Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro amplia poder de Ciro Nogueira na execução do Orçamento

13.01.22 10:22

O presidente Jair Bolsonaro (foto) editou um decreto que reduz a autonomia do Ministério da Economia, comanda por Paulo Guedes, e amplia o poder da Casa Civil, de Ciro Nogueira, na execução do Orçamento. O texto consta da edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13.

O decreto, como usual, delega à Economia a competência para o manejo das contas públicas. A responsabilidade envolve, por exemplo, a abertura de créditos suplementares, extraordinários ou especiais para atender órgãos do Executivo, além da transposição ou transferência de recursos.

A publicação do texto com esse tipo de regra ocorre sempre no início do ano. Desta vez, no entanto, para beneficiar Ciro Nogueira, um dos principais expoentes do Centrão, foi adicionado ao decreto um dispositivo inédito. Diz ele: “A prática dos atos está condicionada à manifestação prévia favorável do ministro de Estado Chefe da Casa Civil“.

A mudança ocorre em meio à fritura de Flávia Arruda, do PL do DF — a ministra-chefe da Secretaria de Governo é acusada por integrantes do bloco fisiológico do Congresso de descumprir acordos relativos ao Orçamento.

Como mostrou Crusoé, apesar dos protestos, a saída de Flávia do governo é improvável. A indicação da ministra para o posto, em março do ano passado, teve o apoio de Arthur Lira, presidente da Câmara e correligionário de Ciro Nogueira, com quem ela mantém ótima relação, além da chancela de Valdemar Costa Neto, presidente da sigla que hoje abriga o presidente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/decreto-de-bolsonaro-libera-destruir-caverna-para-construir-empreendimento/?dc_data=12507193_samsung-browser-android-brazil-portuguese&utm_source=taboola&utm_medium=taboola_news

    1. 👆👆👆👆👆👆 Por falar em destruição, dilapidação, execução do patrimônio BRASILEIRO e outras ações predatórias, passou à sorrelfa mais essa ""boiada"" no dia!!!

  2. General Heleno, vai mais uma palhinha da sua música “se gritar pega Centrão, não fica um meu irmão “.? O seu amigo e protegido ,GenocidaSociopata FAMILICIA BolsoNero caiu no colinho quente do Ciro Centrão Nogueira ; e agora??!!!!

  3. Indiscutivelmente, quem elegeu o Bozo foi a quadrilha mais ladravaz dos petralhas, agora com o retorno do Bozo ao centrao ladrao, creio que ele deve ter feito um acordo para devolver o governo ao Luladrao para depois Luladrao devolver ao Bozo, e assim sucessivamente, e o povo apoiando e se estapiando defendendo seu preferido. MORO, unica via pra acabar esta sacanagem destes abutres da nacao. JAIR caindo fora ja, ja.

    1. Guedes o que fizeram com o teu nome, aliás o que você fez com a tua reputação. Na certa teus descendentes hão de te cobrar!

  4. Agora tá tudo certo!!! Bolsonaro deu as chaves do cofre ao ladrão Ciro Nogeira!!! Bolsonaro tem tara pelo centrão!!! #Moro22

  5. É melhor o camarão assegurar uma vaga de senador pelo Piauí, antes que seja tarde, já que o Ciro tem a caneta agora da economia e da política. O camarão vai acabar pior do que a Dilma.

  6. O mini ministro da Economia, o tal boy da chiCAGADA, está sendo diminuído dia após dia. Agora se reporta ao Ciro Nogueira. Aliás, num governo miliciano, o Guedes agora tem que bater continência para o ministro da Casa Civil. Depois q o sujeito vende a alma p/ o diabo, não tem mais jeito, o custo é alto. Será que o Guedes tem coragem de encarar o diabo e a sua máquina de moer gente? Ou vai aceitar ser diminuído cada vez mais? Moro Presidente 🇧🇷

    1. No final das contas o Liberal Guedes era apenas uma tchutchuqinha da FIESP, o centro do cleptocapitalismo brasileiro.

  7. Kkkkkkkkk. Ciro Nogueira tomando conta do orçamento, kkkkkkkkkkkk. Ciro Nogueira executando orçamento, kkkkkkkkk. Ciro Nogueira gerenciando o orçamento, kkkkkkkkk. Foi para isso que os Bozistas elegeram o pior presidente da república da história do Brasil? Possivelmente sim. Se algum bozista vier aqui falar sobre corrupção, tal criatura deveria ser isolada em algum manicômio. De preferência em algum manicômio de segurança máxima em uma ilha pequena e rochosa no Pacífico. Bozistas são criminosos!

    1. Virginia, Os petistas não votaram no poste? Até onde sei eles não votaram no Bozo!

    2. Só não esqueça de reafirmar: Quem realmente elegeu Bolsonaro foi a trupe do PT…. Desde sua ascensão ao Poder em todas as esferas governamentais.

Mais notícias
Assine agora
TOPO