Adriano Machado/Crusoé

Bolsonaro promete reajuste a servidores se PEC dos Precatórios for aprovada

16.11.21 14:20

O presidente Jair Bolsonaro (foto) prometeu nesta terça-feira, 16, a concessão de um reajuste aos servidores públicos caso o Congresso aprove a PEC dos Precatórios, proposta que dribla o teto de gastos, adia a quitação de dívidas judiciais do governo e abre caminho para o pagamento do Auxílio Brasil, substituto do programa Bolsa Família.

Bolsonaro não explicou qual seria o percentual do reajuste, tampouco quanto o benefício custaria. O presidente argumentou que a concessão tornou-se necessária após a inflação “chegar aos dois dígitos” de acordo com o IBGE, o IPCA acumulado ao longo dos últimos 12 meses é de 10,67%.

“Conversei com o [ministro da Economia] Paulo Guedes, e em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles [servidores] merecem, mas é o que nós podemos dar”, disse, após participar de um evento no Bahrein.

A correção do salário, disse Bolsonaro, alcançará todo o funcionalismo. “Por causa da inflação, os servidores estão há dois anos sem reajuste. Com a questão da pandemia, isso [aumento] até se justifica, porque muita gente perdeu o emprego ou teve até seu salário reduzido. [O reajuste é para] Todos os servidores federais, sem exceção.”

Chancelada pela Câmara, a PEC dos Precatórios enfrenta resistência no Senado, onde são necessários pelo menos 49 votos para a aprovação. Com o drible ao teto de gastos, o projeto permite que o governo gaste, no ano eleitoral, mais 91,6 bilhões de reais sem a necessidade de cortar outras despesas — o que eleva o déficit nas contas públicas e o endividamento do país.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Deveriam rejeitar esse calote proposto por aquele que nada de bom faz! (muito pelo contrário, só fala besteira e atrapalha a todos)

  2. Esse presidente é mentiroso!!! Ele não está nem aí com os brasileiros!!! Vai meter a mão na grana e dar uma banana à todos!!! Aguardem!!! Isso é indecente!! STF tem que barrar isso!!!

  3. Eu sou servidor público federal e não me importo em ficar sem aumento, se isso depende de que seja aprovada uma emenda constitucional indecente, casuística e eleitoreira. O Clorô quer afagar o funcionalismo, visando à improbabilíssima reeleição.

    1. Também sou servidora pública. Por obra e graça desse presidente ( minúsculo mesmo) já estou com meu salário congelado e, em 2022, com aumento ou sem aumento, meu voto ele não terá. Ele e os parlamentares deveriam envergonhar-se de pisotearem a Constituição Federal com essa PEC DO CALOTE, isto sim.

  4. Bolsonaro quer entregar um sapato agora prometendo completar o par somente se for eleito. Sinal de seu desespero ao ver sua pretensa reeleição virar pó.

    1. Estelionato eleitoral desse demagogo.

    2. Estelionato eleitoral desse demagogo.

  5. A culpa eh do Lira, Centrao e PT, que nao apoiaram o impeachment, Bolsonaro ja mostrou faz tempo quem ele eh, populismo em estado bruto.

  6. Os servidores estão há dois anos sem aumento????? Ele é louco mesmo. Não tenho aumento desde que temer assumiu e não pagou os 5% que Dilma deu. Que cara de pau tem esse homem em falar mentiras🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤩

  7. Mas antes pilotará uma """rráli dêvis""" "como ele diz", 🤣🤣🤣, lá no "Katar"... só bobagens enquanto destrói o país!

  8. Enquanto trabalhadores da iniciativa privada tem seus salários reduzidos durante e pela pandemia , agora vem o presidente agraciar o funcionalismo público com reajuste de salários as custas do sacrifício da população com o aumento da inflação e calote das dívidas públicas

    1. Um tiro no pé desse maluco… duvideodó que o senado consolide a pretensão eleitoreira do Bozo: dar calote em dívida líquida e certa para fazer papel de sindicalista em campanha salarial…

  9. Fingindo dar os anéis alheios para tentar salvar seus próprios dedos… é muita canalhice, ruindade e cara de pau do titular no mais alto posto da república… vade retro, satanás!

    1. É o maior farsante de todos os tempos, mente descaradamente para se reeleger. Trouxas os funcionários públicos que acreditarem na atual mentira de aumento de salário. Se até a dívida pública dos precatórios ele dá o calote no que já julgado .

  10. TODOS DEVEMOS AGRADECER AO PRESIDENTE PELA INFLAÇÃO DE MAIS DE DEZ POR CENTO AO ANO. O SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL A QUE O BOLSONARO OFERTA UM REAJUSTE COM O DINHEIRO DO CALOTE VAI FICAR MUITO FELIZ. 1 OU 2 POR CENTO DE REAJUSTE?

  11. Não temos mais previbilidade de nada. Estamos reféns de um presidente reativo, q toma decisões erradas e intempestivas o tempo todo. Vamos furar o teto para pagar o Auxílio Brasil. Vamos furar o teto para pagar o Auxílio Brasil, e aumentar o salário dos servidores. Vamos furar o teto para pagar o Auxílio Brasil, aumentar o salário dos servidores, e também aumentar o fundo eleitoral. Sabe o que vai acontecer? Esse verme vai quebrar o país para tentar chegar ao 2° turno. Basta! Moro 🇧🇷

  12. tolos ignoram que os precatórios dos pobres serão totalmente pagos e trata-se de dívidas irresponsáveis de desgovernos ladrões de trinta anos . um povo que prefere a mentira finda mais uma vez desgovernado por lixo . até acostumamos haja fedor.

  13. Quem paga a conta ??? O povo está desempregado e passando fome !!! Este infâme está com os dias contados ! Que chegue logo outubro para nos livrarmos desta tranqueira.

  14. Absurdo !!!! Não tem que estourar teto de maneira nenhuma.Isso é malandragem pura !!!Existe outra maneira de pagar o Bolsa Brasil...nem sei mais o nome.Só o que sei.. ....que tem muitos brasileirinhos de barriga vazia.Quem tem fome tem pressa.

    1. Verdade! o Brasil continua crescendo . Na miséria , no desemprego, na inflação , no aumento de áreas queimadas e degradadas , no toma lá dá cá e por aí vai . Nunca cresceu tanto ... ou perdeu tanto

    2. Francisco, a inflação de 2 dígitos mostra o oposto disso.

Mais notícias
Assine agora
TOPO