Foto: ReproduçãoJanones ao lado de Lula: "Não esqueçam do Facebook"

BTG/FSB: votos de Janones migram para Lula

15.08.22 09:47

O crescimento de Lula, verificado na pesquisa FSB/BTG, é resultado da desistência de André Janones, que passou a integrar a campanha do petista. O deputado federal tinha até então 2% das intenções de voto. Também teriam migrado de posição “alguns eleitores indecisos ou que falavam em anular seus votos”, diz o relatório da pesquisa.

Como mostramos há pouco, o ex-presidente cresceu 4 pontos percentuais na última semana e voltou ao patamar de 45%, enquanto Jair Bolsonaro ficou estacionado nos 34%. “Com isso, a diferença entre os dois, hoje, está em 11 pontos percentuais. Na simulação de 2º turno, Lula foi a 53%, enquanto Bolsonaro oscilou de 39% para 38%.”

Segundo a FSB, a pesquisa indica que, em princípio, o efeito positivo da redução no preços dos combustíveis se realizou: “O percentual dos que perceberam a baixa do valor nas bombas ficou estável em quase 2/3 do eleitorado (64%). E também não cresceu a fatia do eleitorado que enxerga no governo federal a paternidade da redução.”

E apesar da melhora do quadro inflacionário, apenas 21% dos entrevistados manifestaram melhora em sua situação financeira nos últimos 30 dias. Outros 44% disseram que permaneceu igual e 34% afirmaram que ela piorou. “Ou seja, uma fatia importante do eleitorado ainda não sentiu efeitos positivos no próprio bolso.”

“A avaliação do governo Bolsonaro interrompeu sua trajetória de melhora e estabilizou-se em 33% de ótimo/bom, 21% de regular e 44% de ruim/péssimo. A taxa de aprovação do jeito de governar do presidente também não voltou a melhorar.”

Marcelo Tokarski, sócio-diretor do Instituto FSB Pesquisa, avalia que para voltar a crescer na corrida eleitoral, Bolsonaro “precisará convencer os 21% que consideram sua gestão regular”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como se chegou aa essa conclusão? Esse fenômeno de transferencia de votos no que se refere aa presidência (e no turno 2) só ocorreu com Leonel Brizola que transferiu milhões de votos (quase o total recebido) dados a ele no turno 1(foi o terceiro) por apoiar Lula, que embora isto, perdeu para Color em 1989. Foi maciça a demonstração de liderança de Brizola no RJ e no RS. Janones, só pode transferir votos fantasmas para arranjo de pesquisa. Em favor do apoiador da pesquisa, a meu ver.

    1. Viiiiiixe Davidson vá ver o TSE te censurou ... affe.

  2. Pronto com este ridículo Janones apoiando a quadrilha a coisa fica na casa do sem jeito ... tremei ignaro canelau a Venezuela é o nosso destino e se muita sorte tivermos quem sabe uma Argentina piorada ... esta foi D + KKKKKKK.

  3. Me engane que eu gosto. É a matemática do engano daqueles que pensam que o fato de ter o apoio de alguém que tem 2% de votos os transfere automàticamente ao apoiar um candidato. É o voto de cabresto, de repente os eleitores deste candidato a deputado são todos uns idiotas, uns marias vai com as outras! Como pensam que enganam à todos assim? Se assim pensam, são uns autênticos idiotas.

  4. Não é confiável pesquisa do tipo ora apresentada, eu confio mesmo é no candidato que tem acesso ao povo na rua, enche praças e avenidas em qualquer lugar que chega no Brasil e até fora do Brasil, como é o caso do nosso presidente Bolsonaro. O resto é balela, mentira e safadesa.

Mais notícias
Assine agora
TOPO