Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Câmara aprova em 2º turno PEC que dribla teto de gastos

09.11.21 22:19

Com um placar ligeiramente mais elástico do que o da semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 9, em segundo turno, o texto-base da PEC dos Precatórios, que dribla o teto de gastos e viabiliza a implantação do Auxílio Brasil, a versão bolsonarista do Bolsa Família prometida pelo presidente Jair Bolsonaro para o ano eleitoral.

Após uma intensa articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira, o governo conseguiu 323 votos a favor e 172 contra a PEC, que também adia o pagamento de precatórios — dívidas da União já sentenciadas pela Justiça — para abrir espaço no Orçamento para pagar o auxílio de 400 reais para cerca de 20 milhões de brasileiros.

Na semana passada, o texto passou com o apoio de 312 deputados, quatro a mais que o mínimo necessário para aprovar uma PEC. Agora, os deputados analisam os destaques, que podem impor modificações ao texto-base. Depois, o projeto segue para votação no Senado.

Para conseguir aprovar a PEC, o presidente da Câmara condicionou a liberação de emendas parlamentares ao apoio à proposta em plenário, ameaçou cortar o ponto dos deputados que faltassem à sessão e até mudou o regimento interno para permitir que parlamentares que estivessem fora de Brasília pudessem votar remotamente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só na chantagem. Condicionador a pec de auxílio social a verbal eleitoral. O preço já foi dado. Uma maravilha! Será que alguém me empresta um drone?

  2. Vai encher os bolsos dos bandidos...vergonha! Vergonha e revolta! Vocês são pequenos roedores...políticos que nos envergonham..bandidos

  3. O refrão de Lula ( sobre o Congresso na Constituinte 88), segue firme e pro bozolulas: " São mais de 300 picaretas"

  4. os cúmplices da ladroagem estão loucos porque tutelada ou não a Câmara se volta aos pobres que iniciam 2022 sem fome que era seu sonho de cúmplices e sequazes para fermentar sua guerra suja criminosa .. repito que a guerra recrudescerá e o plano do criminoso ZéDirceu publicamente divulgado sabe que não tomam o poder nas urnas mesmo fraudáveis agora sob vigilância cerrada .. a quadrilha vai atentar mais contra os poderes institucionais e 2022 pode não acabar bem . quem sobreviver chorará.

  5. Parece ser simples, mas não é, decidir quem pagará a conta de dar sobrevivência a milhões de desalentados, em tempos de COVID. Se o Estado fosse honesto, não manteria a tática protelatória quando perde causas.O mercado compra um precatório por 8 a 10 vezes menor que a dívida do Estado.Esta é a razão de bancos e AGIOTAS, comprarem precatórios.Esta é a razão de tirar a ajuda necessária ao Povo, de alguém que fará lucro,pela incompetência e malandragem jurídica do Estado.A conta é da Nação,sempre.

  6. Sem comentários, ou melhor temos exatos 323 canalhas que trabalham duro para jogar o País no lixo. Temos urgentemente que exorcizar este legislativo para o bem de todos os brasileiros.

  7. Nyco tu deve tá roubando muito , vagabundo , contente e pedindo para quem está pagando gasolina a 8 , inflação real a 20% , Dólar real a 6,0 , Tratoraço, lulaladrao líder, teu dono no PL, os 400,00 dos pobres ja eram?? E tu pede pede para os Brasileiros que vão embora vagabundo???Vagabundo e Ladrao e tu seu direita de bosta , deve está mamando nas tetas do estado , Flávio rachadinha agora na condição igual ao lulaladrao, tu vai dizer o que seu merda??? Vocês são tudo Ladrao e safado e bandido!!

  8. Não pactuo com a ideologia do PT e não sou seu seguidor. Mas foi digno de mérito a conduta de seus deputados: não é não, válido para todos. Já o PSDB amancebou-se, foi seduzido pela corrupção.

  9. Por isto que o Brasil é um país do Quase , sempre nunca chega a lugar nenhum, devida a ladroagem e vagabundagem da política e judiciário deste país vagabundo, que consegue um miliciano e um molusco presidiário ter seguidores que são nada mais de que uma cambada de ladroes e brandidos enrustidos como empresários , sonegadores, grileiros , madeireiros e pensionistas mamadores etc…..

    1. Não tá contente, pede pra sair seu vagabundo esquerdopata dos infernos.

  10. Pois é. Lembra-se do "FMI"? Estamos condenados novamente a nos tornarmos escravos dele. Quem poderia imaginar isso em seus piores pesadelos???!!!....

    1. infelizmente boa parte do nosso povo pertence ao grupo e gosta de levar vantagem em tudo e por isso o País é todo desigual. Com este congresso nunca seremos um País igualitário.

    2. Esses deputados são bandidos impunes.... A culpa é do povo ignorante que age como quadrúpede, a culpa é do STF , cuja maioria é PARCIAL e parceiros deste congresso vergonhoso. Porque foi arquivado o processo contra Arthur Lira exatamente no segundo dia após sua posse na presidência da camara?

    3. Cláudio Humberto comentou em sua coluna que 70% dos precatórios são dos grandes bancos. Além disso, os valores até 600.000 serão todos pagos e acho bem estranho a Justiça ter imposto 90 bilhões em precatórios para o governo pagar de uma vez, parece até que queria arrebentar com a economia de vez. Ademais parcelar a dívida, é o que se faz quando ela está gigantesca.

Mais notícias
Assine agora
TOPO