Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro dá ultimato a Regina Duarte

06.05.20 12:55

Em reunião na manhã desta quarta-feira, 6, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (foto) deu um ultimato à secretária especial da Cultura, Regina Duarte. Segundo assessores presidenciais, Bolsonaro afirmou à atriz que seu governo foi eleito para cumprir uma agenda conservadora e que, se ela discorda desses valores, pode pedir para deixar o cargo.

A aliados, Bolsonaro disse ter perdido a paciência com a atriz. Ele contou que já relatou várias vezes a ela sua insatisfação com nomeações de pessoas “de esquerda” para a secretaria. O presidente reclamou, em especial, que Regina estaria acatando recomendações de Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura do governo João Doria, um de seus principais adversários políticos.

Após a conversa, a permanência da atriz no governo é considerada incerta. Nesta terça-feira, 5, a Casa Civil chegou a reconduzir o maestro Dante Mantovani à presidência da Fundação Nacional das Artes. A nomeação, depois revogada, contrariou Regina, que havia demitido o artista assim que assumiu a Secretaria Especial da Cultura, há dois meses.

A secretária deixou sua insatisfação clara em conversa com uma assessora ouvida por Crusoé. “Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele (Bolsonaro) está me dispensando”, afirmou a atriz no diálogo. Crusoé tentou contato com Regina após o encontro dela com o presidente no Planalto hoje, mas nem ela nem sua assessoria de imprensa responderam.

Antes da reunião, ministros e assessores presidenciais diziam que o presidente não pretendia demitir Regina, pelo menos por ora, tanto que aceitou anular a nomeação de Mantovani ainda na noite de terça-feira. A avaliação desses auxiliares de Bolsonaro era de que a própria atriz estaria agindo nos bastidores para forçar sua demissão.

Após o encontro com Regina, Bolsonaro recebeu para almoço no Planalto o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que foi mantido no cargo a contragosto da atriz e que vem alfinetando a secretária nas redes sociais, nas últimas semanas. A assessoria da Presidência da República não informou se Regina participa do almoço.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas
Mais notícias
Assine agora
TOPO