Divulgação

Bolsonaro ataca Moraes, Fachin e Barroso: ‘Buscam me tornar inelegível’

16.02.22 19:08

Jair Bolsonaro (foto) elevou o tom e retomou os ataques a Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso, que integram o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal. O presidente da República declarou que os ministros “se comportam como adolescentes” e acusou os três de agirem para torná-lo inelegível e garantir a vitória de Lula na corrida pelo Palácio do Planalto.

O chefe do Executivo mirou a artilharia nos magistrados nesta quarta-feira, 16, em entrevista à Jovem Pan. Entre as críticas, Bolsonaro lembrou da decisão do Supremo, que, sob a relatoria de Edson Fachin, anulou as condenações de Lula na Lava Jato. “Jamais faria o que ele fez“, comentou.

Os ataques ocorreram pouco mais de uma semana após Fachin e Moraes visitarem Bolsonaro no Planalto para convidá-lo formalmente para a cerimônia de posse deles como presidente e vice-presidente do TSE, respectivamente.

O que fica da ação desses três ministros do STF, que estão dentro do TSE, é que parece que eles têm um interesse, né? Primeiro é buscar uma maneira de me tornar inelegível na base da cantada. E a outra é eleger o seu candidato, que é o Lula. Lamentavelmente, isso cada vez mais se torna bastante transparente para o Brasil“, disparou.

Bolsonaro acrescentou que Moraes, Fachin e Barroso “não contribuem em absolutamente nada” e “querem apenas uma narrativa para desgastar o governo“. “É difícil continuar. Lamentavelmente, três ministros do STF agindo dessa maneira, com uma perseguição claríssima contra a minha pessoa“.

Durante a entrevista, Bolsonaro ainda afirmou que Moraes age por “subterfúgios” para chegar a ele. O presidente usou como exemplo da suposta tática a quebra do sigilo telefônico do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do Planalto, no inquérito que investiga os dois, além do deputado Filipe Barros, pelo vazamento de uma apuração sigilosa sobre um ataque ao sistema interno do TSE.

Isso permitiu que Alexandre de Moraes, ao ter acesso a trocas de mensagens entre eu e meu ajudante de ordens, fique sabendo da minha agenda, uma agenda estratégica e que eu considero, muitas vezes, em um grau de sigilo ultrassecreto“, declarou.

Urnas eletrônicas

Bolsonaro ainda usou o microfone para distorcer um pronunciamento de Edson Fachin, realizado na terça-feira, 15. No discurso, o ministro, que assumirá a presidência do TSE em 22 de fevereiro, elencou entre os pontos de atenção para este ano a cibersegurança do sistema do TSE, a qual classificou como um “elemento imprescindível“.

A guerra contra a segurança no ciberespaço da Justiça Eleitoral foi declarada faz algum tempo. Deixemos dito no modo a não pairar dúvidas: violar a estrutura de segurança do TSE abre uma porta para a ruína da democracia. Aqueles que patrocinam esse caos sabem o que estão fazendo para solapar o Estado de Direito“, prosseguiu o ministro.

Fachin referiu-se a ataques ao sistema interno do TSE, uma vez que as urnas eletrônicas são seguras. Até hoje, não há qualquer registro de investidas hacker que tenham representado risco à integridade das eleições. Isso porque o código-fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação.

Em resposta, Bolsonaro declarou que Fachin demonstrou que “o TSE não está preparado para suportar um ataque hacker. “Agora, realmente o próprio ministro Fachin acaba de comprovar, no meu entender, que ele não tem confiança no sistema eleitoral. Eu não sei o que está se passando na cabeça deles (do TSE)”, disse.

“Não vou tecer qualquer comentário a mais (sobre as urnas eletrônicas), porque estou aguardando no momento, como todo o Brasil está aguardando aí, o que as Forças Armadas dirão sobre a documentação que recebeu do TSE. Se procede, se o TSE tem razão. Pode ser que o TSE tenha razão. Ou se não tem razão e o porquê e aí os próximos passos serão dados pelas Forças Armadas. Lamentável essa declaração do ministro Fachin nesse sentido”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lamentável é esse ser humano de brinquedo na Presidência. Quem o tornará inelegível será a população, meu senhor; os ministros nada têm a ver com isso. Supere.

  2. O grande responsável pela anulação das condenações de Lula foi Gilmar Mendes. Mas este Bolsonaro não tem coragem de responsabilizar, por estar muito satisfeito com as decisões de Mendes que o protegem e a outros políticos e empresários encrencados com o mau uso de dinheiro público.

  3. Pra quem está com a “perspectiva de poder” ( que lhe resta) indo para o ralo do Planalto a cada dia que se aproxima o 1º turno das próximas eleições, está na cara que vai tentar mais uma bravata conspiratória para ver se cola. E, de novo, não vai colar. Peça arrego e desista do cargo de mito porque a presidência já está com Lira e com Ciro Nogueira.

    1. Isso mesmo, Max. Ótimo resumo. O estúpido que ocupa a presidência, ao sair de Brasília em 01/01/2023, voltará para o Rio de Janeiro, para descansar em Bangú 8.👊🏻

  4. E o ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Lewandowski, ele não fala nada? Para mim estes sim são perigosos. O Fachin só estava mostrando preocupação com o possível pedido do presidanto ao Putin para ele colocar os hackers a serviço dele.

  5. adolescentes? onde Bolsonaro achou isto? pegou covid de novo ou tomou Sputinik? o que ontem o ministro Fachin publicamente declarou QUE O TSE JÁ ESTÁ SOB ATAQUE DE HACKERS é extremamente grave e NENHUMA AUTORIDADE toma qualquer providência algo que não é infantilidade mas CRIME claro já exaustivamente denunciado com fatos inaceitáveis dentre estes o apagão nos dados dos criminosos algo que nem o maior idiota do mundo acredita .. Zé Dirceu está vencendo sua guerra suja esta a dura verdade.

    1. Falou o porco que não sabe argumentar. Fala mal do lulismo mas defende um picareta tão deleterio quanto o Lula. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡💩

    2. recuso-me a debater com criminosos sob anonimato ou perfil falso .. quem mistura com porcos finda comendo a mesma merda.

    3. Concordo com você. Essa guerra é muito suja, pois nos dois lados vemos porcos sujos brigando pela lavagem do chiqueiro. É a verdadeira guerra dos suínos para dominar se locupletar com as benesses dos cargos e dinheiro públicos. Duas faces de uma mesma moeda podre e corrompida para delírio de bozetes tresloucadas e luletes lacradoras.

  6. É o desejo do Bolsobosta, um motivo pra cair fora da disputa presidencial. Covarde e criminoso vai desistir da reeleição pra manter seu foro.

  7. Ataca Moraes não. Está denunciando o jogo podre que a esquerda está tentando fazer para voltar ao poder. Essa revista infelizmente está também do lado avesso da vida. Algum brasileiro acredita realmente que eles estão mantendo o formato de contagem dos votos atuais, pensando na democracia ou no povo? Acorda gente. São bandidos no poder.

    1. O Bolsonaro mostra-se um cara totalmente despreparado, e tem algumas pessoas que ainda acreditam nas imbecilidades que ele fala. Espero que está era do Bolsolulismo termine na próxima eleição.

    2. Com toda certeza nossos poderes estão infestados de bandidos. Hoje vemos claramente que a eleição de 2018 foi um verdadeiro fiasco para aqueles que anseiam pelo verdadeiro combate a corrupção.

    3. Concordo com você. Os Bozistas são bandodos no poder. Ninguém que tem um cérebro pensaria diferente. Prisão para os Bozistas, os patrocinadores do Júlio Nyco Penyco!

  8. Só bozistas não acreditam na segurança das urnas. Mas acreditam que a terra é plana, que o Carluxo não é gay, que o Bozo não faz rachadinhas e que cloroquina é um remédio milagroso que cura tudo.

  9. Só o TSE, Lula e os Antagonistas acreditam na segurança das urnas e sistema eleitoral. e ainda por cima Diogo Mainardi fica usando Sérgio Moro como idiota útil.

  10. Mais um show de irresponsabilidade que revela o desespero de quem sabe que já perdeu, que está fora do segundo turno. Bolsonaro deve estar buscando é um bom pretexto para que saia do páreo e possa concorrer ao Senado ou à Câmara, evitando uma derrota acachapante e consequente prisão pelos muitos crimes cometidos.

  11. 1- Bolsonaro jogou a toalha. Achava que ele iria esperar mais um pouco. Agora é atacar o sistema eleitoral, que já é um assunto superado no congresso, para ver até onde a corda pode ser puxada. Isso é um risco para ele. Bolsonaro falou certa vez que tem 3 opções: vencer, ser preso ou morrer. Nessa fala, ele foi dramático.

    1. O PAULO JOSÉ palhaço e galhudo está igual ao datafoice, só previsões furada.

    2. Verdade Paulo, verdade. Ele só confirma nossas previsões. Ele nem irá para o segundo turno. Morreu!

    3. 2- Analisando a situação atual, Bolsonaro está morto politicamente para a reeleição, pode se candidatar a senador e vencer, e com isso se livrar da prisão, pois continuaria com o foro privilegiado. Talvez isso seria o menos traumático para o Brasil. Teremos dois ex-presidentes criminosos soltos. Mas pelo menos agora, minimizaríamos o risco de um voltar ao poder.

  12. Espero que o PR encontre uma solução dentro da CF para depor esses togados militantes da esquerda que ainda não aceitaram a derrota de 2018 e, estão receosos com a possibilidade de em 2022 sofrerem um outro revés. Acho que a palavra chave para enquadrar esses urubus é "MILITÂNCIA POLÍTICA" atividade em total desacordo com a finalidade fim de um magistrado da suprema corte. __ Bolsonaro até 2026, a última TRINCHEIRA contra o comunismo que se avizinha no horizonte.

    1. Continuo afirmando : Jacaré Rasteja no Pântano do Planalto

    2. Daniel, Nyco Penyco é assim mesmo. Um bozista delinquente viciado em cloroquina!

    3. Alô, seu Nyco!!! Não se esqueça de tomar os remédios!!! Fica notório que sua percepção da realidade fica prejudicada!

  13. Não tô entendendo o Bozo. Ele próprio atacou o Moro no passado e agora está dizendo que as sentenças que o Moro aplicou ao rato, ops, Lula, estavam corretas. Que o Fachin soltou o Lula indevidamente. Eh, Bozo, não fala coisa com coisa.

    1. Além disso, Bozo, você colhe o que planta: quando o Moro estava sendo bombardeado pelo STF e com o sigilo telefônico totalmente roubado, você não abriu sua boca imund pra criticar o STF, que claramente já buscava soltar todos os corruptos da Lava Jato. Bem feito pra vc, traido.r mentir.roso. Perdeu, pangaré!

  14. Certíssimo o presidente. Ele tem coragem de enfrentar essa quadrilha que foi colocada no STF para acobertar os outros membros que estão de fora. Um dia esse país ainda vai reconhecer o trabalho que esse homem está fazendo. Era só ele se fazer de bolo e deixar as coisas rolarem, mas prefere enfrentá-las e comunicar a população. Parece um louco mas veio nos revelar que não tínhamos direita e conseguiu juntar todos os vagabundos numa única panela. FORA SEUS CANALHAS.

  15. Isso chama-se ""derrota-esperniandi""...😆😆😆😆😆😆😆😆.... bolsonéscio-broncossauro-amebóide e seus encostos sabem que já dançaram e dançam agora a coreografia do desespero!!! Agora só falta remover o marginal luladralha et caterva para libertarmos o BRASIL do abismo do atraso e da falência geral, direcionando o país para a DECÊNCIA, para a ORDEM e o PROGRESSO.

  16. Votei em Bolsonaro em 2018, mas nao torno a votar nele de jeito nenhum (salvo se Haddad ou Lula tornarem-se únicos concorrentes). No tocante ao STF, claramente, os 3 Patetas citados querem mesmo ele fora do governo. Rosa Weber, Gilmar e Lewandowski, nem se fala. Notaram como ESTES últimos saíram do foco? Caladinhos. Estratégia de quadrilha criminosa, para mim. Indicando os últimos supremos, Bolsonaro quer dominar o STF. o "STF" deles não presta; quero o "meu" STF. Afinal, quem me salvará?

    1. Certamente o Bozolulismo não te salvará. Quem pode te salvar é a terceira via! A terceira via Jaime! Isso se você deixar o seu Bozismo negacionista de lado!

  17. Quanto besteirol. O Bozogenocida sabe de antemão que ele levará um chute no traseiro nas próximas eleições e agora tenta criar uma desculpa para explicar o fracasso generalizado. Ele não será reeleito porque foi um péssimo presidente que preferiu sacrificar a vida de mais de 600 mil pessoas em troca de uns tostões furados. RIP Bozo! RIP!

  18. jorNAZISMO cínico para idiotas .. o que o ministro Fachin declarou é gravíssimo e tem de ter consequências pois ficou claro que no mínimo não há nenhuma confiança no sistema .. em vez bostejar asneiras a matéria deveria questionar a lisura das eleições já que clarissimo está que o sistema é falho até mesmo porque hackers nele fizeram turismo por oito meses e até o login dos criminosos foi apagado e só um imbecil crê nisto .. a meu ver se nada for feito este ano não acaba bem e iremos ao caos.

    1. Eu fico aqui imaginando a mágica fenomenal e grandiosa de um ou vários hackers que conseguem invadir um supercomputador que nao é conectado na internet. Será que eles são algum tipo de vilão da marvel? Francisco, que vergonha...

    2. Falho é a capacidade cognitiva dos irmãos siameses bozistas e lulopetistas, tão iguais na forma, no conteúdo (ou na falta do mesmo) e na hipocrisia. Reflexo claro de uma sociedade emburrecida e degenerada. Francisco, vc é o subproduto do q existe de pior na sociedade. Escravo de mentes sórdidas que vivem de disseminar o ódio e o mal na sociedade. Seu tempo acabou, assim como o do Lula e do Bolsonaro, que iremos jogar na lata do lixo da história brasileira com nossos votos esse ano! 🙌

Mais notícias
Assine agora
TOPO