Foto: World economic Forum/swiss-image.ch

Banqueiros assinam manifesto pró-democracia

25.07.22 21:53

A Faculdade de Direito da USP promete divulgar nesta terça-feira (26) um manifesto de empresários, banqueiros, artistas, advogados e entidades da sociedade civil em defesa da democracia. De acordo com O Globo, o texto tem mais de 3 mil assinaturas e é apresentado como resposta aos reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.

Segundo o diretor da faculdade, Celso Campilongo, estão entre os signatários, entre outros, os banqueiros Roberto Setubal (foto), Candido Bracher, João Moreira Salles (Itaú Unibanco) e José Olympio Pereira (Credit Suisse), o executivo Fabio Barbosa (ex-chefe da Febraban) e os empresários Guilherme Leal, Pedro Passos (Natura) e Horácio Lafer Piva (ex-presidente da Fiesp).

Batizado de “Carta aos Brasileiros” para evocar texto homônimo lido em 1977, na ditadura militar, por Goffredo da Silva Telles Júnior, o documento será lançado oficialmente no mesmo lugar —o Largo de São Francisco— em 11 de agosto, dia que celebra a inauguração das primeiras faculdades de direito do Brasil.

“Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o Estado Democrático de Direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional”, diz o texto, em reação ao discurso golpista do presidente.

“Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições”, prossegue o texto do manifesto.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estes banqueiros são uns lesa pátria, ladrões do povo, agiotas apoiados por Luladrão e toda sua quadrilha, nunca jamais ganharam tanto dinheiro via juros estorsivos quanto ganharam no governo do PT,e querem de novo que Bolsonaro caia fora pra eles tomarem conta do Brasil junto com a quadrilha do PT e narcotraficantes e roubarem a nação e o povo sem nenhum freio. É esta a verdade e o interesse destes canalhas lesa pátria.

  2. Tudo causado por um miliciano genocida incompetente que foi eleito para afastar a quadrilha petista e com sua ignorância e mentiras, ressuscitou um corrupto condenado. Agora tenta um golpe que será devidamente repelido. Boiada coloque na cabeça : quem repudia esse psicopata cercado por corruptos não é necessariamente esquerdista, comunista ou menos patriota! Só existe uma realidade : o país perderá mais 4 anos, qualquer que seja o resultado das eleições.

    1. Você foi otimista, dizendo que seriam só 4 anos perdidos. Veja só as consequências dos governos do PT, até hoje estamos pagando o pato e agora, somando ao inconsequente de plantão.

  3. KKKKK, esse pessoal fazendo manifesto em favor da democracia? ou manifesto em favor de interesses futuros? nunca vi essa gente devendo alguma coisa para o zé povinho.

  4. Os Banqueiros sabem que nossa Democracia já foi golpeada- está Revista esqueceu -, pelo STF, quando anulou 07 anos de combate à corrupção, lançando Lula às eleições com a "fantasia de mártir', sob a qual padecemos com suas imprevisíveis consequências. O que fazem é defender seu partido o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Namastê!

  5. É muito importante a manifestação de todas as entidades de classe se unir e dar um basta a todas manifestações contrárias a DEMOCRACIA

  6. Bom mesmo que se manifestem mas em questão de democracia os dois candidatos são iguais, Bolsonaro se expõe e Lula sempre tramou sem aparecer. Achar que o PT é um.partido democrata é um delírio.

  7. Puro cinismo! Temos uma falsa democracia. Fundão bancado por nós trabalhadores, mantendo os caciques corruptos de sempre se perpetuando no poder. Quero ver um manifesto desses senhores contra a corrupção que assola este Brasil e a melhor qualidade dos politicos.

  8. Banqueiros assinando manifesto é mesmo uma gaiatice. Eles só estão passando recibo da independência do Banco Central que lhes tirou 40 bilhões de receita com a a criação do PIX. E podem fazer isso pois sabem que não serão retaliados por força da mesma independência que tirou a ingerência do governo sobre o banco. Contraditório? Parece mas não é. Basta pensar sem paixão.

  9. Lamento ler uma reportagem onde diz que o Bolsonaro ataca a Democracia. E neste contesto entendo que a Revista acha que o LULA LADRÃO, democrata. Acho que deveria ser impar as informações pois tem esta o objetivo de levar conhecimentos aos assinantes. Mas é o contrario, o democrata é o Ladrão que fala que vai censurar a imprensa. pergunto como podem fazer uma reportagem onde o Golpista é o Bolsonaro. Não tiro o Chapéu para a reportagem, pois é uma mentira levado ao publico.

  10. Que democracia esta escória cínica defende para o país?certamente não é esta onde uma quadrilha ladravaz assassina que controla por imorais nomeadas a suprema côrte hoje suprema vergonha nacional se portando como ditadores e curadores do Estado e da nação ... os poderes violados um se omite e submete pelo terror e o outro vacila no uso do Art 142 da CF na MINHA OPINIÃO sagrado direito única forma legal e institucional de frear a sanha de ditadores a escravizar um país rumando ao caos e ao lixo.

  11. Quem se safou da Lava jato? Banqueiros, juízes e advogados turbinados? E claro os grandes grupos de comunicação? Entendi. Porque não se manifestaram/apoiaram/viabilizarm alguma das candidaturas da 3 via?? A melhor opção é claro que é o amigo do meu pai.... Tudo dominado. Entendi.

    1. .. se a quadrilha voltar ao poder como a suja guerra revolucionária em último estágio progamou o Brasil será mais um país comunazista e criminosos sanguinários ladrões escravizarão 220 milhões de pobres cidadãos ... o povo na mais difícil crise do país tem a dura responsabilidade de se libertar ou escravizar impedindo um provável e duro banho de sangue que isto pode trazer à nação e que devemos evitar a qualquer preço ... às armas cidadãos e a arma é o voto livre essência da salutar democracia.

  12. A ultra direita brasileira-trampista se manifesta... Vão começar os manifestos pró posse do luloptista. Realmente, quando uma parte forte da elite (esta está no topo!) começa a manifestar-se significa que a fatura plantada há 2 anos, via ex-folha e STF, prosperou mais uma vez. Conseguiram afastar o nosso Presidente Moro. Os manifestos- à Grêmio Estudantil Secundário- vão forrar este país. Não se sabe se estarão presentes se houver tanques (queimando óleo cru) nas ruas. Uma coisa é certa:

  13. Ótimo texto, verdadeiro. Só peca por não fazer referência àquele outro, corrupto condenado e descontentado pelas mesmas Instituições. O silêncio dessas classes diz muito sobre as Instituições às quais se referem. Não foi para isso que a democracia foi conseguida a duras penas, senhores!

  14. Não sei o que é pior, atacar a “democracia “ ou sambar na vara da bandeira. Tudo igual, direita, esquerda, centro. Tudo lixo.

  15. A cada dia que se aproximam as eleições aumenta a vontade de representantes influentes da sociedade se posicionarem em defesa da democracia e contra a farsa conspiratória do bolsonarismo e de seus seguidores de ocasião. Deixa estar, o pé na bunda certeiro estará na ordem do dia.

  16. Tudo isso por causa de um comprovante de votação, "impossível de imprimir., ... kkk! Quanto a essa turma do manifesto, zero de novidades, a maioria são banqueiros desmamados, que estavam acostumados a ganhar rios de dinheiro extorquindo o povo, as demais categorias inclusas nesse folheto não fogem à regra.

    1. O ex-capitão fajuto foi eleito em 7 ou 8 eleições com votos nas urnas eletrônicas e agora, depois de ressuscitar o corrupto condenado, vendo que as eleições estão perdidas, quer dar o golpe das urnas.....e a boiada safada finge que acredita....

Mais notícias
Assine agora
TOPO