Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro diz que vai ampliar atividades essenciais para retomar economia

07.05.20 14:48

O presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta quinta-feira, 7, que vai ampliar a lista de atividades essenciais — aquelas que podem funcionar durante a quarentena — para viabilizar a retomada das atividades econômicas em meio à crise do novo coronavírus. Ele adiantou que já assinou decreto para incluir a construção civil no rol dos serviços liberados.

O chefe do Planalto deu a declaração após reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, e empresários. “Vamos começar a colocar mais categorias essenciais para nós podermos abrir, com responsabilidade e observando as normas do Ministério da Saúde, para que, cada vez mais rápido, possamos voltar à atividade normal. Caso contrário, depois da UTI, é o cemitério. E não queremos isso para o nosso país”, disse. 

De acordo com o presidente, o aumento da lista é necessário devido à decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a competência de governadores e prefeitos para estabelecer medidas restritivas.

“Outras virão nas próximas horas e nos próximos dias, porque o que não está no decreto, ficou decidido, segundo o Supremo Tribunal Federal, que estados e municípios diriam se poderiam ou não funcionar essas categorias. Então alguns estados, alguns — não estou brigando com ninguém, pelo amor de Deus — no entendimento de muita gente, dos empresários, exageraram. É comum acontecer. Faz parte da razão do ser humano.”

Mais notícias
Assine agora
TOPO