Adriano Machado/Crusoé

Bebianno vai deixar o governo, dizem aliados

15.02.19 20:59

Aliados próximos do ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência da República, confirmaram na noite desta sexta-feira, 15, a Crusoé que ele deixará o cargo.

A decisão, segundo eles, foi tomada em comum “acordo” com o presidente Jair Bolsonaro. A exoneração deve ser formalizada na próxima segunda-feira, 18, dizem os aliados.

Bebianno virou personagem central de uma crise no governo após ter sido acusado por Carlos Bolsonaro, filho do presidente, de mentir.

O ministro havia declarado à imprensa que falou três vezes com Jair Bolsonaro na terça-feira. Bebianno tinha acabado de ser apontado, em reportagem da Folha de S.Paulo, como responsável pelo repasse de recursos do PSL a uma candidata laranja.

Carlos Bolsonaro, então, postou nas redes sociais que o ministro mentira ao dizer que falou sobre o assunto com o presidente, que ainda estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Depois, o filho de Bolsonaro postou um áudio do pai que atestaria a “mentira”.

Em um sinal claro de que Bebianno estava sendo fritado no governo, o próprio presidente da República republicou os posts dos filhos em seu perfil oficial.

Na madrugada de quinta-feira, 14, o Diário de Crusoé informou que Bebianno, sentindo-se escanteado, estava praticamente decidido a pedir demissão. “Dignidade não tem preço”, disse ele a interlocutores.

Ante o agravamento da crise, militares que integram o governo e aliados de Bebianno iniciaram um movimento para que ele seguisse no cargo. A preocupação era que o Planalto ficasse fragilizado a partir da constatação de que uma confusão gerada pelo filho de Bolsonaro seria suficiente para provocar a queda de um dos ministros mais próximos do presidente.

Em entrevista a Crusoé ainda na quinta-feira, o próprio Bebianno afirmou que Bolsonaro estava preocupado com a possibilidade de ser atingido pelas denúncias de repasse de dinheiro do PSL a candidaturas laranjas.

O ministro afirmou que, diferentemente do que dissera Carlos Bolsonaro, falou várias vezes com o presidente na terça-feira. Ele admitiu que tinha como provar que conversou com Bolsonaro. Perguntado por que não divulgava o teor das conversas, ele respondeu: “Porque ele (Carlos) não é nada no governo. Eu sou um ministro”. “Não sou moleque, e o presidente sabe”, afirmou.

Nesta sexta-feira, auxiliares do Palácio do Planalto chegaram a dizer que o ministro permaneceria no cargo. Nos bastidores, porém, a situação seguia tensa. Há rumores de que a demissão teria sido definida depois de Bolsonaro saber que Bebianno havia compartilhado com terceiros os tais áudios que desmentiam o desmentido de Carlos Bolsonaro.

O advogado Gustavo Bebianno tornou-se um dos aliados mais próximos de Jair Bolsonaro durante a pré-campanha presidencial e, depois, na própria campanha que o levou ao Planalto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro postou áudio em que falava que depois conversaria. Bebiano disse que não conversou. Para quem não é analfabeto funcional, os dois não mentiram. Olavo tem razão, só tem analfabeto funcional e má fé na imprensa.

    1. Cara, é EXATAMENTE o que eu penso. Ninguém mentiu nessa história, foi um mal entendido que se tornou público pela infelicidade da postagem de Carlos...e a imprensa está usando isso para atirar contra BOLSONARO, este sim, é o grande alvo.

    1. Simples assim... Penso o mesmo. Mas, dizem, é o proprietário da revista, o que muda a configuração. E, agora, José?

  2. Se Bebiano, é "uma Bomba", o dileto filho Carlos, é uma Bomba Atômica. É um irresponsável! Eu, é 57 milhões de brasileiros, votei no 17, no Programa do Bolsonaro. Não admito que esse Carlos, "um Elefante, em loja de Cristais", assessorando o Presidente. Carlos, é Vereador no Rio. Ele que vá cumprir com suas obrigações, no Rio, e, ponto final.

    1. Desculpe, mas você não entendeu. Aguarde para ver o desenrolar do “causo”...

  3. E sobre a reunião que não ocorreu entre Bebiano e um “chefão” da “cosa mostra” Grobo nem uma linha ?? A reunião no Palácio do Planalto só não ocorreu devido à interferência de Bolsonaro, ainda convalescendo no Hospital. Crusoé/O Antagonista: além do fato dos comentários do O Antagonista estarem tomados de “malucos”, as notícias estão ficando “rasas”, num estilo “ouvi dizer”, “alguém falou não sei quem FUI ...”. Onde está o Cláudio Dantas, por favor !

  4. Bebianno marcou uma reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais da Globo, Paulo Tonet Camargo, no Palácio do Planalto, sem o conhecimento do presidente Bolsonaro, que mandou que fosse cancelada. Laranja nos outros partidos é crime, mas no PSL pode?? Se tem banda podre, tem que limpar, ou vai cair na vala-comum. Não elegemos Jair Bolsonaro (e senadores e deputados federais) para melhorar a politica e o país?

  5. Bebianno está certo em desmentir o mentiroso que o chamou de mentiroso. Uma questão de honra e de respeito consigo e para mostrar aos outros que foi uma calúnia. Os mentirosos, ao final, foram pai e filho.

  6. A questão não é tão simples assim. Segundo pessoas ligadas a Bebiano, ele sabe demais ( esteve lado a lado com Bolsonaro durante toda a campanha). Sabe o suficiente para comprometer Bolsonaro. Se isso for verdade, se realmente existirem coisas comprometedoras e encobertas, ou cobramos lisura e punição aos culpados ou seremos tão hipócritas quanto os eleitores do PT.

  7. O Presidente Bolsonaro precisa afastar os filhos do Governo, do jeito que está não dá, só fazem bobagem. O Governo está criando mais problemas que a oposição, isso é um absurdo, temos reforma da previdência para aprovar, o pacote de Segurança do Moro e o Governo fica batendo cabeça com picuinhas, assim não dá! O Bebiano foi leal ao Presidente, até onde sabemos, e se tiver que sair não pode ser pela porta dos fundos como estão fazendo. O Governo precisa tomar juízo, e rápido!

    1. Perfeito, Edivaldo! Bolsonaro, ou afasta esses três filhos JÁ, ou ele será "afastado" pelos fatos. Não somos uma monarquia. Se a filharada, continuar, a solução será: INTERVENÇÃO CÍVICA CONSTITUCIONAL com a boa equipe dos ministros atuais. E, a Caravana seguirá >>>>

    2. EDIVALDO, concordo plenamente. E digo mais, o maior inimigo do governo do Jair é ele próprio e seus filhos. Ele não precisa de inimigos externos. Lembra-se quando diziam que o maior inimigo do Ciro Gomes era sua própria língua. Pois é, um caso semelhante.

  8. que converssa de idiota. o bunda mole do Carlos Bolsonaro tem que ir para o quadrado dele sair de Brasília Se Bolsonaro continuar a tratar o Brasil como empresa familiar vamos sair de uma corja de esquerda para uma corja de direita....temos que abrir o olho

  9. Se o Bebianno for realmente culpado e o Jair inocente, sou capaz de elogiar seu filho pela atitude destemperada e retirar tudo que eu disse até agora.

  10. Seu governo já não contava com o “prestígio” do Congresso pq até agora não havia cedido ao toma lá dá cá, seu partido é sigla de aluguel, não havia firmado base aliada, cometeu o erro de levar p/ o Planalto seu advogado e filhos. Ao ser contrariado, usou o filho para fritar o ministro mostrando ao país que não tem pulso, nao tem cérebro só fígado. Agora boa parte dos eleitores o veem como banana, perdeu um aliado fiel e ganhou um inimigo. Qto burrice! Ele só era macho com Jean Willys.

  11. O Presidente precisa entender que a eleiçao acabou e que ja esta na hora de tomar as redeas do governo mesmo. Toda saida tem desgaste. Ele precisa mostrar habilidades nestas situação caso contrário vai sair muito caro.

  12. Pouco a pouco as peças se deslocando para oposição ao governo. Falta apenas alguém competente para organizá-las. Como esse governo é incompetente!

  13. A imprensa para variar está focando no errado: a confusão dos laranjas do PSL foi apenas a gota d’água . Desde a campanha que o Bebbiano se vendia como lobista. Demissão mais que justa

    1. Exatamente. Bebianno marcou uma reunião com o vice-presidente de Relações Institucionais da Globo, Paulo Tonet Camargo, no Palácio do Planalto, sem o conhecimento do presidente Bolsonaro, que mandou que fosse cancelada. Laranja nos outros partidos é crime, mas no PSL pode?? Se tem banda podre, tem que limpar, ou vai cair na vala-comum. Não elegemos Jair Bolsonaro (e senadores e deputados federais) para melhorar a politica e o país?

    1. Nao se arrependa nao .... ele foi util para tirar o PT agora é so trabalharmos pela renuncia dele e Mourao assume .... outro nivel centrado e equilibrado casdo com uma mulher do mesmo perfil ... Isso da seguranca enquanto Bolsonaro é casado com uma neurotica evangelica

  14. Ótima notícia! Sai Bebianno e entra Carlinhos Bolsonaro para Secretaria Geral. Agora só falta dar o mesmo tratamento para o Ministro da Casa Civil, do Turismo e da Agricultura. Assim tem vaga para os outros 2 filhos e a atual esposa do primeiro Ministro do Brasil.

    1. Esqueci: o Ministro do Meio Ambiente também merece o mesmo tratamento. Aí teremos mais uma vaga para alguém da família Bolsonaro.

    2. Digo Primeiro Ministro, porque Presidente que é bom, até agora nada...

    1. nunca deveriam estar no governo... se quiserem dar conselhos que esperem o almoço de domingo...

    2. também acho, principalmente o Carlos, o Rio de Janeiro está precisando dele

  15. Tem leitor biruta. Os caras ralam pra antecipar as informações que quentinhas aqui pra nós (que estamos pagando) aí os profissionais se tornam fofoqueiros de plantão e inimigos do Brasil pela notícia ou informação não agradar. Se a imprensa não fosse livre estaríamos lascados de vez. Deus nos livre! Muda Brasil! Viva O Antagonista!

    1. Tem gente que recebeu a assinatura só para fazer este papel, que de biruta não tem nada. Há uma massa comprada para atacar toda imprensa. Todos estão sendo atacados.

    2. Concordo com você em gênero e número. Estou desencantada com esse governo que pensei seria a salvação.

  16. Muita gente inocente na política, fuça fazendo comentário sem entender de estratégia política. Bolsonaro está no caminho certo, vocês estão se deixando manipular pela mídia. Nova maneira de fazer política.

    1. não me deixo levar... eu li o que Carlos escreveu não preciso da impressa... o problema é simples Bolsonaro renuncia... e coloca o Carlos candidato a presidente...

    2. Exatamente! Golaço de comentário. As palavras certas.

  17. Independente de afastar o Carlos Bolsonaro ou não, a relação deve ter ficado desgastada ao ponto de não ser mais possível a continuidade de Bebiano no Governo.

  18. Bolsonaro, por causa de um pitt bull retardado, está detonando os laços de lealdade da base aliada antes de realizar qualquer coisa importante. O gato do governo subiu no telhado...

    1. concordo... quem queima amigo, não precisa de inimigo!

  19. O certo é: Bebbiano deixar o governo E os filhos de Jair Bolsonaro não se intrometerem nos assuntos presidenciais. As duas coisas.

    1. Concordo. Gosto muito do Carlos Bolsonaro, e quando ele posta sobre a saúde do pai acho muito bom... mas ele não deveria usar nenhuma informação privilegiada para fazer postagens em redes sociais à respeito do governo. Quem foi eleito foi o pai dele, e se ele continuar se intrometendo, mesmo que seja com a intenção de ajudar, vai acabar é prejudicando o próprio pai!

  20. Não existe uma única prova concreta contra o Bebianno, se ele deixar o governo por causa de futrica de um vereador do Hell de Janeiro, isso é um péssimo sinal para o governo. Presidente Bolsonaro, tome seu lugar e assuma seu papel de líder da nação, o povo que te elegeu está pouco se f0dendo para seus filhos

  21. Chega de confusão. Já vai tarde. Assim como tem que explicar as ações de Flávio Bolsonaro e acabar esse fuxico e começar a governar efetivamente.

  22. Vamos ver. . Este Gadelha é um fofoqueiro de plantão. Isto aqui era para ser um veículo de CONTEÚDO e não uma Caras política!

  23. Essa informação está bem diferente da que foi publicada há pouco pelo Antagonista. E está incompleta. Quais áudios foram vazados? O Antagonista foi usado pelo Ministro para chantagear o Presidente?

  24. Independente da culpa, ou não, de Bebiano, as atitudes do clã Bolsonaro foram extremamente condenáveis, pela total falta de respeito, educação e, talvez até, ética pela execração através do Twitter, por uma reconhecida rede de fofocas, de futricas.

    1. É falta de berço, educação adquiri-se em casa, concordo contigo!

  25. Essa informação está bem diferente da que foi publicada há pouco pelo Antagonista. E estão mal explicadas. Quais áudios foram vazados? O Antagonista foi usado pelo Ministro para chantagear o Presidente?

  26. A reunião foi só para acertar os ponteiros e garantir que Bebianno não sairia atirando. Agora temos certeza. O Brasil é governado segundo os humores de Carlos Bolsonaro. Vamos naufragar!

  27. A reunião foi só para acertar os ponteiros e garantir que Bebianno não sairia atirando. Agora temos certeza. O Brasil é governado segundo os humores de Carlos Bolsonaro. Vamos naufragar!

  28. A reunião foi só para acertar os ponteiros e garantir que Bebianno não sairia atirando. Agora temos certeza. O Brasil é governado segundo os humores de Carlos Bolsonaro. Vamos naufragar!

  29. A reunião foi só para acertar os ponteiros e garantir que Bebianno não sairia atirando. Agora temos certeza. O Brasil é governado segundo os humores de Carlos Bolsonaro. Vamos naufragar!

  30. Dá-lhe português, senhor Igor! Me pergunto porque o antagonista (Crusoé junto) deu de virar tablóide, tanto no conteúdo quanto na qualidade dos jornalistas.

    1. Embora não goste muito da maioria dos artigos do Igor, não vi flagrantes erros de português neste. Mas vi naquilo que você escreveu, porque na regra formal não se inicia, jamais, frases com pronomes oblíquos.

    1. A reunião foi só para acertar os ponteiros e garantir que Bebianno não sairia atirando. Agora temos certeza. O Brasil é governado segundo os humores de Carlos Bolsonaro. Vamos naufragar!

    1. Concordo demais. O filho, q de fato é impulsivo, já voltou pro Rio e não deve mais incomodar. Mas oq ngm lembra é q a imprudência dele nesse caso limitou-se a corroborar, no twitter, declaração q o pai tinha dado, em entrevista à Record. O boi d piranha da mídia, agora, é o Carlos Bolsonaro, amanhã sabe-se lá qm vai ser. E ministro leva-e-trás tem mais é q sair mesmo, o desespero da imprensa é perder a fonte imediata no planalto.

Mais notícias
Assine agora
TOPO