Bolsonaro na Rússia: Deus, família e pedido pela paz

16.02.22 11:30

Após um encontro de quase duas horas em Moscou nesta quarta, 16, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e o russo Vladimir Putin deram uma declaração à imprensa (foto).

Compartilhamos valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família. Também somos solidários a todos aqueles países que querem esse empenho pela paz“, disse Bolsonaro, mexendo nervosamente nos papéis.

Bolsonaro não citou a crise na Ucrânia, país que está cercado por 150 mil soldados russos e teme uma invasão. Mas o presidente fez declarações em defesa do direito internacional e da soberania dos estados.

Temos uma colaboração intensa nos principais foros internacionais, como o Brics, o G20 e as Nações Unidas, onde defendemos a soberania dos estados, o respeito ao direito internacional e a carta das Nações Unidas“, disse Bolsonaro.

Bolsonaro também fez um agradecimento a Putin citando a questão ambiental. “Quando alguns países questionaram a Amazônia como patrimônio da humanidade, quero agradecer a sua intervenção que sempre esteve ao nosso lado em defesa da soberania, muito obrigado“, disse Bolsonaro. A frase parece ter sido um comentário sobre uma declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, que em 2019 cogitou que fosse dado um “status internacional” para a Amazônia.

Ao final de sua fala, Bolsonaro voltou a fazer um pedido pela paz. “O mundo é a nossa casa, e Deus está acima de todos nós. Pregamos a paz e respeitamos todos aqueles que agem dessa maneira, afinal de contas, esse é o interesse de todos nós: paz pelo mundo“, disse o presidente.

Ao não falar de improviso, o presidente brasileiro evitou trapalhadas, como a que cometeu horas antes, quando disse que o Brasil era solidário com a Rússia, sem explicar em quê.

Bolsonaro foi muito mais cauteloso do que normalmente é. Nada na sua fala foi improvisado, e ele parecia muito preocupado em seguir o que estava nos papéis“, diz Heitor Erthal, pesquisador da política externa do Observatório de Regionalismo. “Como qualquer falha poderia ser vista como uma tomada de posição no conflito com a Ucrânia, ele seguiu aquilo que é a tradição diplomática brasileira. Considerando o seu governo, foi um ponto fora da curva.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ah, é! "Nós respeitamos a soberania das nações"!!! Putin respeita tanto essa soberania que, em 2014, invadiu a Crimeia três ou quatro meses após os ucranianos terem conseguido depor Yanukóvytch para conquistarem o direito de pertencerem à UE!!! É assim que aquele Satanás age! E agora ameaça invadir a Ucrânia pra evitar que ela tenha o direito de ingressar na OTAN e obter defesa contra esse vizinho desgraçado! É com esse Satanás que Bolsonaro quer fazer aliança de defesa???'É um absurdo!

  2. Que subespécie repugnante essa de ladrobolsonéscios e ladrolulopetralhas!!!! É impressionante o fanatismo doentio, a indecência, a perversidade, a capacidade de mentir deslavadamente, a dissimulação, as armações à sorrelfa e, a conduta eivada de baixezas em último grau com que atacam a candidatura do 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!!!🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 É estarrecedor o baixo nível predatório e envenenador dessa subespécie amaldiçoada e de como odeiam o BRASIL e o POVO BRASILEIRO!!!!!!

  3. Pelo menos seguiu o protocolo da diplomacia, agora se tem uma coisa que nem comunista e nem socialista acreditam é em Deus, todos eles são ateus. Na filosofia e no regime politico deles, familia e religiosidade são uma trava pro regime e por isto perseguidos, o único onipotente é o ditador e seus apoiadores onde a corrupção é prato do dia a dia. O resto é hipocrisia de esquerdopata que diz que é democrata, papo pra boi dormir....

    1. Nilson, qual a relação entre democracia e religião? Você não acha que houve ditador religioso? Hitler era extremamente religioso. Deu no que deu!

    2. 3- Se algum dia tivermos homens realmente livres, muitos vão ficar sem emprego. Eu apesar de ateu, sigo a filosofia de Cristo, que pode ser sintetizada em bondade para com os fracos. Eu tenho empatia pelos desamparados. A pergunta é: Bolsonaro ao desencadear um darwinismo social na pandemia, seguiu os princípios cristãos?

    3. 2- Eles criaram demanda durante a semana, segmentado o mercado em dia do drogado, dia do alcoólatra, e também o dia do empresário bem sucedido, que tem a evolução do seu negócio, de acordo com quanto paga para a igreja. Jesus morreu na cruz para salvar os homens. Na verdade, isso foi uma forma encontrada pelo cristianismo, objetivando escravizar os homens, que começaram a viver para Jesus, e obviamente em obediência aos "profetas". Interessante é que o Bolsonaro, fala toda hora em liberdade.

    4. 1- Eu sou ateu. Grande parte das melhores que conheci ao longo da vida, também são ateus. Religião é um negócio lucrativo. A Igreja Católica vendeu o paraíso depois da morte. Charlatães como o Malafaia e o Macedo, posicionaram os seus negócios, vendendo o paraíso na Terra. A Católica só tinha missas aos domingos.

    5. Que adianta acreditar se nas falas e nos atos age de forma contrária aos ensinamentos cristãos? Bolsonaro é tão pior que qualquer ateu, comunista ou não.

  4. Bozogenocida pecando de novo. Usando o nome de Deus em vão para promover as obras do satanás. Ele gosta mesmo de familia. Teve três e todas foram envolvidas, de uma forma ou de outra, com a indústrias familiar das rachadinhas. O Bozogenocida não engana mais..Acabou! Acabou!

    1. Que tal 600 mil mortes de gente inocente? Bozistas são genocidas!

    2. Cita pelo menos uma atrocidade do Bolsonaro, atrocidades tem o Presidente sofrido na área institucional tendo suas funções administrativas , muitas vezes, usurpadas. Bolsonaro 22

  5. Bolsonaro é um amante de ditaduras. Anos atrás parabenizou o ótimo governo militar e ditatorial de Hugo Chaves, hoje beija a mão do Putin. Tentou dar o auto-golpe aqui em terras tupiniquins mas só pagou mico com aquela micareta do fumacé em Brasília. Governante medíocre e patético igual os seus antecessores. Com a graça do bom Deus nos livraremos dessa escumalha BozoLulista no próximo pleito presidencial.

  6. Fala tanto em Deus... Família... Faz lembrar de "se quiser conhecer alguém, observe seus atos, não suas palavras!". (indiferença com a morte de milhares de brasileiros, proteção extremada da própria famíla - a todo custo, rachadinhas, estelionato eleitoral, ....)

  7. Quer dizer que ele foi a Rússia para falar de DEUS, família, paz das nações, respeito aos direitos internacionais, soberania dos Estados, assumiu que os incêndios na Amazônia saíram do controle e falar mal do Macron. Quanta diplomacia! Só faltou chamar o Vladimir de Mikhail. Deus nos salve!!?

    1. mas não sou palhaço anônimo nem um vagabundo envergonhado dos imensos chifres.

    2. Chiquito o BozoLulista desmiolado. Esse com certeza fugiu do manicômio.

    3. Márcio já larguei cinco raparigas por darem pitac8 na minha vida .. quer ser a sexta? o que tens a ver se sou ou não assinante? vá pastar idiota ridículo idólatra de ladrão.

    4. Se acha que não tá bom, então cancele sua assinatura, gado

    5. está sim ADIR o objetivo destes vagabundos é bem óbvio atacar um homem limpo em favor da quadrilha de quem são cúmplices ... entendeu agora o que uma escória faz ao país? manipulação vergonhosa criminosa e cínica.

Mais notícias
Assine agora
TOPO