Adriano Machado/Crusoé

Candidatura de Damares virou um problema para o Republicanos em Brasília

09.04.22 18:02

Uma das principais apostas eleitorais do presidente Jair Bolsonaro, a candidatura da ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves (foto) se transformou numa dor de cabeça para o Republicanos, partido ao qual ela se filiou. Na sexta-feira, 1º, último dia do prazo de filiação, Damares transferiu seu título de eleitor para o Distrito Federal, onde a legenda já estava com acordos políticos costurados. Diante do imbróglio, nesta segunda, 11, o diretório regional da sigla vai se reunir para decidir o que fazer. As duas opções à mesa até agora, a candidatura de Damares ao Senado ou à Câmara dos Deputados, não são consenso.

O Republicanos apoia o projeto de reeleição do governador Ibaneis Rocha, do MDB. A questão é que o grupo do emedebista já tem um nome consolidado para o Senado e que, em tese, também contaria com apoio de Jair Bolsonaro: o da ex-ministra da Secretaria Governo Flávia Arruda, do PL. A deputada federal já está com a campanha na rua e é o nome preferido da coalizão de Ibaneis.

No Distrito Federal, o Republicanos trabalhava inicialmente com possibilidade de ficar com a vaga de primeiro suplente na chapa de Flávia Arruda ao Senado, mas a indicação deve caber ao Progressistas. O mais cotado é Fernando Marques, da farmacêutica União Química. Milionário, o empresário foi um dos maiores doadores de campanhas do Brasil em 2018, com repasses de quase 10 milhões de reais. O grupo de Ibaneis não quer abrir mão de um aliado desse naipe.

Com a chapa de Flávia Arruda ao Senado praticamente consolidada, restaria então a Damares Alves uma vaga de candidata à Câmara dos Deputados. Mas o diretório regional do Republicanos também resiste a essa opção. A lista de candidatos da sigla para a Câmara dos Deputados vinha sendo minuciosamente costurada havia meses e a entrada de Damares tiraria do páreo lideranças com mais rodagem no partido.

Além do deputado federal Júlio César, pastor da Universal e principal aposta da legenda, há outros nomes que sonham com uma cadeira na Câmara, como Gilvan Máximo, que foi secretário de Ibaneis Rocha. “Os nossos candidatos a federal avaliam que ela tiraria muitos votos”, reconhece Wanderley Tavares, presidente do Republicanos no DF.

A reunião desta segunda deverá contar com a presença dos ministros filiados ao partido, como Cristiane Britto, sucessora de Damares na pasta da Mulher e da Família, e Ronaldo Bento, que assumiu o Ministério da Cidadania. A própria Damares também deve comparecer.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO