Pedro Ladeira/Folhapress

Barroso e ministro da Defesa: chega de furdúncio

25.04.22 12:19

Na videoconferência com alunos brasileiros de uma escola de governança em Berlim, feita ontem, o ministro do STF Luís Roberto Barroso (foto), ex-presidente do TSE, afirmou o seguinte, sobre as tentativas de Jair Bolsonaro de desacreditar o processo eleitoral e as suas urnas eletrônicas:

“Um desfile de tanques é um episódio com intenção intimidatória. Ataques totalmente infundados e fraudulentos ao processo eleitoral. Desde 1996, não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora se vai pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo. Um fenômeno que, em alguma medida, é preocupante, mas que até aqui não tem ocorrido, mas é preciso estar atento, é o esforço de politização das Forças Armadas. Esse é um risco real para a democracia e aqui gostaria de dizer que, eu que fui um crítico severo do regime militar, militante contra a ditadura nesses 33 anos de democracia, se teve uma instituição de onde não veio notícia ruim foi as Forças Armadas. No Brasil, penso que temos uma história de sucesso, apesar do esforço contínuo de gerar embaraços com a Suprema Corte. Nos Estados Unidos, foram 60 ações para tentar anular eleições, duas chegaram à Suprema Corte (americana) e nenhuma foi acolhida. Cortes constitucionais não têm condições de ganhar briga se lutarem sozinhas. Precisam da sociedade civil. Tenho a firma expectativa que as Forças Armadas não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável para as instituições de Estado, que é o universo da fogueira das paixões políticas. E, até agora, o profissionalismo e o respeito à Constituição têm prevalecido.”

Na sua fala, portanto, o ministro Luís Roberto Barroso não fez crítica às Forças Armadas. Fez até elogio. Ele criticou a tentativa reiterada e evidente de Jair Bolsonaro, sem citar o nome do presidente, de politizar o que não deve ser politizado e de atiçar a caserna contra o processo eleitoral. Mas, como era previsível, os bolsonaristas usaram a fala do ministro para bulir com os granadeiros, no que foram ajudados, como era natural, pela imprensa ainda mais sedenta de notícias num domingo pós-feriadão. O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, divulgou, então, uma nota no mesmo domingo, na qual diz:

“Afirmar que as Forças Armadas foram orientadas a atacar o sistema eleitoral, ainda mais sem a apresentação de qualquer prova ou evidência de quem orientou ou como isso aconteceu, é irresponsável e constitui-se em ofensa grave a essas instituições nacionais permanentes do Estado brasileiro. Além disso, afeta a ética, a harmonia e o respeito entre as instituições.”

Resultado: há agora um novo furdúncio entre STF e Poder Executivo, como se já não bastasse o caso do deputado Daniel Silveira, condenado a espantosos 8 anos e 9 meses de prisão, além da cassação do mandato, e indultado precocemente, antes de o processo ser finalizado, por Jair Bolsonaro.

Recapitulo o episódio de ontem apenas para dizer que acho que, em Brasília, todo mundo anda falando demais, sem medir as consequências das palavras, sejam elas certas ou erradas. A situação já está suficientemente conflagrada — e tem muita gente apostando no caos —, para que se aumente a temperatura. Está na hora de todos darem um ou mais passos para trás e voltarem para as suas posições estritamente institucionais. Temos uma eleição pela frente e o resultado terá de ser respeitado pelo perdedor, não importa quem seja ele. Jair Bolsonaro não pode deslegitimar a democracia brasileira, mas também não pode ser deslegitimado; Lula igualmente não, já que o STF tratou de anular as suas condenações. Decisão judicial se respeita, por mais que se discorde dela, assim como resultado das urnas. Os poderes precisam dialogar mais, dentro dos limites da Constituição. Do jeito que os embates se sucedem, está-se criando um caldo para que um dos lados possa dedicar-se nos próximos quatro anos a contestar a decisão dos cidadãos em outubro.

Não podemos correr esse risco.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto os 3 Poderes perdem tempo discutindo a relação, os problemas reais dos brasileiros vão aumentando.

    1. Todo mês toda semana só não é todo dia porque a Corte não se reúne o Min Gilmar Mendes solta um Corrupto e fica com aquela boca ( de quem comeu e não gostou ) debochando do povo

  2. Só me cabe parabenizá-lo, Sabino, pelo texto sensato e preciso. A escalada desse conflito só tem um fim: a ruptura institucional e nada seria pior para o país do que isso. É preciso lucidez e prudência por parte de nossas lideranças para conter esse processo agora, antes que seja tarde e acabemos por cair sob o peso de um regime autoritário e anti-democrático. A história recente da América Latina está aí para deixar bem claro o risco que estamos correndo.

  3. Dois pesos e duas medidas por parte do articulista. Bolsonaro foi tão irresponsável em suas acusações sem provas contra o sistema eleitoral quanto Barroso ao acusar sem dizer quem e apresentar provas de que as Forças Armadas estão sendo orientadas para desmoralizar as urnas eletrônicas. Ambas as declarações irresponsáveis e belicosas. O mais é passar pano para um dos dois lados, o que lamento.

  4. Será que não está na hora de termos uma conflagração real? Será que não chega de sermos esse “povinho” sem sangue nas veias que, como gado, elege pilantras conhecidos como Lul@ ou sequelados como Bolsonaro? Tenho pensado nisso. Ambas as torcidas Lulistas e Bolsonaristas, são toscas e bem representam os candidatos. Penso, quem sabe, que se construa uma história nesse país que não continue nos envergonhando diariamente.

  5. Notícias fresquinhas afirmam que o STM tomará atitude diante das graves acusações feitas pelo ministro às forças armadas a meu ver grave crime se não prová-las ... não canso de avisar e pedir juízo e REAFIRMO que isto não acabará bem ... os bombeiros já circulam ... aguardemos.

  6. Notícias de última hora dão conta que o STM vai citar Barroso por entender crimes nas acusações feitas às forças armadas .. e não canso de avisar A GUERRA FOI ACEITA e vem muito mais e as atitudes do STF indicam com clareza que isto não terminará bem ... aguardemos.

    1. Ca entre nós, ja está na hora de não acabar bem! Estamos num beco sem saida. Analisemos: FFAA envolvendo-se em politica; STF legislando; governo criando crises diariamente e flertando claramente com o autoritarismo; Congresso…, bem , sendo o congresso de sempre. Qdo sairemos desse ciclo com “paz e amor”? Nunca, creio.

  7. Barroso mais um semideus do STF que acha que manda no país! Quer mandar se candidate a presidente e veja se consegue ser eleito pelo menos a síndico de condomínio! Aliás vc não consegue nem sair na rua pq o bicho pega o mesmo vale pro ladrao que vcs soltaram! Será que vcs não veem que o brasileiro odeiam vcs! O que não acontece com quem trabalhou na lava jato que sao adorados pelo povo. DITADORES do STF!

    1. Mário Sabino está certo. Todos devem dar um passo atrás e se fixarem nos limites de suas competências. Sem barulho. Com sobriedade. Vamos para eleições e quem vai escolher o líder de UM dos poderes e representantes de OUTRO poder é o povo. Somos 3 poderes, mais o Ministério Público. Precisamos que os 3 poderes funcionem. Com independência, coragem e ética. Que cada eleitor faça suas escolhas em PAZ e o resultado seja respeitado.

  8. Quando vamos ver um candidato saindo da demagogia de Lula e do populismo neo-integralista de Bolsonaro com propostas concretas para criar empregos, eliminar burocracia, diminuir a carga tributária e gerar receita para investir em educação. saúde e infraestrutura? Nunca. Bolso cria inimigos imaginários para alimentar seu gado sempre pronto pra quebrar tudo mas sem proposta alguma para criar algo. Lula vende ilusões sem mostrar como financiá-las e incendeia sua base com promessas antidemocráticas

    1. O inacreditável é isso: um beco sem saída; e temos dezenas de partidos. Onde estarão os candidatos com propostas esclarecedoras, explicadas, diretas, transparentes, fundamentais, para cada setor do país?

  9. Barroso, "o chefe das urnas", criou esse cabo de guerra desnecessário usando as urnas eletrônicas. Como o plano fracassou, agora fica falando mal das FFAA. até levar um esporro do Gal. Paulo Sergio. __ Xandão "O perseguidor de bolsonaristas" parece que não tem mais nada de importante para fazer na vida, a não ser "Eu mando, tens tantas horas, eu investigo, eu condeno, eu prendo, eu desnomeio, aí me vem o Sabino com: "Decisão judicial se respeita", aí eu pergunto, até onde?

  10. Qdo se enfileiram pças de dominó, caindo a 1a., todas cairão em seguida. Não restará 1 em pé. Assim é qdo 1 poder avança a linha de s/ atribuições. O resultado será 1 avançar seguido de linhas de conduta de todos os poderes. Qdo a sociedade, p/ defender s/ "time" político, se torna leniente c/ a perda de limites de alguma dessas instituições , está patrocinando 1 desarranjo total nos pesos e contrapesos da democracia. Aí, então, mister será um freio de arrumação. Ou será o caos.

  11. E Lula caladinho. Quem tem telhado de vidro não joga pedras no vizinho. Só quem tem independência pode criticar esse perdão. Que ,aliás, já estava pronto. Pra livrar os filhos do capitão. A rapidez com que um texto evidentemente elaborado com todo o cuidado e precisão com referências legais bem pensadas jamais poderia ter sido escrito nesse breve intervalo. Mas o gado abana o rabo e muge e se apavora por ter que raciocinar por conta própria. Dos dois lados. Somados são maioria absoluta.

  12. Desde quando saiu de moda cada um cuidar da própria vida e fazer o mais honesto e técnico trabalho possível na sua área de atuação e competência, bate papo entre autoridades virou sim um fudúrcio, uma bagunça, um acinte vergonhoso à inteligência de gente comum como nós, povo brasileiro…

  13. É aquela velha história: quem fala demais, acaba dando bom dia a cavalo. Seria ótimo se, nos três poderes, todos falassem menos e trabalhassem mais.

  14. O brasileiro vai ter que engolir o resultado do pleito, como sempre tem feito. Mas o Brasil pode não aguentar ficar de pé se Bolsonaro ou Lula ganharem.

  15. Este país possui uma imensidão de problemas sérios e graves a resolver. Fome. Desemprego. Desalento. Nem-Nem. Violência de toda espécie. Escolas sem banheiro e água tratada(mas, com robótica). Caos na saúde e no SUS. Desesperança generalizada. Alienação política pela população e por aí vai. Não há substância nas agendas dos candidatos frente a esses e outro problemas graves. O quê se tem é esse Tititi infindável dessa democracia desvalida "sem flor , sem perfume, sem rosa, sem nada"

  16. Não é mais risco Sabino, já é a realidade. Estamos a 5 meses da eleição e a briga só aumenta. Já contaminou a população. Tá todo mundo brigando com todo mundo. Seja lá quem ganhe a confusão está com dia marcada. É o Brasil varonil!

  17. Bem claro intimidatório e ditatorial dr. VERBOSO é a suprema corte sem se dar ao devido respeito violar as leis submeter pelo terror e medo um dos poderes institucionais e se prestar a soltar ou descondenar crimiminosos ladrões algozes do povo ... há clara e suja guerra revolucionária em adiantado estágio em curso e agora aceita pelo executivo cansado de ser violado pode ter graves e sérias consequências ... as pontes foram queimadas instalado o confronto só o Art 142 da CF nos livra do caos.

  18. Sim ! Não podemos correr este risco . Meu maior temor !!! Sabemos que Bolsonaro não tem limites e extrapolar acuando a própria democracia que jurou respeitar , sempre fez parte de sua estratégia . Não causa mais estupor. Mas neste momento , um ministro do STF , cutuca-lo com vara curta é atitude sábia ?Apazigua os instintos ? Evidente que não . Ainda que as premissas de Barroso sejam verdadeiras . Por mais lenha na fogueira pode deixar todos chamuscados .

  19. Acho que para o cidadão comum e pobre, esse stf já passou dos limites faz é tempo. Só sai bem com eles quem tem grana, não importando de onde....fica difícil!!

    1. Também acho. O STF tem sido fonte de confronto com os brasileiros. Rasgam a Constituição na cara dura.

  20. Bolsonaro erra, e muito. Ministros do STF, também. Antecipam votos a todo momento, vivem em encontros, palestras e congêneres. Não sou tão velho, mas lembro de uma história de que magistrado só se manifesta nos autos. Barroso, em especial, adepto do ativismo judicial que é, tenta transformar politicamente a sociedade através usando a toga como meio. Depois reclama quando a turma da política quer jogar os militares na arena política. Voltem aos seus lugares, senhores.

    1. Perfeito. É isso mesmo. Já passou da hora de ministro do supremo respeitar a constituição federal do Brasil.

  21. Das Forças Armadas não veio notícia ruim porque estão devidamente abastecidas com picanha, chopp, próteses penianas e Viagra. E nunca enfrentaram guerra nenhuma neste e no século anterior. A intervenção no RJ poupou as milícias. Por que haveria alguma notícia ruim?

    1. Veja as benesses do STF, antes de falar da F.A. Lá , cobrem todas e quaiquer as despesas méficas

  22. O que é impossivel, na atual conjuntura belicosa é manifestar, como sugere o Ministro Barroso, apoio a um STF absolutamente inconfiável e prepotente quando sua missão é ser Justo. E’?

  23. Desde que o SERGIO MORO desistiu da candidatura meu voto para Presidente tem um endereço certo: VOTO NULO. Para o Brasil tanto faz Bolsonaro ou Lula, pois ambos tem projetos horríveis para o país. Um flerta com a Ditadura e outro com o Comunismo. O pior de tudo é imaginar que existem eleitores que votarão em um destes dois. Com o cenário atual, o Brasil vai continuar a ser para sempre o país do futuro, mas um futuro que nunca chega por vontade própria do seu povo!!!!

    1. O STF se desmoralizou quando voltou atrás sobre a prisão após condenação em segunda instância. Depois disso foi só ladeira abaixo. Gilmar Mendes desmoraliza o STF praticamente todos os dias.

    2. Tem gente ignorante para qualquer lado. Brasil é um país amaldiçoado

    1. Mario Sabino sempre sensato...Concordo totalmente com o artigo .

  24. Embate que sempre revela certo revanchismo destes que dizem ter lutado contra a ditadura. Julgam-se sempre mais puros, defensores de oprimidos e logo com passe livre para insinuações. Depois se arrependem e com receio das consequências, assopram a ferida que eles mesmos ocasionaram.

  25. Mais bem explicado impossível. Passou da hora do Judiciário restringir suas manifestações aos autos. Passou da hora das forças armadas pararem de fazer manifestações em “resposta” ao que quer que seja.

    1. Seria muito bom o STF passar a respeitar a constituição e parar de legislar, pois esta não é a sua competência.

Mais notícias
Assine agora
TOPO