Reprodução/redes sociais

Bolsonaro diz que demitiu servidores do Iphan por interditarem obra de Luciano Hang

15.12.21 19:12

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 15, que demitiu equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, em razão da interdição de uma obra do empresário Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan.

Em evento na Federação das Indústrias de São Paulo, o presidente reconheceu ter retaliado os servidores que embargaram um empreendimento do empresário bolsonarista. “O Luciano Hang estava fazendo mais uma loja e apareceu um pedaço de azulejo durante as escavações. Chegou o Iphan e interditou a obra. Liguei para o ministro da pasta e perguntei ‘que trem é esse’?, revelou.

“Eu não sou tão inteligente quanto os meus ministros. O que é Iphan, com ph? Aí me explicaram, tomei conhecimento e ripei todo mundo do Iphan, coloquei outro cara lá. O Iphan não dá mais dor de cabeça para a gente”, disse o presidente da República, entre risadas e palmas dos empresários presentes à solenidade.

Na reunião ministerial de 22 de abril de 2020, cujo vídeo foi divulgado pelo Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro já havia falado sobre o episódio. Na ocasião, ele afirmou que o empreendimento havia sido paralisado porque servidores do Iphan teriam encontrado “cocozinho petrificado de índio”.

No fim de 2019, a então presidente do Iphan, Kátia Bogéa, declarou ter sido demitida do cargo após reclamações do senador Flávio Bolsonaro e do empresário Luciano Hang. A servidora mencionou o impasse ocorrido após a interdição de uma loja da Havan no Rio Grande do Sul.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O mais triste de tudo é a ignorância aplaudida e vangloriada. Até quando uma personalidade inepta será louvada pelos pseudointelectuais cibernéticos de plantão?

  2. pesquisas eleitorais botam lula na frente, horrivel, bolsonaro não aprende nada. que triste pais. culpa da maioria dos eleitores.

  3. Esse presidente preguiçoso é um mero miquinho amestrado. Adora fazer uma gracinha p/ receber palmas de pessoas que amanhã vão derrubá-lo com um estalar de dedos.

  4. É impressionante o desconhecimento e a ignorância do presidente Bolsonaro ao perguntar o que era IPHAN mostra o tamanho do despreparo de um governante governante o pior da história republicana brasileira

  5. É tão idiota que funcionário de carreira não pode ser demitido sem processo administrativo e legal. Pode , no máximo, ser afastado da função, mas ir para outra. Este manicômio que tem um chefe com patologias sociopatas graves ainda encontra plateia para sorrir de suas manifestações doentias .

  6. Monstro! Que homem asqueroso! Que horror! ignorante.psicopata.um louco e ignorante nos arrastando para a barbárie .Parem este demente com a força da leu...ele está dominando tudo! Até quando? Usem a LEI..a Constituição

  7. Meu Deus do céu! Tirem este homem é sua prole .que horror! Insanidade+ ignorância+ poder = perigo letal! Que monstro é este? FORA BOLSONARO

  8. A nulidade insana dessa ameba empalhada é de deixar o planeta perplexo!!!! Que teor, profundidade e extensão de ignorância ilimitada e doentia!!!! Em acréscimo é baixo, vulgar e grotesco!!!! Deveria ser presidente mundial do desgoverno da sarjeta!!!! Que era infernal estamos vivendo há 2 malditas décadas!!!! Mas uma certeza é absoluta: ele e suas crias igualmente estúpidas e espúrias COLHERÃO O QUE PLANTAM!!!! PODE-SE ANOTAR.

  9. Este energúmeno conta está arbitrariedade como vantagem. O pior é que ainda aplaudem. quem aplaudiu deve ter o mesmo nível.

  10. Ñ vou entrar mo mérito, se o embargo por parte do Iphan foi correto, pois existe meios legítimos p/ que se decidir sobre questões como essa. Mas a forma como é colocada, nos mostra que o Bolsonaro faz muito mal ao Brasil, no que tange a civilidade. Marcelo Calero deixou o governo Temer, por não se curvar ao Geddel para liberar uma obra. Depois foi achado o seu bunker com 51 milhões. Por esse precedente vêm a pergunta. Bolsonaro usou o seu poder por voluntarismo? Moro

  11. O que será que a galera puritana, (leia-se, evangélicos) dizem sobre o palavreado do Sr. Jair. "a boca fala o que a cabeça está cheia".

  12. Esse Boçal Psicopata é réu confesso de vários crimes. Enquanto isso o PGR continua procurando. Procurando uma maneira de se dar bem.

    1. Insuportável assistir tanta ignorância , incompetência , práticas de crimes , deste ser imoral e insano . Conta como se fizesse grande coisa ... Mas o inacreditável é que tem gente que aplaude. Tão boçais quanto .

Mais notícias
Assine agora
TOPO