Reprodução

Biden alcança maioria e será o próximo presidente dos EUA

07.11.20 13:40

Segundo diversos veículos de imprensa dos Estados Unidos, o candidato democrata Joe Biden superou a maioria de 270 delegados para ser eleito o novo presidente dos EUA pelo Colégio Eleitoral.

Na apuração dos votos da Pensilvânia neste sábado, 7, Biden abriu vantagem para Donald Trump. Com 98% dos votos apurados, o democrata tem 49,6% e o republicano, 49,1%. Se a diferença final for maior que 0,5 ponto percentual, sequer haverá uma recontagem. Ao somar os 20 delegados da Pensilvânia, Biden alcança 273 delegados no Colégio Eleitoral, três além dos 270 necessários para obter a maioria.

Se forem levados em conta o número de delegados dos estados em que Biden aparece neste sábado na dianteira da apuração, como Arizona, Nevada e Geórgia, o democrata poderá alcançar 306 delegados — o mesmo número que Trump obteve em 2016.

O triunfo de Biden começou a se consolidar com a vitória nos estados-pêndulo de Wisconsin (10 delegados) e Michigan (16 delegados) na quarta, 4.

Michigan, Wisconsin e Pensilvânia integram o que se chama de “muralha azul”, em referência à cor do Partido Democrata. São estados industriais, que concentram muitos eleitores de classe média e brancos sem diploma universitário. Em 2008 e 2012, eles ajudaram a eleger Barack Obama. Em 2016, inclinaram-se para Donald Trump. Agora, retornaram para os democratas.

Ao tomar posse, em 20 de janeiro de 2021, aos 78 anos, Biden será o o 46º presidente da história dos EUA. Um governo de Biden trará diversas mudanças em áreas como meio ambiente, imigração e política externa. A relação com a China, com a Rússia e com a América Latina passará por transformações profundas.

O triunfo do democrata também terá impactos importantes para governantes que se espelhavam em Trump e confiavam que bastava copiar o seu modelo para seguir no poder. Para o governo de Jair Bolsonaro, o resultado pode indicar a fragilidade da estratégia política adotada (leia matéria aqui).

Em junho deste ano, já contando com uma possível mudança na Casa Branca, diplomatas brasileiros iniciaram um trabalho para estreitar laços com o Partido Democrata. As conversas preliminares cristalizaram a convicção de que os rumos da política externa de Bolsonaro precisam de algumas correções, principalmente na área ambiental e nos direitos humanos (leia matéria aqui).

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Viva!! finalmente acabou a angustia.Trump para mostrar quem ele era,é, e sempre será: vai esbravejar muito tempo.E incapaz de ser educado, patriota e democratico.

  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞🌞 FIAT LUX nos EUA graças à maioria lúcida, honesta, inteligente e sensata do POVO NORTE-AMERICANO!!!!! FIAT LUX !!!!!

  3. Nada como o Tempo. Verdadeiro Senhor dos homens. Pegar o banquinho, sentar e aguardar tem suas vantagens. E assim começa a mudança! Chega de psicopatas bufões. Estou sentada no me banquinho, aguardando 2022. Parabéns pela primeira-mulher vice-presidente dos US. Kamala não decepcionará... #GoBidenGo

  4. Can you breathe, donald? Can you breathe? Pay attention, it's not about the social movement, it's just to remind you to respect to all people no matter where they from, no matter what color their skin seems.. Peopel matters, mamarracho.

    1. Oi, Aldaiza... Que meda.. Não vão desistir de amedrontar..?? kkkkk tente com outro tipo de pessoa.. às vezes funiona.. Parece q não funcionou com a maioria dos "delegados"..kkkkkk dos us.. Um agradinho pra vc.. 🤡🤡🤡🤡🤡 abraço.!!

    2. Sr Elson.. não é um recado pra Mr Trump.. Contudo, não sei se conhece instrumentos de busca?? De internet..?? E equipes NUMEROSAS q trabalham via soft, verificando informações em textos q utilizem determinadas palavras.. ?? Isso em determinados momentos.. e tbém em caráter contínuo. Atualize-se, senhor. Provavelmente não tem ideia de tudo q já foi coletado sobre vc.. na internet.. Boa sorte. Update-se.. senão o emprego se atualiza e vc fica de fora. Bem, se é q precisa ter um.

    3. Oi? Nárnia? Esperem para ver o que vai dar com o pé... na presidência do que vai ser a filial da China ! Acabou o EEUU!

  5. Agora sim eu posso me divertir com os bozistas, liderados pelo Albertinho Cucaracha. E agora néscios? Quem estava certo desde o início? Não vão se curvar a minha capacidade preditiva? Acertei tudo até agora. Em Fevereiro de 2019, eu previ que o Bozo arruinaria o Brasil. Os bozistas me atacaram. O resultado? Hoje estamos muito, mais muito piores, em todos os sentidos, do que estávamos. Faço mais uma previsão: O Brasil somente encontrará paz e prosperidade quando o Bozo sair da presidência.

    1. Temos que aproveitar a onda norte-americana e resgatar o Brasil novamente de mais uma quadrilha. Já fizemos isso uma vez. Podemos fazer novamente. Mãos as obras brasileiros e brasileiras. Um futuro brilhante nos espera, mas sem o Bozolulismo!

    2. Pode zurrar gado dementado! Zurra muito, relincha e de coice a vontade. Essa esquizofrenia de febre afitosa é uma verdadeira alegria para os brasileiros honestos e de bem. Mas tenham paciência, o proximo a ser chutado será o presida bozó lambe saco do Trump.

    3. Bolsonaro é realmente um dos piores presidentes que já tivemos. Votei nele e me arrependo. Deveria ter anulado o voto. Mas, cuidado! Eu aprendi que as coisas sempre podem piorar.

    4. Saiam da bolha e voltem de Nárnia! Mídia podre não mostra as fraudes nos EEUU. 🤮🤮🤮 otarios!

    5. Vocês não moram no Brasil, certo! Estão em uma bolha e em Nárnia para ser mais exatos! Nojo!

Mais notícias
Assine agora
TOPO