Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro e ‘Wal do Açaí’ são alvos de ação de improbidade por desvio de recursos públicos

22.03.22 16:25

O Ministério Público Federal ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra o presidente Jair Bolsonaro e sua ex-secretária parlamentar na Câmara dos Deputados Walderice Santos da Conceição, conhecida como Wal do Açaí.

O processo vai tramitar na 6ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal. O MPF quer que Bolsonaro e Wal, suposta funcionária fantasma, devolvam aos cofres públicos os recursos que teriam sido desviados com o pagamento indevido de salários.

Walderice constou da folha de pagamento da Câmara dos Deputados como funcionária do gabinete de Jair Bolsonaro durante 15 anos, de 2003 a 2018. As investigações, entretanto, mostraram que ela jamais esteve em Brasília e nunca exerceu funções relacionadas ao cargo.

No mesmo período, Wal prestava serviços privados a Bolsonaro – ela e o marido, Edenilson Garcia, atuavam como caseiros da residência do então deputado federal em Mambucaba, no litoral do Rio de Janeiro. A acusada também mantinha uma loja de açaí na região. O caso foi revelado em 2018 pelo jornal Folha de S.Paulo e Wal acabou exonerada.

O MPF identificou uma movimentação atípica nas contas de Walderice — 83,77% dos salários recebidos no período analisado foi sacado em espécie. Os percentuais de saques alcançaram o patamar de 95% dos rendimentos recebidos pela ex-assessora parlamentar.

Para o Ministério Público Federal, Jair Bolsonaro tinha “pleno conhecimento” de que Walderice era funcionária fantasma em seu gabinete e assinou atestados falsos de frequência ao trabalho da servidora para que ela recebesse os salários.

“As condutas dos requeridos e, em especial, a do ex-deputado federal e atual presidente da República Jair Bolsonaro, desvirtuaram-se demasiadamente do que se espera de um agente público. No exercício de mandato parlamentar, não só traiu a confiança de seus eleitores, como violou o decoro parlamentar, ao desviar verbas públicas destinadas a remunerar o pessoal de apoio ao seu gabinete e à atividade parlamentar”, diz um trecho da petição apresentada pelo MPF à Justiça Federal.

A imunidade garantida ao presidente da República para atos praticados antes da posse vale apenas na esfera penal. Por isso, a ação de improbidade contra Jair Bolsonaro tramitará na primeira instância.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Para a PGR e PF aparelhadas, assim como para o Judiciário conivente, as provas nunca serão suficientes para condenar um político corrupto.

  1. Tá difícil pros ANTAS esse trabalho de desconstrução do PR., Val do Açaí, é um tema que já foi investigado e não encontraram nada de irregular. _ Vamos lá, ANTAS! vocês estão muito fraquinhos, isto aqui tá mais para uma central de fofocas.

    1. Essa é a mentalidade bovina, nunca enxergam corrupção em lugar nenhum. Tudo intriga da oposição e blá blá blá... Enquanto isso, os seus ídolos, seja ladrão cachaceiro ou bandido genocida, continuam enchendo as burras de dinheiro público.

  2. pra que? um servidor público concursado tem obrigações constitucionais a cumprir mas até que ponto? seria mas simples aprovarem leis que determine até onde o servidor pode ir ou a quem sua missão pode atingir para que não sofra esses infortúnios.

  3. 👁👁 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👁👁 NÃO PERCAMOS NOSSA ÚNICA CHANCE, COMPATRIOTAS BRASILEIROS!!! 👁👁 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 👁👁.... 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO e o SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS EM 2022 p/ desinfestarmos, desinfeccionarmos e reconstruírmos o BRASIL!!!🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞.TODOS NÓS PRECISAMOS DELE. O POVO BRASILEIRO PRECISA DELE. O BRASIL PRECISA DELE. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞  O PLANETA PRECISA DE MAIS LÍDERES COMO ELE!!!! 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞

  4. Ate que pode chama-lo de caro colega. Nao existe diferenca de carater entre o que roubou menos e o que roubou mais, sao todos ladroes. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PR ja. Voto distrital, prisao em 2a instancia, lavajato e lavatoga ja, viu Pachequinho! Entre na linha ja seu safado. Quero meu Brasil de volta ja.

  5. Ainda existem procuradores em Brasília. Pena que a segunda turma seja tão onipresente na distribuição de certos processos. Provavelmente a Wal do Açaí acabe canonizada pelo nosso laborioso supremo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO