Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro sobre reajustes: ‘Salvamos três categorias ou vai todo mundo sofrer?’

19.01.22 19:07

Um dia após servidores federais iniciarem o movimento de paralisações de alerta em uma reivindicação por reajustes, o presidente Jair Bolsonaro (foto) afirmou nesta quarta-feira, 19, que ainda não bateu o martelo sobre a autorização de aumentos salariais a policiais federais, policiais rodoviários federais e funcionários do Departamento Penitenciário Nacional, o Depen.

Bolsonaro prometeu os reajustes às três categorias no ano passado e, por isso, o Congresso reservou 1,7 bilhão de reais no Orçamento de 2022 para a concessão. Ele disse, porém, que, desde então, há uma “grita” de servidores de outras carreiras, o que o levou a pisar no freio. “Isso está suspenso. Estamos aguardando o desenlace das ações“, pontuou.

O presidente repetiu que não existe espaço nas contas públicas para atender todo o funcionalismo de forma isonômica. Bolsonaro sublinhou que a folha de pagamento dos servidores federais custa 300 bilhões de reais e anotou que a verba separada no Orçamento para os reajustes representa menos de 1% desse valor.

Ou seja, a gente pode aí fazer justiça com três categorias. Não vai fazer com as demais. Mas fica aquela velha pergunta: ‘Vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?’. O tempo vai dizer como a gente vai decidir. O que não quero é que a gente cometa injustiça perante o servidor público. Reconhecemos o trabalho do servidores, reconhecemos a defasagem. A inflação que terminou o ano passado em 10,(06)% foi pesada. Mas foi o preço muito alto para nós pela questão da pandemia“, buscou explicar.

Bolsonaro acrescentou que já conversa com o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, para incorporar as recomposições salariais ao Orçamento de 2023. “Não tem folga no Orçamento para o corrente ano. Conversei com o pessoal sobre o Orçamento para o ano que vem… Sei que está bastante longe ainda, mas por ocasião da feitura do mesmo, obviamente, que servidores serão contemplados com o reajuste merecido.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. bolsonaro diz que quer reajustar os salários dos servidores públicos em 2023, ou seja, votem em mim. Michel temer também deixou pra 2019 e vejam no que deu, zero até hoje.

  2. O direito não deveria ser de todos? Infelizmente o governo, coorporativista ao extremo, só está preocupado com fundão partidário e militares...

  3. BOZO COMO SEMPRE FALA O QUE NÃO DEVE E PENSA COMO UM INTEGRANTE DE OUTRO PLANETA. SERÁ QUE ERA DIFÍCIL PREVER A REAÇÃO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO? A INSONOMIA NÃO ESTÁ EXTINTA ELA EXISTE PARA PELO MENOS TENTAR NA JUSTIÇA UMA EQUIPARAÇÃO DE VENCIMENTO DE FORMA IGUALITÁRIA . QUANDO ELE FALA EM 2023, JÁ TENTAR JOGAR A BOMBA NO COLO DO PRÓXIMO PRESIDENTE, QUE EVIDENTEMENTE NÃO TERÁ SUA PARTICIPAÇÃO. FORA, BUFÃO.

  4. milhões pra justiça, nos apartamentos nos escritórios políticos nas malas nos porta-malas na cueca nas emendas no orçamento paralelo dividindo assim, não sobra mesmo

  5. "Justiça" seria acabar com os privilégios dessa turma toda! Esses foram os que menos foram prejudicados pela pandemia! Quem não estiver satisfeito que vá procurar emprego na iniciativa privada! Nada de reajustes!

  6. O Estado tá quebrado mas, para ""fundão eleitoreiro"" e outros """fundões""" (literais!) como ""orçamento roubalheira secreto"" do centrão ladrão; para cartões de crédito e viagens da familícia parasita e suas ""comitivas"" ""comedoras do erário""; para motopalhaçadas; para viagens inúteis país afora e à "Hungria" (???!!!!); para lamber as botas do assassino putin que ""lhe fez ""declarações de amor"""" e outras treslouquices irresponsáveis, tudo pago por nós, há verbas sobrando, né mesmo???!!!!

    1. Enquanto isso, para salário mínimo miserável e sem ganho real, para o 14° salário dos aposentados que seguram o BRASIL desempregado e pandêmico nos braços às custas da sua fome e de suas vidas, para saneamento básico, para o SUS, para escolas, para soluções elementares imprescindíveis para o POVO BRASILEIRO QUE FAZ O ERÁRIO ÀS CUSTAS DE SANGUE SUOR E LÁGRIMAS, faltam as verbas das quais OS PRÓPRIOS CIDADÃOS BRASILEIROS SÃO OS TITULARES!!!!

  7. O Estado tá quebrado mas, para ""fundão eleitoreiro"" e outros """fundões""" (literais!) como ""orçamento roubalheira secreto"" do centrão ladrão; para cartões de crédito e viagens da familícia parasita e suas ""comitivas"" ""comedoras do erário""; para motopalhaçadas; para viagens inúteis país afora e à "Hungria" (???!!!!); para lamber as botas do assassino putin que ""lhe fez ""declarações de amor"""" e outras treslouquices irresponsáveis, tudo pago por nós, há verbas sobrando, né mesmo???!!!!

    1. Enquanto isso, para salário mínimo sem ganho real, para os aposentados que seguram o BRASIL desempregado nos braços às custas da sua fome e de suas vidas, para saneamento básico, para o SUS, para escolas, para soluções elementares imprescindíveis para o POVO BRASILEIRO QUE FAZ O ERÁRIO ÀS CUSTAS DE SANGUE SUOR E LÁGRIMAS, faltam as verbas das quais OS PRÓPRIOS CIDADÃOS BRASILEIROS SÃO OS TITULARES!!!!

  8. O interesse em manipular os recursos públicos pelo Jair tem como finalidade exclusiva a reeleição e não “fazer justiça” para com os servidores em geral, por isso selecionou os profissionais da polícia de quem ele espera a retribuição nas urnas. A iniciativa tornou-se um “tiro no pé” em relação às demais categorias, nas quais ele perderá apoio. Armou e se deu mal. O resto é discurso demagógico. Taoquei?

  9. O Estado está quebrado mas, p/ ""fundão eleitoreiro"" e outros"""fundões""" políticos como ""orçamento roubalheira secreto"" do centrão ladrão, p/ cartões de crédito e viagens inúteis p/ a "Hungria" (?!!!!), p/ lamber botas do assassino putin q lhe fez ""declarações de amor"" e outras treslouquices irresponsáveis há verba sobrando, Ñ é mesmo???!!! Enquanto isso, p/ salário mínimo s/ ganho real, p/ aposentados q seguram o BRASIL desempregado nos braços às custas da fome e de suas vidas, faltam!!!

  10. P.R. mostra sensibilidade aos problrmas de todo o funcinalismo mas acerta ao só dar aumento aos policiais pois estes correm risco de vida todos os dias ao defenderem os Brasileiros honestos

    1. E o pessoal da saúde, que está se arriscando, trabalhando em péssimas condições, com falta de funcionários e no meio de uma pandemia, os professores que tiveram que se adaptar para ensinar a distância

    2. isso todos os meses de sao paulo a Porto Alegre com ou sem pandemia, a mais de 10 anos nunca fui parado por um policial federal, só os vejo nos postos almoçando, mostrando as armas para os curiosos. amos trabalhar mais gente.

    3. Todo funcionalismo como td a população. O auxiliar emergencial salvou a vida de muitos brasileiros.

    4. Imbecil, quem corre maior risco de vida, o PF ou o policial civil ou militar? Quem correr maior risco de vida em 1 ano, os policiais no geral, ou aqueles que não conseguem fazer às refeições que precisam? Vc acertou numa coisa, Bolsonaro mostra sensibilidade com a elite do Brasil, nunca mostrou mesma sensibilidade, com os miseráveis da nossa nação. Afinal, o Estado protege o Estado. O contribuinte da iniciativa, que se dane. Moro Presidente 🇧🇷

  11. 1- Vivemos a algum tempo no Brasil, tendo este processo sido acelerado nos governos petistas, o NEOSOCIALISMO (apontado pelo colega Max). O Estado foi sequestrado pela corrupção, que impera nos 3 Poderes, e nos privilégios do funcionalismo público, pois esses, sejam magistrados, policiais, procuradores, tem que agir na blindagem desse Mecanismo. Aécio, Dilma e Temer estavam todos do mesmo lado, tanto que se acertaram. Lula e Bolsonaro, a mesma coisa.

    1. O Bozó fará visita à Hungria, hoje entregue à ultradireita. Já está preparando o terreno para pedir asilo, porque se aqui permanecer, vai ver o sol nascer quadrado !!! E como dizia Chico: “…e esse dia há de vir antes do que você pensa”.

    2. O Bozo é corrupto e genocida. Há mais de 600 mil evidências demonstrando isso. Ele saíra do planalto para a cadeia. De preferência na mesma prisão que o Lularápio.

    3. O PR acabou de falar na JP exatamente isso que vc o acusa. Qto a ajuda aos mais necessitados quem foi contra o Auxilio Brasil foi o MARRECO. dá um Google pra ver a reportagem. kkkkk

    4. 2- Alguém ouve o Bolsonaro falar que o Lula é corrupto, e que a Lava Jato foi a melhor coisa que teve no Brasil? A democracia acabou faz tempo no Brasil. Com raras exceções, não importa votar em A ou B. É só ver o poder dos caciques dos partidos. O Estado não trabalha para o contribuinte. O contribuinte se tornou escravo do Estado. A única chance de melhorar a nossa situação, é elegendo o Moro. Moro  Presidente 🇧🇷

  12. Meu último cargo como funcionário foi Gerente Regional de Vendas. Tinha somado salário fixo e variável, uma renda média abaixo de 10 000,00. Os cargos acima, de diretores, não chegavam a 25 000,00. Mesmo sendo isso em 2011, ñ ocorreu mudança, pois diminuíram às ofertas, e com isso, os profissionais estão ganhando basicamente os mesmos valores. Como explicar para alguém da iniciativa privada, um procurador chegar a ganhar quase 1/2 milhão? Moro 🇧🇷

  13. Blá-blá-blá !!!E não é verdade que a questão depende de decisão de Paulo Guedes cada vez mais esvaziado de suas funções . Aprontou uma esparrela e como sempre não aguenta o tranco que põe no colo dos outros . Felizmente não engana mais ninguém ! N

    1. Esse Rildo só fala m e r d a. Vai caçar sua turminha pra contar suas fábulas pois aqui é lugar de gente que pensa, sendo assim meu querido, tá perdendo seu tempo.

    2. Os números fechados de 2021? Quais números? Terceira maior inflação do mundo? Maior fuga de investimentos estrangeiros? Maior desvalorização da moeda? Pior imagem internacional? Maior número de mortes causado propositalmente pelo governo! Maior taxa de desmatamento nos últimos 10 anos? Bozistas são criminosos!

    3. JÁ viu os números fechados de 2021??? veja! Mata qquer oposição de inveja kkkkk.... melhor é comparar Inglaterra com a Somália kkk coisa de marreco mesmo. sem noção!

  14. A greve geral será uma realidade no próximo mês. Todos precisam de reajustes salariais, periodicamente. Está na Constituição esta determinação.

  15. O Estado serve ao ESTADO, ao povo sobras as migalhas A máquina pública consome quase toda a arrecadação do Estado, o que sobra são migalhas para o povo. COMO DIZIA O SAUDOSO R.BOECHAT, o estado é o nosso maior inimigo. Abaixo o Estado Brasileiro! Salve os Libertários.

  16. O setor público no Brasil foi apropriado por castas de privilegiados que produzem um péssimo serviço público e ganham fortunas. Se mandar metade pra rua é capaz de funcionar melhor o governo tem gente demais e ineficiencia de sobra. Um ou outro setor funciona um pouco melhor mas a maioria é deficitário. Bolsonaro que fazer média visando sua reeleição mas criou uma sinuca de bico pra si próprio porque é um zero a esquerda em gestão. Agora se vire pra sair do enrosco que se meteu.

    1. Rildo é seu papo furado de bozista. Pelo jeito Rildo e apenas o novo apelido do Nyco Penyco! Ryldo Nyco Penyco!

    2. Já haviam declarado que esse ano por causa das eleições fariam greves. Claro, pra prejudicar o GF. Mas quem é Bolsonaro já conhece essa malandragem.

  17. A Constituição Federal prevê que, no mínimo, o governo reponha as perdas salariais do funcionalismo. Com a pandemia e o "fique em casa", auxilios emergenciais, orçamentos secretos, dinheiro nas nadegas, aumento do fundo eleitoral em quase 100%, a inflação veio à toda. Os salários (e penduricalhos) no Judiciário e no Legislativo permitem ganhos ACIMA do teto Constitucional. Os Poderes são iguais? Porque não reduz os altos salários? Equaliza esse negócio. Usa o setor privado como parâmetro.

    1. Está lá no Congresso pra votar a reforma administrativa a mais de um ano. Os deputados não votam pra não perderem votos. Votem melhor em deputado e senador na próxima eleições.

  18. Bozo continua Bozo. Ele que fomentou a crise e agora diz que ainda está pensando. Deveria ter dito desde o início que devido a crise financeira (criada por ele), não seria possível dar aumento. Desta forma, ninguém reclamaria. É por esta e outras que o Brasil está assim, com uma fuga monumental de investimento e cérebros! Bozistas são delinquentes!

    1. O Nosso fala sem pensar e depois não assume o problema criado por ele mesmo, será que ele vai pedir para o Temer fazer outra cartinha. presidente ridículo

    2. Rildo beócio. Ele não inventou a pandemia, mas ajudou a espalhar o vírus. Volta para o teu bueiro que você é apenas um muar bozista de última categoria.

    3. Idiota, foi ele que inventou a pandemia? Ele tbm é culpado pelas crises geradas pela pandemia no mundo inteiro??? NÃO gosta do cara não vota, mas inventar fake é desonesto.

  19. E nós simples mortais que labutam diariamente no setor privado!? Como que fica!? Será que tive a oportunidade de ficar em casa, e receber meu salário (que nem tenho!) em dia sem qualquer problema? Não vou falar o que penso disso tudo, pois posso ser processado! Vai a...

    1. Cassio a maioria dos brasileiros está como você ou pior vendo o país desmoronar sem poder fazer nada as Forças Armadas instituição que o povo ainda acredita fica observando sem tomar atitude

Mais notícias
Assine agora
TOPO