Divulgação/Polícia Federal

Brasil cai para 96º em ranking de corrupção; entidade fala em ‘graves interferências’ na PF e PGR

25.01.22 07:16

O Brasil caiu duas posições no Índice de Percepção de Corrupção, IPC, divulgado pela Transparência Internacional nesta terça, 25. O país agora está no 96º lugar, em um total de 180 países.

As primeiras posições do ranking são ocupadas por países onde a população relata pouca corrupção, como Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia. Nos últimos estão Venezuela, Somália, Síria e Sudão do Sul.

O relatório descreve um ano em que os brasileiros e o mundo assistiram a diversas investidas antidemocráticas por parte do presidente Jair Bolsonaro, além de graves interferências em instituições essenciais para o enfrentamento da grande corrupção, como a Polícia Federal (foto) e a Procuradoria-Geral da República. A CPI da Covid 19 documentou extensamente os indícios de corrupção e outros crimes atribuídos a agentes do estado, entre eles o próprio presidente da República. Apesar das gravíssimas consequências humanitárias desses crimes, há grande risco de não se alcançarem as devidas responsabilizações, graças à impunidade sistêmica de réus de colarinho branco no Brasil agravada pelo processo de captura do estado pelo atual governo“, diz a nota da entidade.

A Transparência Internacional Brasil ainda alerta para a gravidade do esquema entre governo federal e Congresso Nacional que ficou conhecido como orçamento secreto através do qual emendas parlamentares sem transparência e controles regulares são moeda de troca por apoio político e de decisões judiciais que levaram a anulações de sentenças que já tinham sido julgadas por instâncias avançadas da Justiça, provocando insegurança jurídica e percepção de impunidade em casos de grande corrupção com graves consequências sobre os direitos humanos“, afirma o texto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Taí o resultado conquistados pelo Bolsonaro! Grande palerma. Tá certo que Lula lá também deu muitos motivos para chegarmos a essa vergonhosa posição no IPC. No entanto continuamos a ver extremistas radicais querendo nos convencer que seus 'mitos" são enviados divinos para governar o Brasil. Que vergonha. Nas próximas eleições vamos escolher alguém que pode colocar nos eixos este país! MORO 2022

  2. Jamil Chade, jornalista do UOL com página no portal do PT (https://pt.org.br/tag/jamil-chade/), colabora para a Transparência Internacional, o que torna essa organização suspeita, jamais ele informaria as falcatruas de Lula, certamente omitindo e distorcendo dados. O Brasil deve ter caído muto mais posições...

    1. Penso eu que seu comentário não procede, Pedro. Veja que o próprio texto cita as anulações das sentenças judiciais de instâncias superiores. Uma parte bem expressiva dessas anulações são de gente da esquerda, incluindo aí o PT. O próprio Lula foi um beneficiado.

    2. Uma coisa não justifica a outra, quem está na vitrine são esses bandos de milicianos do clã Bolsonaro e seus amigos políticos do Centrão e alguns outros membros do STJ… quer mais? Lula já sabemos de tudo continua sendo o Corrupto Mor.

  3. O Bananão conseguiu a proeza de afundar um pouco mais e ficar junto da metade inferior da massa de países corruptos. Com certeza o prêmio ignobel será nosso...

  4. Temos que agradecer, primeiramente , ao Senadores que escolheram pessoas inadequadas para cargos que combateriam os ladrões em tese : STF e oPGR. ES m seguida a incompetência dos excias membros do Centrão, o partido que concentra ladrões já implicados com a justiça, mas liberados pelos cortes superiores. E finalmente, agradecimentos a nós, sociedade passiva que está assistindo tudo isso, da poltrona com pipoca. Moro22, e não tem outra alternativa

  5. O PAÍS QUE TEM EM SUA SUPREMA CORTE MINISTROS QUE ATUAM A FAVOR DE CORRUPTOS, CONCIENTES QUE A CORRUPÇÃO MATA MILHARES DE BRASILEIROS POR ANO, LOGO É UM ASSASSINATO EM MASSA, SÃO TÃO RESPONSÁVEIS PELO CAOS SANITÁRIO, PELO CAOS FISCAL E PELA MISERABILIDADE DA POPULAÇÃO QUANTOS OS NOSSOS POLÍTICOS CORRUPTOS. POIS SE HOUVESSE UM PODER JUDICIÁRIO COMPOSTOS POR VERDADEIROS JURISTAS, OS CORRUPTOS ESTARIAM EM PRISÃO DE SEGURANÇA MÁXIMA.POIS SÃO NOCIVOS A SOCIEDADE.

  6. RESPONSAVEL POR TUDO SÃO OS VAGABUNDOS DO STF! E ponto! bolso.22 3 anos sem corrupção! ponto! luladrao o idolo de voces! porqueiras!

    1. acorda homem. você está dormindo e não vê a corrupção rolando solta.

  7. Quanto aos nossos políticos, tanto faz sermos o primeiro ou o último nesse famigerado ranking. vergonha mesmo é o nosso Sistema de Justiça que é um dos grandes culpados por estarmos passando essa vergonha Mundial. Bom mesmo deve estar para os bandidos que tem um Supremo a seu favor.

  8. O governo desse idiota é uma bagunça!!! Assim como a vida dele!!! Nada funciona!!! Na PGR tem um puxa saco que finge nada ver Centrão está aproveitando pra roubar tudo o que pode!!! O Brasil está à deriva, essa é a verdade!!!

  9. O foro privilegiado é uma prerrogativa constitucional de muitas autoridades do Estado brasileiro, mas, na verdade, é a origem da impunidade criminal. Quando ele será extinto?

  10. O PGR foi docemente reconduzido com o apoio de todos os enrolados, de Bolsonaro a Lula, passando por Lira, Renan, Aecio, Ciro Nogueira, entre tantos outros. Já Alexandre de Moraes sentou em cima da escancarada interferência na PF. Está sentado desde o dia 22/04/2020. Os 3 poderes tem compromisso em combater a justiça.

  11. Estamos nessa posição graças ao STF que optou por proteger corruptos e perseguir juizes, procuradores e agentes públicos que tentaram combater esse grave problema do Brasil. Parabéns STF vocês conseguiram.

  12. Vejamos o que dizem suas excelências" do stf, principal responsável por esse estado de coisas, onde provas de ladrões valem contra gente honesta, dentre outras inúmeras coisas. O viajandão que mora em portugal e faz bico no stf, gilmar mendes e sua troupe, devem estar orgulhosos do feito. Penso que nova bacalhoada em portugal deverá marcar ocasião. Até quando????.....

    1. Pais sem esperança, a extrema direita unida aos que se dizem de esquerda.... votam igualzinho para manter o foro privilegiado, para acabar com a prisão em segunda instancia, para mais que dobrar o recurso do Fundão...Bandidos ...com camisas diferentes, se juntam a bandidos da " justica" , para auto proteção e manutenção do centrão no poder.....

Mais notícias
Assine agora
TOPO