunca pediu quebra de sigilo telefônico? Acho que já pensava em proteger Wassef, caso viesse à tona uma relação tão estreita entre ambos.

  8. Quanto mais mexer, mais vai feder. É um mar de lamas. A corrupção é um câncer, em estágio adiantado, neste corpo doente chamado Brasil. Não vejo saída. Estamos num beco sem saída. Pobre povo brasileiro!!!

  9. Abra seu olho ingênua Mary. Estão montando uma história que parece ser real, mas não conseguem.comprovar nem os indicios..A própria reportagem diz que a falcatrua vem de 2015 e até hj esta tudo certo? Se no passado era errado porque já na eleição não quebraram o JB? Se tivesse algum fundamento ele não chegava. É...os caras apostavam que o JB era um pangaré e que ia cansar na corrida a PR. Agora não tem como tirá-lo no grito, o povo o apoia, então tentam desacreditá-lo.

    1. Não tinha o escrutínio pois nao haviam indicios. Simples meu amigo. E mais, bolso era um merd do baixo clero. Agora ele é so um merd eleito à presidente, e quem administra nosso dinheiro, deve ser fiscalizado.

    2. Calma, Alberto, isso tudo vai acabar em pizza de chocolate!

  10. A narrativa da vez é a movimentação em anos, onde está incluído o atendimento a TODOS os clientes do escritório. Mas fazem uma estória para parecer que o dinheiro foi movimentado pelo presidente.

    1. Paulo é você que está dizendo que o dinheiro parece que foi movimentado pelo presidente. A revista não diz isso.

  11. Impressionante como os apoiadores de Bolsonaro (como eu já fui mas abri meus olhos) não aceitam o que está acontecendo no governo. Vejo nestes os petistas que até hoje acham que o Lula é inocente. Vamos lá pessoal!!! Acordem!! O pior cego é aquele que não quer ver!!!

    1. Sou mais um tolo que ajudou um inapto/inepto a assumir o comando da nação. Não sei em quem vou votar na próxima eleição presidencial, mas sei em quem não vou votar!

  12. A cada dia, mais Wassef parece envolvido diretamente com a familia Bolsonaro.....Lula tinha amigos que também o ajudavam tanto quanto Wassef ajuda o Bolsonaro....impressionante como conseguem amigos tão generosos e fiéis.

    1. Paulo, você se lembra de Lulla apertando a mão de Paulo Maluf? Quanto tempo você acha que falta para seu grande líder apertar a mão do molusco, a fim de salvar seu clã da degola?

    2. Paulo, acaso não leu as reportagens sobre Paulo Preto, os indiciamentos de Serra e Alckmin? Suas insinuações são inócuas, pois todos os assinantes sensatos de Crusoé leram. Todos estão rindo de você e pensando em adjetivos desclassificantes pra você,

    3. Mentira Paulo. Mentira. Mas o foco é sempre o governo. É quem tem a máquina nas mãos. Sem mimimi

  13. E sobre o pessoal do STF tem alguma notícia, ou a coisa é bem seletiva ? Aquele advogado do Lula quanto ganhou dele ? Ah esse pessoal não interessa né. E os Marinho ?

    1. Boa rsrsrs! Essa Crusoé continua uma piada. Assinatura de um ano felizmente está por um fio! ufffffa

    1. Não conseguem passar disso! A "Ilha" que não consegue investigar as delacoes do Doleiro Mor sobre a Platinada! Me poupem......

    2. O imbróglio começa assim ilícitos de pequeno valor as vezes um assessor quando não uma relação fora do casamento, negócios legais com registro, mas sempre com um sócio que tem um bom recurso de capital que não tem nada a ver com política (mas aposta no futuro político de parceiro) e faz de se apresentar como íntimo do político, neste inter meio apresenta um novo confrade nesta confraria, normalmente um advogado que tem alguma expressão jurídica e ai aspirações começam há aparecer é a partir dai

    3. O pior isto não parece fofoca. Dados do COAF etc... precisamos ter olhos de ver e ouvidos de ouvir. "A verdade acima de todos".

    4. Fofoca porque o dinheiro não é seu é do contribuinte!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO